Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido W1643C, W1943C, W1943S - Apw 7142 Superaquecendo

Avalie este tópico:

Téo Verneck

Posts em destaque

Estou com uma placa de video exatamente do modelo w1943c, o ci apw7142 esta torrado, tem um queimado próximo ao pino 2, a unica coisa q sei sobre esse monitor é q quando vi já estava usando uma fonte genérica 12/24v então a minha duvida a principio era se uma descarga queimou a fonte original e torrou o ci... ou se já com a fonte genérica alguém colocou a chave seletora em 24v por exemplo e isso q tenha torrado o ci.

Tenho sucatas de notebooks, alguém sabe de algum modelo q tenha esse ci? ou outra sucata q não seja as de monitores( essas eu já vou dar uma procurada)

Em que sucatas eu consigo achar um regulador 7805?( fonte atx teria esse regulador) ? e como faço a ligação desse regulador na placa para ver se o monitor liga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o amigo não tem em seu estoque um 7805, sugiro usar uma fonte de bancada ajustada em 5V.

Remova o IC303 (apw7142) da placa e ligue o positivo da fonte na bobina L304 e o negativo em um ponto terra da placa.

Veja bem, esse regulador 7805 em principio eh pra ter em qualquer lojinha de eletronica custando em torno de R$1,50

Não use em hipose nenhuma esse regulador como solução definitiva, pois como o colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
disse "se deixar ele frita".

Use o original, pois ele custa entre R$5,00 a R$10,00

• Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário

colegas ainda sou ´´barriga verde´´ em eletrônica, o regulador lm7805 eu devo ter nas sucatas aqui, vou dar uma olhada amanha, gostaria de saber como faço a ligação do lm 7805 pra testar se não há mais nada defeituoso na placa de monitor. No caso vc esta falando de uma fonte de bancada mesmo tipo minipa? qual o voltagem q teria q sr usada nos 5 volts para ligar a bobina a um terra? Poderia ser utilizada o fio +5vsb de uma fonte atx? esse fio +5vsb marca uma amperagem de 2 a 2,5 amperes.

Link para o comentário

O

tem uma capacidade de saida para até 3A, sinceramente não sei quanto ao restante do circuito da placa consome pois esses dados não aparecem na .

Uma fonte do tipo Minipa com uma capacidade de 3A e ajustada em 5V seria suficiente.

Numa fonte PC-ATX, já teria que ser ligado na saida de +5V (fios vermelhos).

Já que tem pouca experiencia em eletronica, seja cuidadoso para não danificar o resto do aparelho e por tudo a perder.

• Joinha 2
Link para o comentário

Esse regulador  apw7142  ligado ao restantes dos componentes de polarização se torna uma ferinha .

Um dia tentei mudar o circuito pra usar outro tipo de componente e não teve jeito , só usando o original mesmo.(não tinha outro em mãos,pois moro no interior de Minas).

rs.

Quem quizer testar com o 7805 funciona (só pra testar) , deixe no máximo 20 segundos.

Bom final de semana a todos.

Link para o comentário

e ai galera blz? agora a pouco eu fiz como o colega Willian falou, liguei o fio positivo a um lider da bobina e o negativo eu aterrei na carcaça metálica q envolve a placa, então liguei na fonte atx na alimentação de 5vsb, que fornece uma corrente de 2,25 A , então quando aperta o power do monitor ele acende o led vermelho e depois de mais ou menos 2 segundos ele apaga, então apertando o botão novamente ele liga e fica mais 2 segundos ligado, a minha duvida é... o led desliga pq a corrente esta baixa? seria uma proteção da placa pra não danificar os outros componente?( se houver outros comp em curto), teria q ter ligado o positivo no outro lider da bobina?  ou era só para o led ligar assim mesmo? quanto a usar a linha de +5v da fonte atx, ele fornece uma corrente de até 14 A, se eu ligar o monitor nessa linha a amperagem a mais torraria o circuito ou o circuito só usaria a amperagem necessária? sei q voltagem a mais é problema, mas gostaria de saber se amperagem a mais também seria ou o circuito só consumiria a amperagem necessaria

• Joinha 1
Link para o comentário

O circuito do aparelho so vai consumir a corrente necessaria pra funcionar, a não seja que haja algum curto em algum componente desse circuito.

Ou seja, se meu circuito consome apenas 2A, não tem problema usar uma fonte que fornece até 40A.

Quanto a ligar antes ou depois da bobina não tem diferença já que a sua fonte já eh filtrada e estabilizada nos +5V

O amigo sabe como usar o multimetro na escala de Amperagem ?  Se souber, meça o consumo quando alimentado pela fonte de +5VSB pra ver o motivo do desligamento.

• Joinha 1
Link para o comentário

ta ai outra coisa q tenho duvidas... como usar e conseguir uma leitura certa de amperagem nos circuitos, eu uso um multimetro basicão o DT-830B nele tem escrito q mede até 10 amperes, e q pra medir a amperagem o aparelho não dispoe de fusivel, e que o teste de amperagem deve ser feito por no maximo 10 segundos a cada 15min, pra medir a amperagem da linha 5vsb eu medi por menos de 2 segundos e com a fonte sem carga, outra coisa é q o fio das pontas de prova desse aparelho chegam a fritar quando medida a corrente por mais tempo.

Qual o aparelho bom para medir a amperagem? ou tem algum esquema de circuito para montar um amperimetro?

vou ligar o monitor na linha de +5v e volto a postar!

Link para o comentário

ta ai outra coisa q tenho duvidas... como usar e conseguir uma leitura certa de amperagem nos circuitos, ............, pra medir a amperagem da linha 5vsb eu medi por menos de 2 segundos e com a fonte sem carga, outra coisa é q o fio das pontas de prova desse aparelho chegam a fritar quando medida a corrente por mais tempo.

Tai, tudo indica que o amigo ainda não sabe medir corrente.

Corrente se mede com as pontas em serie com a carga (CIRCUITO) e não em paralelo como parece que foi o caso nas suas explicações.

MEDIDA_DE_CORRENTE.jpg.cab7b3fe11973466867c8041a8d8427b.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário

Foi exatamente como vc pensou, estava medindo a amperagem em paralelo 9_9

fiz o teste, liguei o monitor na linha de +5v e o led pisca intermitente na cor vermelha, acredito q esteja em standy by, ele não ligou a tela pra dar a mensagem de sem sinal de cabo vga, então liguei o cabo vga achando q poderia ser falta de sinal, mas continuou o led piscando, medi a corrente em serie e fica oscilando entre 0.10  0.13  0.15  0.17  0.18  0.20  0.23 acredito q a máxima seria 230mA, esse teste era só pra ver se o circuito ligava e não desarmaria( pra verificar se há algum curto no circuito? ou tinha q acender a tela e tudo mais? ( funcionamento normal)

Tenho um conhecido q trabalha com eletrônica, de tanto levar aparelhos pra ele consertar e ficar perguntado ele, aprendi algumas coisas, em caso de duvida ou pra fazer algo q eu não consiga, como retirar um smd com ferro de solda e outras coisas q exigem prática, levo pra ele.

Link para o comentário

A corrente esta relativamente baixa e se o LED do Power fica piscando, deve ter mais defeito nessa placa !

Troque o cabo de entrada de sinal e veja se as soldas no conector SVGA não tem alguma solda trincada.

Pense na possibilidade de fazer a troca da placa inteira se o restante do aparelho estiver bom.

Link para o comentário

Como foi dito pelo colega

no inicio, se colocasse uma fonte de +5V no lugar do APW7142 e o aparelho funcionasse ai sim era so trocar o APW7142 e correr pro abraço.

Como você colocou uma fonte de +5V e não apareceu imagem (Não ligou normal), eh porque tem mais problemas nessa placa  :'(

Se o cliente for trocar a placa, deixe o topico aberto até a conclusão do serviço.  Mas se o cliente acha que não compensa fazer o serviço, edite o primeiro topico e mude o Prefixo para Devolvido.

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Obrigado pela ajuda pessoal,comprei o monitor do cliente para tentar consertar, consegui o ci apw, coloquei na placa mas o monitor ficava só ligando e desligando rapidamente, como se desse um flash na tela e depois apagava, vi no you tube q o problema poderia estar relacionado as lampadas da tela, então desmontei o lcd, na hora de montar vi que as luzes agora ficam armadas sem dar flash mas não sei se montei a tela errada ou se danificou alguma coisa na placa da tela, pois agora o monitor liga e não da imagem, alem do mais montando a tela com bastante cuidado, mesmo assim em um dos cantos da tela deu uma pequena mancha. conclusão, vou deixar o monitor para se um dia aparecer outro do mesmo modelo ou compativel passar peças de um pra outro.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Tive o mesmo problema, monitor ligado em voltagem maior e parou de funcionar.

1) Coloquei o CI 78L05 no lugar .

Resultado: Não deu sinal nenhum.

2) Fiz o teste de retirar o CI APW7142 e ligar o positivo na bobina e o negativo no terra da placa com uma fonte de 5v 2A.

Resultado: o monitor ligou mas as lâmpadas não acenderam. Consigo ver que a imagem apareceu no LCD.

Será que só comprando e trocando o APW7142 já volta a funcionar? A parte do inversor e lâmpadas é acionada através desse CI?

• Joinha 1
Link para o comentário

2) Fiz o teste de retirar o CI APW7142 e ligar o positivo na bobina e o negativo no terra da placa com uma fonte de 5v 2A.

Resultado: o monitor ligou mas as lâmpadas não acenderam. Consigo ver que a imagem apareceu no LCD.

Será que só comprando e trocando o APW7142 já volta a funcionar? A parte do inversor e lâmpadas é acionada através desse CI?

Bem complicado responder sem saber o aparelho em questão !

Mas se forem os aparelhos acima citados (W1643C, W1943C, W1943S), esse ic tambem aciona o inversor que alimenta as lampadas.

• Joinha 1
Link para o comentário

Mas se forem os aparelhos acima citados (W1643C, W1943C, W1943S), esse ic tambem aciona o inversor que alimenta as lampadas.

Sim, é o W1643C!!! Era para acender as lâmpadas sem o CI presente?

• Joinha 1
Link para o comentário

Caro

,  sem o circuito integrado IC303 nada funciona inclusive as lampadas, pois a informação para as lampadas acenderem INVON (LAMP_ON/OFF) sai do microcontrolador que depende da fonte de 3.3V e ela sai da fonte de +5V (APW7142).

Embora o Inversor das lampadas esteja alimentado com os 12V, sem o comando LAMP_ON/OFF elas não acenderão !

W1643C_-_IC303_APW7142.jpg.f1236db5a261b9d24dfe718d392d1bd2.jpg

W1643C_-_U201_INVON.jpg.6dc13892b60326c9843cfa06d2997f08.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário

Caro

,  sem o circuito integrado IC303 nada funciona inclusive as lampadas, pois a informação para as lampadas acenderem INVON (LAMP_ON/OFF) sai do microcontrolador que depende da fonte de 3.3V e ela sai da fonte de +5V (APW7142).

Embora o Inversor das lampadas esteja alimentado com os 12V, sem o comando LAMP_ON/OFF elas não acenderão !

Agradeço pela ajuda. Vou encomendar o CI. Abraço, assim que eu trocar, postarei o resultado!

• Joinha 1
Link para o comentário

• 5 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...