Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Inspirion 3421- Placa mãe DNE40CR-122041-A00 - não liga

Avalie este tópico:

Alessandro Freire

Posts em destaque

Este notebook nem ao menos acendia o led da fonte, retirei a placa mãe e fui seguindo o esquema para identificar o problema, fiquei na dúvida sobre o super I/O, porém antes de confirmar se o problema era nele eu aqueci a placa mãe a uma temperatura de 80º por pelomenos 1 minuto e meio, retirei a placa , aguardei a temperatura baixar e a mesma voltou a funcionar.

Então pergunto é grande o risco do problema voltar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

exclamacao.png

Ops! Notamos que o titulo do seu tópico está fora dos padrões.

Para editar o titulo é só clicar na opção de modify_inline.gifModificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

O título deve seguir o seguinte padrão:

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

Agradecemos pela sua cooperação para manter o fórum organizado.

Obrigado.

[spoiler=Para mais informações, clique aqui.]

Fique atento aos avisos e regras do fórum nesse link:

Se estiver tendo dificuldade de encontrar o modelo correto do seu notebook talvez queira dar uma olhada nesse outro:

Link para o comentário

Este notebook não nem ao menos acendia o led da fonte, retirei a placa mãe e fui seguindo o esquema para identificar o problema, fiquei na dúvida sobre o super I/O, porém antes de confirmar se o problema era nele eu aqueci a placa mãe a uma temperatura de 80º por pelomenos 1 minuto e meio, retirei a placa , aguardei a temperatura baixar e a mesma voltou a funcionar.

Então pergunto é grande o risco do problema voltar ?

sim é amigo! Se for BGA vai dar problema novamente e se era só solda fria pode voltar a dar problema pq o tempo foi muito pouco e a temperatura tbm certo j+

Link para o comentário

concordo com o colega

, se for BGA, vai logo dar defeito novamente, e se for solda fria na placa tambem. O bom é deixar em teste, se volta da defeito, tenta faze somente um ME no chipset, pra ver se é ele o culpado, caso nao resolva, pode tenta aquecer a placa toda no forno por uns 3 minutos a 180 a 200 graus, mas tenha muito cuidado pra nao danifica mais ainda a placa.

è raro, mas ja resolvi casos assim que era solda fria em algum lugar na placa.

Mas faço isso, somente quando não tem mais nenhuma alternativa.

Link para o comentário

concordo com o colega

, se for BGA, vai logo dar defeito novamente, e se for solda fria na placa tambem. O bom é deixar em teste, se volta da defeito, tenta faze somente um ME no chipset, pra ver se é ele o culpado, caso nao resolva, pode tenta aquecer a placa toda no forno por uns 3 minutos a 180 a 200 graus, mas tenha muito cuidado pra nao danifica mais ainda a placa.

è raro, mas ja resolvi casos assim que era solda fria em algum lugar na placa.

Mas faço isso, somente quando não tem mais nenhuma alternativa.

o amigo aqui tem toda razão!

Link para o comentário

Então, mesmo dia o note parou novamente, então aqueci novamente e desde então não deu problema, o complicado é que o dono quer descartar se tiver que trocar alguma coisa, e eu não consegui ter certeza que o problema esta no super i/o, agora minha dúvida é como ter certeza que o problema esta em determinado chip, apenas medindo as tensões ?

Link para o comentário

, é bem mais provavel que seu problema seja com bga ou soldas frias no proprio IO (EC) então a principio tente resolda ele...

e deixe em teste.

Se for BGA talvez seja necessário fazer o reballing do mesmo.

Link para o comentário

,

No inicio quando o equipamento apresentava defeito e suspeitava do SIO, estava mais fácil de retira-lo e ressoldá-lo para tirar a duvida.

Agora que vc já esquentou a placa 2 vezes, e o notebook não apresenta defeito, não há muito que se analisar, visto que qualquer medida se apresentará correta, já que ele está em funcionamento.

Quando apresentar defeito novamente, vc deve sim medir as tensões, levando em consideração a sequencia de start da maquina, procurando o sinal ausente e analisar o circuito relacionado a ele.

Boa sorte

Link para o comentário

Quando a placa não ligar faz um ME no chipset pra ver se ela liga daí irá saber se é defeito no BGA. Dá uma lida aí:

Link para o comentário

• 2 meses depois...

,

Para finalizar o tópico, edite a sua primeira mensagem e altere o prefixo para DEVOLVIDO.

E não esqueça de clicar no j+ de quem ajudou ou tentou ajudar.

[spoiler=Dica]

1 - Na sua primeira mensagem deste tópico, clique em modificar.jpg.

2 - Altere o prefixo conforme a imagem abaixo e clique em Salvar.

alterar.jpg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...