Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido placa mae p5g41t-m lx plus nao, manda imagem

Avalie este tópico:


Posts em destaque

ola a todos, queria a ajuda de vocês para resolver o problemas desta placa, já que não tenho muito conhecimento em reparos de placas de pc, mas como anda aparecendo algumas por aqui gostaria da ajuda de vocês para tentar solucionar o defeito desta.

já troquei memoria,processador,bateria cmos, fonte, já limpei a placa tentei encontrar algum componente super aquecendo mas não encontrei nenhum.

gostaria de saber por onde começar as medições nesta placa e se alguém teria o esquema para disponibilizar.

desde ja agradeço a ajuda e a paciência.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liga mas nao da video, é isso?

Eu começaria testando todos os mosfets, se estivessem ok, verificaria se tem algum chip aquecendo, como rede ou som, se estivessem ok, verificaria se ta chegando tensão na bios, se fosse o caso, regravaria... depois, caso nada desse certo, tentaria um ME no chipset, se der video depois do ME, teria q fazer um reballing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Essa placa só tem disponível o BoardView.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
nao emite sinal sonoro algum, já troquei o speaker tbm para garantir.

isto mesmo, liga mas nao da vídeo. teria que remover estes fets da placa para realizar os testes em todos? ja tinha conferido e nada aquece por demais.

muito obrigado amg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  comparado com outra placa da asus que esta funcionando aki e que é parecida com esta as tensões nos fets estão normais.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  comparado com outra placa da asus que esta funcionando aki e que é parecida com esta as tensões nos fets estão normais.

Ok amigo se as tensões estão todas funcionando e se não tem nenhum componente em curto ou esquentando só resta uma solusão a fazer.

Como eu te disse se vc tiver placa de diagnostico verifica se está a dar algum cosigo?

Se não der codigo algum ou se vc não tem a placa de diagnostico então a solusão é regravar a bios.

Pois a placa liga tem todas as tensões, não á componentea em curto ou superaquecendo, ela não bipa pois não realiza o post da bios seja porque a bios eatá corrompida ou foi desgravada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
beleza amigo vou regravar e posto resultados.

posso regravar com a do site da asus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um truque pra saber se é o chip7 ou o super I/O

Vc pega um led, coloca o positivo no pino 15 do slot PCI e o negativo do LED vc coloca am algum GND da mobo. Ao startar a mobo, se o LED acender o Chip7 e o Super I/O estão ok, se não, um dos 2 está com problema, ai pode tentar um ME pra ver se é o chip7. Caso esteja ok, regrava a BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um truque pra saber se é o chip7 ou o super I/O

Vc pega um led, coloca o positivo no pino 15 do slot PCI e o negativo do LED vc coloca am algum GND da mobo. Ao startar a mobo, se o LED acender o Chip7 e o Super I/O estão ok, se não, um dos 2 está com problema, ai pode tentar um ME pra ver se é o chip7. Caso esteja ok, regrava a BIOS.

obrigado pela dica, vou testar aki.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um truque pra saber se é o chip7 ou o super I/O

Vc pega um led, coloca o positivo no pino 15 do slot PCI e o negativo do LED vc coloca am algum GND da mobo. Ao startar a mobo, se o LED acender o Chip7 e o Super I/O estão ok, se não, um dos 2 está com problema, ai pode tentar um ME pra ver se é o chip7. Caso esteja ok, regrava a BIOS.

ai amigo o led ligou com o teste, isto quer dizer que o I/O e o chipset esta ok?

este teste serve para qualquer mobo?(nunca tinha visto este teste.)

como o led ascendeu seria caso de partir para uma gravação de bios? se sim posso usar a bios do site da asus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um truque pra saber se é o chip7 ou o super I/O

Vc pega um led, coloca o positivo no pino 15 do slot PCI e o negativo do LED vc coloca am algum GND da mobo. Ao startar a mobo, se o LED acender o Chip7 e o Super I/O estão ok, se não, um dos 2 está com problema, ai pode tentar um ME pra ver se é o chip7. Caso esteja ok, regrava a BIOS.

 

ai amigo o led ligou com o teste, isto quer dizer que o I/O e o chipset esta ok?

este teste serve para qualquer mobo?(nunca tinha visto este teste.)

como o led ascendeu seria caso de partir para uma gravação de bios? se sim posso usar a bios do site da asus?

 

Esse teste é bem simples o porem é entender como ele funciona:

Primeiro se o led acender quer dizer:

Que o super I/o vai ser resetado logo ele resetará a pont sul que em seguida resetará a ponte e norte e depois resetará o processador.

Isso é para saber se a seguencia está funcionando, se o led não acender então vc teria um problema seja no super I/o, pont sul, pont norte ou até mesmo no processador.

A questão do processador é algo relevante pois ele pode estar bom já foi testado em outra placa e funciona mas por causa de algum pino torto ou levemente rebaichado ele não daria contato com os pontos do processador e os pinos.

Se vc quer saber se a ponte sul está a funcionar ou se ela está em curto siga esse ideia:

Coloque a ponta de prova do multimetro na escala de continuidade no pino 14 da PCI isso mesmo pino 14 a dica anterior era no pino15, e a ponte negativa (preto) na carcaça do conector RJ45 (rede) se o multimetro bipar a pont sul está em curto se no multimetro contra uma variação isso indica que a pont sul está boa.

A questão da pont norte é diferente tem alguns fets envolta da pont nort vc teria que testalos em conjunto com os componentes que ficam em cima da pont nort na escala de continuidade e verificar se está tendo comunicação isso apenas para verificar contatos e saber qual fet ou componente faz parte da linha.

É uma especie de mata mata seguir sinais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um truque pra saber se é o chip7 ou o super I/O

Vc pega um led, coloca o positivo no pino 15 do slot PCI e o negativo do LED vc coloca am algum GND da mobo. Ao startar a mobo, se o LED acender o Chip7 e o Super I/O estão ok, se não, um dos 2 está com problema, ai pode tentar um ME pra ver se é o chip7. Caso esteja ok, regrava a BIOS.

ai amigo o led ligou com o teste, isto quer dizer que o I/O e o chipset esta ok?

este teste serve para qualquer mobo?(nunca tinha visto este teste.)

como o led ascendeu seria caso de partir para uma gravação de bios? se sim posso usar a bios do site da asus?

 

Bom, esse teste é chamado de teste do reset. Quer dizer que está havendo comunicação do SIO com o Chip7. Se vc já efetuou teste de todos os outros componentes, processador, memória, tensões, etc, só nos resta regravar a BIOS, quanto a essa do site da Asus, creio que pode usar sim. Não achei no forum uma do modelo da sua placa, certeza certeza eu não te dou nessa do site da Asus, mas deve funcionar...

 

PS: Se vc tiver osciloscopio, testa tbm o cristal de 14.318Mhz, que gera sinal pro gerenciador de frequência. Se ele tiver ruim, a placa liga mas não dá video tbm. Lembrando que pode ser o próprio CI do gerenciador de frequência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um truque pra saber se é o chip7 ou o super I/O

Vc pega um led, coloca o positivo no pino 15 do slot PCI e o negativo do LED vc coloca am algum GND da mobo. Ao startar a mobo, se o LED acender o Chip7 e o Super I/O estão ok, se não, um dos 2 está com problema, ai pode tentar um ME pra ver se é o chip7. Caso esteja ok, regrava a BIOS.

 

ai amigo o led ligou com o teste, isto quer dizer que o I/O e o chipset esta ok?

este teste serve para qualquer mobo?(nunca tinha visto este teste.)

como o led ascendeu seria caso de partir para uma gravação de bios? se sim posso usar a bios do site da asus?

 

Esse teste é bem simples o porem é entender como ele funciona:

Primeiro se o led acender quer dizer:

Que o super I/o vai ser resetado logo ele resetará a pont sul que em seguida resetará a ponte e norte e depois resetará o processador.

Isso é para saber se a seguencia está funcionando, se o led não acender então vc teria um problema seja no super I/o, pont sul, pont norte ou até mesmo no processador.

A questão do processador é algo relevante pois ele pode estar bom já foi testado em outra placa e funciona mas por causa de algum pino torto ou levemente rebaichado ele não daria contato com os pontos do processador e os pinos.

Se vc quer saber se a ponte sul está a funcionar ou se ela está em curto siga esse ideia:

Coloque a ponta de prova do multimetro na escala de continuidade no pino 14 da PCI isso mesmo pino 14 a dica anterior era no pino15, e a ponte negativa (preto) na carcaça do conector RJ45 (rede) se o multimetro bipar a pont sul está em curto se no multimetro contra uma variação isso indica que a pont sul está boa.

A questão da pont norte é diferente tem alguns fets envolta da pont nort vc teria que testalos em conjunto com os componentes que ficam em cima da pont nort na escala de continuidade e verificar se está tendo comunicação isso apenas para verificar contatos e saber qual fet ou componente faz parte da linha.

É uma especie de mata mata seguir sinais.

 

Isso mesmo, esse do pino 14 aprendi com vc agora rsrs. Boa dica!

Joinha pra vc  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote author=hardinfoti

Eu não reparei se ele viu se o processador está a esquentar, teria que verificar tambem as bobinas de fase para ver se elas estão atuando corretamente tem vezes que as tensões dos fets estão bons mas não esquenta o processador por causa das bobinas apenas uma dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote author=hardinfoti

Eu não reparei se ele viu se o processador está a esquentar, teria que verificar tambem as bobinas de fase para ver se elas estão atuando corretamente tem vezes que as tensões dos fets estão bons mas não esquenta o processador por causa das bobinas apenas uma dica.

esta esquentando o processador sim.

quando eu tiro a memoria da placa ela da os 3 bips de erro de memoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote author=hardinfoti

Eu não reparei se ele viu se o processador está a esquentar, teria que verificar tambem as bobinas de fase para ver se elas estão atuando corretamente tem vezes que as tensões dos fets estão bons mas não esquenta o processador por causa das bobinas apenas uma dica.

esta esquentando o processador sim.

quando eu tiro a memoria da placa ela da os 3 bips de erro de memoria.

Testou a linha de memoria? o pino 3 do slote de memoria a parte maior para verificar se está a chegar os 1,5v ? vai seguindo essa linha de 1,5v até os fets.

Fassa a medição desses componentes?

memoria.jpg.9da05950993b2d25a27a1f3b0bdb492b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo visto que a placa bipa quando retira as memórias então é sinal que a bios esta ok esta fazendo as verificações de post, na dúvida regrave. vc tem o esquema elétrico da placa? se a resposta for sim verifique se consegue encontrar o sinal de CPURST# ou H_CPURST na placa ou algo parecido sem esse sinal ela não dará vídeo jamais. Se tiver o boardview fica ainda mais fácil de encontrar esse sinal, faça a medição com o multímetro tem que dar 1.2v ou seja nivel lógico alto, se der 0,0v o chipset esta em reset.

Geralmente alguns esquemas vem o power sequence, fica bem mais fácil seguir os sinais lógicos.

Quando analiso placas mobo procuro tres sinais básicos e fundamentais necessários para a placa funcionar antes de ir direto para os BGAs  são eles CPURST#, PCIRST e PWRGD#Espero ter ajudado.

Qualquer coisa estou a disposição, sucesso...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
tenho 1,2 nas memorias, mas o multimetro na escala de 20v, e a menor dele. memoria ddr3.

 

nao tenho o esquema, o boardview acho que um amg postou ali atras, vou conferir se acho as tençoes que você disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok mas não confunda.

O 1,2V do qual me refiro, é um sinal lógico de comunicação dos BGAs não tem nada a ver com a alimentação das memórias.

Esses sinais são condicionais quando esta presente é por que esta ok quando esta ausente é porque tem algum curto presente nesta linha ou o circuito esta aberto.

todos devem estar presentes para a placa funcionar ok

boa sorte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
entendi mas os 1.2 que eu estava falando era que o amigo perguntou se estava chegando 1.5 nas memorias.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
que programa?nao entendi oque voce disse.

eu nao consegui abrir os arquivos do boardview que o amigo postou.

voce sabe como abre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...