Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung - NP270E4E placa ba41-02206A - não dá imagem

Avalie este tópico:

arcmak

Posts em destaque

Estou com este samsung na bancada, identifiquei o 3,3V mas não o 5V, seguindo um tópico de um colega aqui no fórum (cito a baixo) cheguei ao PWM um ci próximo ao cooler na parte posterior da placa, aferindo as tensões nos mosfets próximos encontrei 19v, e outras tensões, conforme as fotos, ao tentar ligar o notebook com a fonte de bancada consumo fica em torno 0,5A sem nenhum componente (tela, hd, memoria) e o Ci referido esquenta bastante, cada caso é um caso, mas eu não sei ao certo qual o procedimento mais adequado para dar continuidade a este reparo

Bom era um Ci (1225b) e o mosfet (7410 ou 9402) ambos em curto. Eles ficam do lado do cooler só que do outro lado da placa entre o Sio e o cooler. se valeu da um salve. obrigado

Placa

kLUAuT5.jpg

Ci PWM

9j5BRfL.jpg

modelo do Ci

TvU5JJi.jpg

Tensões aferidas

35pfdci.jpg

Sou novato, este é o meu primeiro tópico, desde já agradeço pela paciência e ajuda, e espero que este post possa ajudar a outros também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo já verificou pelo esquema se o 5v somente aparece no instante que starta a placa.

Cuidado com esta forma de analisar que toda placa deve ter 3,3v e 5v em repouso.

Eu tentaria pela regravação da bios em primeiro lugar antes de mexer nestes ci

Link para o comentário

entendo, mas poderá ser a bios a responsavel por fazer o Ci chegar a 60 Graus? apos o start também nao encontro 5V na placa, na bios tenho

1,43V no pino 1

1,19V no pino 2

pinos 5 e 6 0,01V e 0,02V

restantes zerados. não tenho o esquema desta placa, nem a rom da bios, como sou novato ainda não tenho acesso ao acervo do fórum.

PS: luiscarlosbr, tambem testei videio em monitor externo e nada...

Link para o comentário

falei errado

,

na bios tenho as seguintes tensões

1,43V no pino 1

1,19V no pino 2

pinos 7 e 8 3,25V e 3,28V

pinos 3 e 4 zerados.

Ele liga e esquenta bastante o ci, mas vou analisar os capacitores cerâmicos em torno do mesmo como indicou o colega ,

Link para o comentário

amigo este capacitor marcado ai na foto me chamou atenção. Ele me parece bem diferente dos outros veja a cor e compare com os outro próximo a ele.

NP270E4E.jpg.c23e2811a1c11728a89ba344d934f8e5.jpg

Link para o comentário

, um detalhe que nao tinha percebido, vou tira-lo e testar... valeu  :)

Link para o comentário

, esses capacitor e os da mesma linha não estão em curto, a coloração é proveniente provavelmente de tinta a álcool também presente na lateral do mosfet. Keep Searching  :(

Link para o comentário

, A

entendo, mas poderá ser a bios a responsavel por fazer o Ci chegar a 60 Graus? apos o start também nao encontro 5V na placa, na bios tenho

1,43V no pino 1

1,19V no pino 2

restantes zerados. não tenho o esquema desta placa, nem a rom da bios, como sou novato ainda não tenho acesso ao acervo do fórum.

PS: luiscarlosbr, tambem testei videio em monitor externo e nada...

Amigo desculpe-me não prestei atenção na parte do aquecimento do CI.

Faça o seguinte remova as bobinas da linha de 3,3 v e depois de 5v e faça o teste de consumo de corrente e tensão.

Link para o comentário

Pessoal, na sexta feira eu tinha medido uma serie de tensões na placa e a mesma ligava, sem imagem...

Hoje fui voltar a trabalhar nessa placa e percebi que ela não esta mais ligando, não tem mais os 3,3v nem nem na bios nem nada...

e eu não fiz nada! o que pode ter causado isso? será que o Ci que estava esquentando (PWM) queimou de vez?

ou pode ser alguma outra coisa? nem sei o que fazer neste caso, alimento a placa o consumo é 0A, as únicas tensões que acho são 19v.

...alguma sugestão? 

:(

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...