Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Tv Philco Hitashi não liga

Featured Replies

Postado

Olá! ganhei uma tv antiga philco hitashi (modelo não estava marcado) já com defeito e resolvi ver se conserto, estou com apostilas de tv de tubo (pois meu serviço é com pc). Seguinte, a tv não liga, capacitores grandes, 1 mede 186v e outro em um terminal 330v e no outro terminal 186v. Pelo que vi na apostila era para estar medindo 115v; daí eu não sei se é só o capacitor que está com problema ou outro componente; poderiam me ajudar?

sei bem  básico de eletrônica.

Obrigado

Editado: por Tiago.S.F

Postado
  • Autor

Medidas que consegui fazer

DIODO

1º= 171V

2º 343V

3º 6.92V

FUSÍVEL = 170V

Transistor - coletor de saída horizontal = 358v c/ tv ligada.

Standby = 070v

Postado

Amigo se a TV não liga mas esta em stand by, as primeiras coisas a serem verificadas são a tensão de +B que chega no fly back, provavelmente deve estar escrito caso não o mais provável e ser o pino 3 do próprio, em média e uma tensão de 115v e outra coisa a ser testado também e se o transistor de saída horizontal esta em curto, caso estiver troque ele e os capacitores que ficam em paralelo com ele.

Postado
  • Autor

Fly back: não tem tensão.

Transistor saída horizontal: emissor= 699, coletor 683.

teste para ver se há fuga: dos dois lados visor fica em 1.

No caso, transistor não está em curto confirma?

Olhe o que estava soldado junto ao transistor de saída horizontal!

2016-10-18.jpg.98d44bc0d5f5485c4df25ab8553cb5ac.jpg

Postado

Amigo se não tem tensão de +B no fly back deslique o próprio caso apareça o +B não apareça o problema esta antes, alguma coisa esta matando essa tensão, ja se apareceu o +B pode ser o próprio fly back ou mesmo o saída horizontal, e desculpe mas esta medição do saída horizontal eu não intendi.

Postado
  • Autor

medição do saída horizontal: tirei o transistor e medi na escala de diodo no multímetro digital. (único que tenho) :'(

É possível identificar curto no transistor com multímetro digital tb né? fiz medição errada?

Postado

Sim. Eu particularmente prefiro medir no analogico, mas na maioria das vezes o saida entra totalmente em curto em alguns casos que ele da fuga na escala alta. Mas sobre as tensões quando voce desligou o fly back apareceu a tensão de +B?

Postado
  • Autor

Desculpe, mas qd vc diz flyback desligado, seria desligado do circuito ou apenas tv fora da tomada?

Postado

Mas ele falou lá em baixo q a tv gerou 358 volts, para mim esta normal, siguinifica q o horizontal acionou, pois a tv dobrou a tensão, para saber se tem alta tensão amigão, coloca o miter na escala de tensão alternada e a ponteira no saida output, escala de dez volts, com a ponta preta na mão ou no terra, encoste a vermelha no fly, o ponteiro vai variar se tiver alta, outro modo MENOS SEGURO é puxar faisca da chupeta, COMO NÃO TEM EXPERIENCIA NÃO FAÇA POR FAVOR, ABRS.

Postado

Mas ele falou lá em baixo q a tv gerou 358 volts, para mim esta normal, siguinifica q o horizontal acionou, pois a tv dobrou a tensão, para saber se tem alta tensão amigão, coloca o miter na escala de tensão alternada e a ponteira no saida output, escala de dez volts, com a ponta preta na mão ou no terra, encoste a vermelha no fly, o ponteiro vai variar se tiver alta, outro modo MENOS SEGURO é puxar faisca da chupeta, COMO NÃO TEM EXPERIENCIA NÃO FAÇA POR FAVOR, ABRS.

Verdade acabei esquecendo que ele falou que existe a tensão de 358 V.

Postado
  • Autor

Obgd. Mas esse teste de colocar o miter na escala de medição alternada e ponteira no saída output e a vermelha no flyback, pra mim por enquanto não tem como fazer pois acabei de pesquisar que função output só tem no analógio; o que pode ser feito com multímetro digital?

Postado

Obgd. Mas esse teste de colocar o miter na escala de medição alternada e ponteira no saída output e a vermelha no flyback, pra mim por enquanto não tem como fazer pois acabei de pesquisar que função output só tem no analógio; o que pode ser feito com multímetro digital?

Ai amigão, um miter analogico é essencial na bancada pelo menos para mim, e ta bem barato, se der compra um, abrs.

Postado
  • Autor

Obgd. Vou compra um multímetro analógico, pra auxiliar melhor como vcs recomendaram!

Postado

Procure o que tenha com escala de x10k, e logico com saida out put, marca na minha opinião, qualquer uma, abrs.

Postado
  • Autor

Comprei hoje 26/10 o multímetro XY-360. Tem q ajustar o zero do instrumento? Como faz?

Postado
  • Autor

Bom dia: fiz o teste output com tv fora da tomada, ponteiro não mexeu! Fiz com tv ligado e ponteiro deflexionou bem pouco, mas para o lado inverso,  (ou seja, da direita para esquerda). E hoje 29/10 as 15:30 resolvi remover um terminal de cada diodo e testar (msm já tendo testado com eles no circuito da forma q aprendi  :)), todos bons.

Depois de td, coloquei tv na tomada e ao apertar o botão on da tv, saiu faísca do transistor de saída horizontal. Preciso troca-lo msm, mas o q ocasionou isso será?

Obrigado

Postado

JÁ vi muitos casos assim, alguns era capacitor ceramico em curto perto da área do horizontal, vazamento da chupeta, defletora com problemas, se saiu faisca é porque esta funcionando esta etapa da tv, abrs.( e parabéns pelo susto que deve ter levado)  :)):)) :)):)) :))

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

É vdd. tirei terminal de um componente q é soldado junto ao transistor de saída horizontal e liguei tv, não saiu faísca. limpei aquela parte refiz solda e voltei o componente e liguei o tv, não saiu faísca. Agora minha dúvida é: Se os pinos 1 e 2 do flyback são usados para alimentar o transistor de saída horizontal, pq tem 360v, apesar q só em um terminal, outros 2 sem nada? tv tá doido. Vou trocar um capacitor eletrolítico pequeno q estava com corpo com marcas de queimado. Agora capacitor cerâmico, medir na escala de x10k né? mas qd não dá nenhum pulso como fazer?.  :)

Postado
  • Autor

Boa tarde. testando os capacitores, achei um de 0.1  k  250v, q na escala de x10k, não mexeu o ponteiro e acredito q sendo ele deste valor deveria mexer, estou certo?  Vou ver se acho outro deste!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

Troquei o capacitor de 0.1  k  250v, mas continua sem ligar tv. estou quase tirando o flyback.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.