Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Windows - Clonar HD em PC´s diferentes via Pendrive em poucos minutos.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá Companheiros de Informática,

Estou há quase 3 meses neste fórum e, para comemorar meu Post número 50, liberando importantes áreas restritas aqui no fórum, vai uma dica super mas super importante para economizar tempo e dinheiro.

Sou Técnico em Informática há quase 20 anos e sempre cotidianamente me deparo com as famosas "formatações/reformatações" de PC de vários clientes diferentes.

Devido ao grande tempo gasto na instalação de um novo Windows XP ou 7, que em médias levam de 2 a 3 horas entre windows/drivers/office/AV, e tantos outros programas, venho há algum tempo buscando uma solução rápida estilo "Clonar HD" em poucos minutos.

O que fiz, gastando em médias 3 horas como sempre, foi configurar um PC tudo novinho, zeradinho, com todos os programas e todas as atualizações baixadas e depois criar uma imagem idêntica desse sistema para poder replicar em qualquer pc que quero.

Testei vários Software e o que mais foi fiel e seguro é nosso antigo/velho/conhecido "Norton Ghost", hoje na versão 15.

Montei uma solução prática para esse meu caso de criar um "Pendrive Bootável" usando o ISO do Ghost 15 e junto dele essa imagem a ser sempre restaurada.

Depois de vários testes, o melhor programa que achei para gerar esse pendrive bootável foi o "Yumi"

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
onde na opção "Other OS/Tools" escolhi "Windows Vista/7/8 Installer" e, como o ISO do Ghost 15 é baseado no boot do windows 7, funcionou perfeitamente.

Testei esse procedimento em vários PC´s e HD´s diferentes e todos foram restaurados com sucesso deixando o Windows/Programas do PC idêntico ao da imagem, em média demora de 5 a 10 minutos a restauração da imagem.

Só em alguns casos que na hora do primeiro boot, entrou no procedimento de reconhecimento de novos drivers, haja vista que cada Placa Mãe tem seus chipsets diferentes, o que é um procedimento aceitável, daí só fornecer cada novo driver de tudo que é solicitado que fica 100%.

Por fim, estou compartilhando essa minha experiência com vocês para buscar mais aprimoramento.

Quando restaura a imagem do Windows num PC diferente do que foi criado, o próprio Ghost atualiza os drivers e em alguns casos meus pediu os drivers, mas ignorei e terminou e reiniciou, e na hora de carregar o Windows ele detecta tudo novo e vai pedindo os drivers.

Como sou Técnico, fiz vários testes em uns 8 PCs diferentes, teve 2 casos que na hora de carregar o Windows, ficou numa tela como se fosse a instalação do XP, detectando tudo de novo e pedindo nome da rede e grupo, daí demora um tempo mas quando termina, o XP está com todos os programas originais da imagem.

Teve um PC que o Ghost não restaurou de jeito nenhum, pesquisei tudo que podia e não consegui ainda resolver, parece ser alguma incompatibilidade com o driver SATA entre a Placa Mãe e HD, nesse caso foi no começo quando o Ghost começa restaurar dá um erro e não vai mesmo, mas foi um PC específico.

O que me agradou no Ghost 15 é que a Imagem clonada do HD fica somente com o tamanho ocupado pelos arquivos, e ainda tem a opção de compactar no máximo (HIGH) que no meu caso ficou quase pela metade.

Outros programas para clonar que testei, eles geram um arquivo gigante do tamanho do HD clonado, exemplo: HD de 80GB = Imagem de 80Gb.

No meu caso o HD era de 160Gb mas ocupando 5,2Gb dos programas e a imagem compactada no "HIGH" ficou com 3,5Gb onde facilmente coube no meu Pendrive de 4gb junto com o ISO bootável do Ghost15. Uma Mão na Roda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é proibido aqui no fórum, mas poderia me passar onde baixou o Ghost 15 full?

Na verdade teria que comprar mas... Tomara que eu não seja prejudicado por ajudar nesta parte, hj q atingi 50 posts... se for proibido pode apagar essa minha msg e desde já desculpe, sorry e perdão.

Eu achei no "GoogleG o Ghost 15 em formato ISO, fiz uma "googlada" e acho que baixei no "thePiratebay", não lembro aonde foi, se achar posto aqui.

Tem que ser o Ghost em formado ISO, que é "bootável", se for o Ghost para instalar no formato.EXE  não serve.

[EDIT]: Veja neste link ==>

Link para o comentário

Não sei se é proibido aqui no fórum, mas poderia me passar onde baixou o Ghost 15 full?

Na verdade teria que comprar mas... Tomara que eu não seja prejudicado por ajudar nesta parte, hj q atingi 50 posts... se for proibido pode apagar essa minha msg e desde já desculpe, sorry e perdão.

Eu achei no "GoogleG o Ghost 15 em formato ISO, fiz uma "googlada" e acho que baixei no "thePiratebay", não lembro aonde foi, se achar posto aqui.

Tem que ser o Ghost em formado ISO, que é "bootável", se for o Ghost para instalar no formato.EXE  não serve.

[EDIT]: Veja neste link ==>

Prejudicado com certeza não, mas aplaudido vai sim, obrigado amigão pela força!

Link para o comentário

Ótima dica, eu sempre usei o NLite, demora o tempo da formatação, porém, poso fazer a instalação automática, sem nem mesmo colocar o serial, ele é bom no caso de não precisar se preocupar om drivers, vc pode colocar os drivers que quiser na imagem que o windows se vira com a instalação

Link para o comentário

Perdão pela ignorância, mas o que seria Sysprep????

Olá Colega, nesse link vc terá todos os detalhes:

Link para o comentário

abimail, será que você não poderia me explicar mais detalhadamente esse processo ?

Será muito útil pra mim, meu amigo.  Agradeço desde ja.

olá colega, no primeiro post deste já deixei tudo em detalhes o procedimento mas qual seria seu ponto de dúvida? Abraços.

Minha dúvida é apenas na hora de criar a imagem do sistema ja instalado..  Agradeço sua ajuda.

Link para o comentário

olá colega "hansleygladberg", sobre criar a imagem do sistema instalado, é o mesmo procedimento explicado aqui no meu primeiro post, cria-se o pendrive bootavel com o Norton Ghost 15, dá boot por ele e escolha o hd que está o sistema instalado na hora de criar a imagem, bem simples mesmo. Abraços!

Link para o comentário

Agora entendi sua pergunta, para se criar a imagem a ser instalada usando o Ghost, vc deve baixar o Ghost na versão ISO, dentro do Ghost 15 tem um recurso para gerar um CD Bootavel de recuperação, daí vc usa essa imagem para gerar o pendrive de boot.

No meu caso eu uso o Yumi para gerar esse pendrive bootavel escolhendo a opção do Yumi de instalação do "Windows Vista/7/8" porque esse ISO do Ghost é auto-executado na plataforma Windows 7, é a mesma carinha durante o boot do Ghost, até fica parecendo q estamos iniciando uma nova instalação do W7 mas no final traz o Ghost, daí dentro dele escolhe a opção de criar a imagem e depois de restaurar tb. Estou com preguiça agora de tirar fotos e print Screens para os passos-a-passos mas não tem segredo, eu nunca tinha usado antes e de primeira me virei e consegui. :) Abraços!

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...