Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Pinça à vácuo automatizada super potente

Avalie este tópico:

Patrycklm

Posts em destaque

Boa noite galera, vejo muita gente no fórum falando sobre as famosas pinças a vácuo compradas pela internet e também normalmente compradas em lojas de eletrônica e em algumas de informática, mas todos sabemos dos problemas enfrentados pela famigerada pinça a vácuo que não tem pressão suficiente para remover o chip na maioria dos casos, por isto resolvi criar este tutorial para vos ensinar a criar uma pinça a vácuo bem potente, que pode ser facilmente construída utilizando matérias baratos e fáceis de serem encontrados.

Lista de materiais:

01 Nebulizador com ou sem a carcaça plástica (Eu optei por usar sem)

01 Mangueira transparente tipo nível encontrada em material de construção

01 Pinça a vácuo para utilizar a parte inferior onde fica as ventosas

01 Botão tipo chave para ligar e desligar a engenhoca

01 Cola de preferência araldite ou silicone

02 Abraçadeiras de Nylon

Montagem:

Bom, a montagem é bem simples, todos nós sabemos que o nebulizador suga o ar de um lado e libera do outro, então o princípio de nossa engenhoca é simples, basta colocar a mangueira de nível no lado que suga, para isto, eu tive de abrir o meu nebulizador para conseguir colocar a mangueira encaixada no duto que sugava o ar, passar araldite no externo da mangueira e do duto no chassis do nebulizador para que não haja saída de ar, impedindo assim o vácuo total, remover a ponta da pinça a vácuo antiga, no meu caso ela era enroscada, era da marca best, bastou desenroscar e retirar o tamborzinho de borracha que criava o vácuo antes, e colocar também na outra extremidade da mangueira, também colando com araldite para evitar a saída do ar, após isto colocar abraçadeira de nylon em ambas as extremidades para se certificar que ficou bem firme e cortar o excesso da abraçadeira, e por último, colocar o botão tipo chave na entrada de energia do nebulizador, caso tenha retirado o motor de sua carcaça, se não basta utilizar a que já vem nele.

Bom eu uso muito para tirar BGA e diversos SMD de vários tamanhos, e o legal é que após a retirada e desligada do equipamento, o chip continua grudado na ventosa, graças ao grande vácuo criado na mangueira que chega a ser comprimida, ajudando assim na rápida retirada do chip e com segurança, mas é sempre bom se certificar de que o chip, principalmente o BGA atingiu o ponto de fusão na solda antes de usar, pelo tamanho da força, facilmente conseguirá retirar alguns pads caso tente usar antes do ponto de fusão da solda.

Bom galera, é isto aí, tentei ser o mais claro possível para auxiliar no bom entendimento de todos, espero que todos consigam.

Amanhã posto fotos de como ficou o meu.

Abraços aos meus amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boas

fico aguardar fotos :-)  para tentar fazer para mim. pois realmente a pinça de vacuo manual nao é das melhores

ja agora uma pergunta  bomba de ar de aquario serve para fazer o mesmo?

Amigo infelizmente não consegui tirar fotos ainda pois minha câmera pifou, mas amanha dou um jeitinho de postar, bom, com relação a bomba de aquário, talvez de certo, depende da força que ela vai proporcionar para sucção.

Link para o comentário

Sua fotos ficaram ótimas, agora vi que tenho um deste, o problema que vejo neste daí é que é barulhento demais, né? Vou testar com compressor de aquário para ver se dá certo.

Sim amigo, o único contra é o barulho, mas como é rápido e só é ligado quando a solda do chip já está em fusão nem atrapalha muito, tenta com o compressor de aquário e deixe fotos para nós e avise se deu certo.

Link para o comentário

Sua fotos ficaram ótimas, agora vi que tenho um deste, o problema que vejo neste daí é que é barulhento demais, né? Vou testar com compressor de aquário para ver se dá certo.

Meu caro, penso que com um compressor de geladeira resolva também, o que acha, ele tem bastante força.

Link para o comentário

Boas de facto é mais uma (boa) solução, mas só para quem tenha um nebulizador que já não utilize, continuo a achar que uma bomba de ar de aquário invertida faz muito bem o serviço, bom barato e eficaz, aliás muitas das máquinas de reballing o que têm lá dentro é mesmo uma bomba de aquário invertida.

Um exemplo :

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Boas acabei mesmo agora de fazer minha com bomba de aquario.  Aproveitei. Pen manual.  A alteracao e nas menbranas da bomba.  Temos de as inverter.

so tenho de adaptar agora um botao Push para ligar e desligar. este teste ainda foi so com ficha da bomba ligado directo na corrente

peço desculpa se estiver tremido. foi gravado com telemovel na mao enquanto testava

Video teste

Anexado foto com botao on off

IMG_20130620_131107.jpg.96779ac4404e6e10813b3890efd1ad3d.jpg

IMG_20130620_131055.jpg.96c2ac13f0ac45aa9cdff4f4945dda9d.jpg

IMG_20130620_164225.jpg.bf211e08b048750c9cb65afef9e8bd2f.jpg

Link para o comentário

ola Chico Lima

sim é silenciosa nada de especial

a bomba comprei nos chinocas 5,25 eur

tem duas saidas de ar. mas so uma chega . a bomba tem 2,5 cm de diametro. mais pequeno que isso nao serve( pelo menos eu testei com mais pequeno e nao deu)

Quanto maior for a Sucção maior serão as possibilidades, no meu caso ao retirar o chip, a mangueira se comprime pela falta de ar dentro dela e se mantém comprimida, criando um vácuo que mantem o chip nela enquanto você desejar, ao fazer força para retirar o ar entra na mangueira e o chip se solta, realmente fica muito forte, gostei muito da bomba de aquario por ser esteticamente legal e também nao produzir muito som, tem boa sucção esta bomba que usastes?

Andei pensando em fazer um sugador de soldas automático também usando um esquema parecido, alguém aí tem alguma idéia de como podemos fazer um? Quebraria um galhão

Link para o comentário

Para soltar o chip fácil vc poderia colocat uma válvula de escape, da até para usar uma Válvula Solenoide, ai faz um botão elétrico põem tudo em uma caixa e é equipamento profissa hehe...

Eu até penso diferente sobre este recurso, em aquário se utiliza um T plastico, então se vc tampa um lado deste T, dá vácuo, se vc solta aí perde o vácuo e o que estiver na pinça vai ser solto, entendeu?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Andei pensando em fazer um sugador de soldas automático também usando um esquema parecido, alguém aí tem alguma idéia de como podemos fazer um? Quebraria um galhão

Não esqueças que para dessoldador era necessário usares uma ponta metálica furada e a resistência de aquecimento também furada, isto porque o frio da ponta a sugar ar vai fazer com que a solda fique logo ali à entrada, solidifique e entupa, pode sempre comprar a ponta metalica com tubo metálico e a resistência em spares de substituição. :)

Link para o comentário

Não esqueças que para dessoldador era necessário usares uma ponta metálica furada e a resistência de aquecimento também furada, isto porque o frio da ponta a sugar ar vai fazer com que a solda fique logo ali à entrada, solidifique e entupa, pode sempre comprar a ponta metalica com tubo metálico e a resistência em spares de substituição. :)

Amigo, tem ideia de onde posso conseguir este material? Tem algum tutorial ou esquema para fazer um sugador destes?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...