Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Aprenda a Descobrir Qual é a Geração do Processador do seu Notebook

Avalie este tópico:

FLAVIOTECH

Posts em destaque

Procuro sempre elaborar DICA ou TUTORIAL tomando como base experiência que vivo e baseado em Tópicos que vejo aqui no EBR. É assim que também faz os meus amigos

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , , , ..... e outros que gostam de compartilhar conhecimento. Às vezes fico triste, porque se faz com tanto zelo e riqueza de detalhes que poucos são os que se dão o devido prazer de ler para complementar o conhecimento. Aliás, conhecimento nessa área nunca é o bastante, quando pensamos que sabemos ai é que comprovamos que se precisa aprender pequenos detalhes que nunca são visto nos cursos por ai a fora.

Isto se comprova por uma situação vivida por mim aqui na assistência com uma placa mãe da Samsung a - BA41-01975A - que startava(ligava) tinha todas as tensões e sinais para dar vídeo e nada. Como pego placa vinda de outras assistências, à qual presto serviço, desconfiei do processador e fui pesquisar para saber a qual geração Intel ele pertencia. E o defeito de não apresentar vídeo era mesmo a incompatibilidade da CPU com a arquitetura da placa mãe.

O fato da placa não apresentar vídeo, muito são os casos que vejo no EBR, muitas das vezes, é apenas por uma falta de conhecimento do técnico quando se trata dos novos sistemas de notebook utilizando os processadores da 4ª geração da Intel que exige um novo tipo de memória SoDIMM conhecida como DDR3-Baixa Tensão ou "DDR3L".

Os sistemas utilizando esta geração de processadores não são compatíveis com os módulos de memória DDR3 regulares. Se um módulo de memória SODIMM DDR3 é inserido no sistema, o sistema não concluir o POST ( Power-On Self Test [teste automático de ligação] ). Você pode receber sem exibição de vídeo com luzes de diagnóstico piscando.

DDR3L é uma memória compatível com duplo de voltagem SoDIMM, que suporta a operação em 1,5 V e 1,35 V. DDR3L é também compatíveis com os pinos DDR3. Memória DDR3 é compatível com uma tensão única SoDIMM, que suporta 1,5 V operação somente. Veja figura:

PC3L.jpg

No esquema:

Haswell.jpg

Já para saber a CPU suportada pela placa mãe foi preciso fazer uma consulta ao esquema da mesma e lá se comprovou que o processador precisava ser da Terceira Geração - IVY Bridge. Como mostra a figura.

IVY Bridge.jpg

Quando temos placas mãe cujo esquema é como o da figura a seguir quer dizer que ela suporta CPU de Terceira Geração e de Segunda GeraçãoIvy Bridge e Sandy Bridge.

IVY Bridge e Sand Bridge.jpg

Aproveitei e fiz uma pesquisa sobre a GERAÇÃO e os Codinome das CPU da Intel. Veja:

1.Primeira Geração de processadores Intel Core

Codinome: Nehalem / Westmere

2.Segunda Geração de processadores Intel Core

Codinome: Sandy Bridge

3.Terceira Geração de processadores Intel Core

Codinome: Ivy Bridge

4.Quarta Geração de processadores Intel Core

Codinome: Haswell

5.Quinta Geração de processadores Intel Core

Codinome: Broadwell

6.Sexta Geração de processadores Intel Core

Codinome: Skylake

7.Sétima Geração de processadores Intel Core

Codinome: Kaby Lake

Já para saber a qual geração pertence um processador, quando é de notebook, não é tão fácil quando comparado ao do Desktop que já está grafado no seu corpo. Claro, se temos acesso ao sistema operacional se pode descobrir, através do próprio Windows, qual a geração que o processador do seu computador pertence.

Nos processadores de notebook pega esta sequencia alfanumérico, como mostra a figura, e faz uma consulta ao site da Intel

E74525.jpg

Foi neste momento que me vi perdido na consulta ao site por não conseguir descobrir nas informações que ali estavam a qual geração ele pertencia. Recorri a ajuda de um amigo, o Ethevaldo, que veio a me explicar a nomenclatura dos processadores da Intel.

Aproveitando a sede por aprendizado gerador de conhecimento passei a pesquisar e aqui apresento o resultado que quero compartilhar.

Gerações de processadores

Diagrama-processadores.png

Toda família de processadores, sejam eles Intel ou AMD, são compostas por gerações, assim como numa família humana. Tomando como exemplo a Intel, atualmente a sua família de processadores é a Core i, composta pelos chips Core i3, Core i5 e Core i7. Essa família de processadores (Core i) já passou por várias gerações e atualmente está na sétima.

De uma geração para outra a fabricante adiciona recursos, funções e otimiza algumas tarefas. Ainda usando como exemplo a Intel, ela ficou conhecida por um ritmo de atualizações batizado de “Tick-Tock”. Em um ano ela lança atualizações “tick”, que consistem apenas no aprimoramento da microarquitetura atual. No ano seguinte seguinte ela lança uma atualização “tock”, que consiste numa nova microarquitetura, com novas funções e recursos. Então, ela será melhorada no ano seguinte com uma atualização “tick” e o ciclo é continuado.

Vamos entender agora a nomenclatura do processador. O “Intel Core” refere-se à marca do chip. Já o “i5″ é o identificador da linha do processador dentro da sua família. No caso é a linha de processadores i5. Já em “3330″, o primeiro dígito "três" identifica a geração à qual ele pertence. E os três dígitos restantes é a identificação do chip dentro desta geração. Se fosse um processador de primeira geração teria três dígitos exemplo 650, já de segunda geração teria quatro dígitos exemplo 2310, o primeiro número seria "(2)dois". Assim como se fosse um processador de quarta geração o primeiro número seria "(4)quatro".

Intel digitos.png

Primeira Geração de processadores Intel Core

i5 650.jpg

Segunda Geração de processadores Intel Core

i5-2310.jpg

Terceira Geração de processadores Intel Core

i5 3330.jpg

Quarta Geração de processadores Intel Core

i5 4460.jpg

Quinta Geração de processadores Intel Core

Core i7-5775C - (Não encontrei a figura)

Sexta Geração de processadores Intel Core

i5 6400.jpg

Sétima Geração de processadores Intel Core

Core i3 7350K - (Não encontrei a figura)

Espero que as informações tenham sido úteis. Se foi não esquece de dar um j+  8). Até a próxima!

Fonte: Retirado de vários pontos de pesquisa na net e no Google.

Editado: por FLAVIOTECH
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

,  legal sua dica.

Da quarta geração pra cima usa memorias PC3L ?

Link para o comentário

ok, perguntei isso no caso de não ter esquema elétrico disponível.

obrigado pela dica...

veja lá amigo novamente. Quero é agradecer por você ter me lembrado acabei de atualizar a partir da sua duvida.

Link para o comentário

Certeza que a ddr3L funciona com 1.5V também? Sempre que li por ai sobre ela, diziam que deveria ser alimentada com 1.35V.
Link para o comentário

, quero complementar uma coisa mas estou no celular fica ruim de adicionar imagens.

E se refere as placas shuttle A14HV0X 4.0

Que ah suporte para os duas arquiteturas de memória apenas mudando a BIOS.

As vezes pego BIOS aqui de usuários que dizem que não deu certo por que ele não atentou a isso.

Link para o comentário

Certeza que a ddr3L funciona com 1.5V também? Sempre que li por ai sobre ela, diziam que deveria ser alimentada com 1.35V.

olá meu amigo. Certeza tenho não. Foi uma informação encontrada no site da Dell na parte de resposta ao cliente, mas se o amigo poder fazer esse teste e complementar a Dica ficarei grato ok.

Link para o comentário

amigo veja se isto responde a sua duvida e que também era a minha. A parte do esquema é de uma placa Sony a DA0HK9MB6D0 que é Ivy Bridge usa CPU de Terceira Geração.

HK9.jpg

Link para o comentário

, Que fascinante Flavio, não sabia do detalhe dessa do processador em relação a memória. de fato a partir de 4 geração para algumas coisas mudaram. Obrigado pelo conhecimento.

Link para o comentário

, Que fascinante Flavio, não sabia do detalhe dessa do processador em relação a memória. de fato a partir de 4 geração para algumas coisas mudaram. Obrigado pelo conhecimento.

isso mesmo amigo. Fico feliz em ter gostado!  :-*

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...