Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Varistor para filtro de linha

Avalie este tópico:

Rhuan

Posts em destaque

Olá, tenho um filtro de linha 220v com 5 tomadas. Queria adicionar varistores em paralelo para proteção de surto. Minha dúvida é a seguinte: faz diferença onde eu coloco os varistores na régua? Ex: se eu colocar os varistores soldados após a 2ª tomada, as anteriores ficam desprotegidas? O varistor somente irá proteger ás tomadas após ele ou antes dele também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Proteção contra surtos de Tensão:

Ao meu ver, tanto faz a posição de um varistor do tipo VDR/SIOV/TMOV/TVR, desde que depois do fusivel de entrada !

Entretanto eh meio logico que quanto mais proximo do fusivel e da entrada estiver, tanto melhor para que evantuais centelhas não sejam descarregadas nos componentes que se seguem.

mov-connection.jpg.f0feb22c99bde12455fe584814de2c37.jpg

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, qual sistema você acha melhor, 1 varistor entre fase-neutro, fase-terra, neutro-terra, ou somente um entre fase-neutro? Varistor de 20mm.

Seria necessário ter fusíveis entre essas fases?

Link para o comentário

1° Varistor deve ser colocado pelo menos entre fase e neutro.

2° Podendo e tendo um Terra Residencial/Industrial Decente, coloque no total 3 varistores conforme a figura abaixo.  Caso contrario utilize apenas um e se contente com uma mediana proteção.

Lembre-se que a adição desses varistores ira apenas resolver pequenas descargas eletricas.  Em caso de queda de um raio direto em sua rede eletrica nada disso adiantara.

raios-perigosos-espetaculos-da-natureza.jpg

A solução definitiva eh desligar todo equipamento quando de tempestades com raios. Se não puder desligar, assuma o prejuízo e bola pra frente  :)

Surge_Protection_Device.jpg.7acfc1b8b8f3332b7e0c22e4a62dfdce.jpg

Link para o comentário

, Aqui já é rotina, começou o temporal lá vou eu correndo retirar os equipamentos da tomada  :)) Minha dúvida era mais sobre os varistores.

Agradeço a ajuda.

Link para o comentário

, Se desejar mais proteção tem o centelhador.

Segundo informações da interwebs é excelente contra raios, veja na foto a seguir um produto comercial com esse tipo de solução:

fa1ee67e1040d3ebae53455c943b5bce.jpg.b0779b52d08fac8ea69bf4c633a6c6bc.jpg

Link para o comentário

Falando em Proteções adicionais Residencial e Industrial, tem algumas informações no seguinte site:

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...