Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe phitronics pn73vs-m liga e não sobe video

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Isaac vc já viu a ferramenta ninja ,se não viu , veja ,ela deve te ajudar já q diz estar ligado direto o reset na placa de diagnóstico,

olha aí , ela deve fazer o bicho pipocar .

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isaac...

E esse I/O oxidado?? Já refez as soldas?? O soquete do processador é BGA ou pino soldado na placa? Se for padrao BGA e se o I/O está oxidado assim fico com medo de como podem estar as esferas e os pads no soquete do processador. Se ja fez reball no chipset , tinha muita oxidaçao nos pads?? Essa placa me parece que nao tem drivers acionadores do mos-fets. Eles sao acionados diretamente pelo PWM.

Peguei uma Asrock meio parecida com essa e com defeito semelhante. Algumas vezes dava video e outras ficava com led de reset da post acedo e sem Vcore. Troquei todo o circuito de Vcore e o defeito permaneceu. Só esqueci de observar se haviam soldas frias nas bobinas toroidais do Vcore. Mas tudo indicava defeito nos BGAs no socket do processador ou chipset.

20130714_144841.jpg.d248f13af5efa7c81743252d0e26abea.jpg

Link para o comentário

Se liga e não dá vídeo:

- memoria

- Curto no chip de rede.

- Curto no chip de Áudio.

- Transistores ruins, com fuga de energia ou queimados.

- Gerenciador de energia.

- Chip I/O.

- BIOS danificada ou com sistema danificado.

- Fazer Reflow algumas vezes resolve.

a minha aq deu certo com Reflow.

Link para o comentário

o Super i/o eu toquei sim realmente estava oxidado como na foto, o soquete do processador é PGA ( com pinos )  já fiz um reflow nele tambem, quando removo o chipset tinha traços de oxidação e removi todos, já verifiquei as soldas dos outros componentes e nada, nunca tive um problema assim, agora se tornou uma questão pessoal entre eu e a placa hehehe, obrigado

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • 5 semanas depois...

Amigao uma coisa boba mas ja resolvi varios problemas parecidos com o seu da uma limpada na placa mae com alcool e uma escova de dentes limpa ate o pocessador os slots o sk do processador o outro lado da mobo tambem e todos os pinos dos cis e pega licha de massa plastca de lataria de carro e dobra um pedaço pequeno e passa dentro de todos slots de memoria e pci com cuidado isto ta parecendo malcontato passa a lixa com cuidado nos contatos da memoria ate remover toda a oxidaçao deixa secar o alcool uma noite toda e monta o baita todinho olha acho que vai funcionar normal!!!!! Isto e oxidaçao!!!

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Olha nas fotos ai vi capacitor começando a estufar. essa placa da muito problema de solda fria no chipset Nvdia, igual P6NGm da msi liga mas não da video

fassa o seguinte pra matar a charada monte ela fora do gabinete e antes de liga-la fassa pressão na parte de cima do chipset e de video é solda fria, eu pessoalmente não acho que vale a pena refazer essa solda devido a marca e modelo dessa placa.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Ai truta quase certeza de ser algum pino do sk do processador que esta torto e nao esta pegando no contato do processador

to pegando varios pc's aqui com este defeito liga cetinho nao tem capacitores estragados mas nao gera video ai tiro o processador e olho os pinos do socket e tem uns 2 ou 3 tortos e faltando aqela cabecinha arredondada que toca no contato do processador

ai o pc nao ljoga video de geito nenhum te digo isto porque voce tem bastante conhecimento mas desta forma que esta encarando

a placa voce vai ter dificuldade demais pois e uma visao micro do circuito e das tençoes creio que voce deve ter uma visao macro sobre o circuito OK olha os pinos!!!!

Link para o comentário

Tive problema parecido com o seu e era um capacitor fazendo isto, eu tiraria e iria testando 1 por 1 no capacimetro. abçs. obs: não estava estufado.

E o código que dá  na Debug quando os pinos estão com desgaste ou tortos é --FF?

cordadeluz, ff ou 00 significa que não houve um processamento, que o processador não foi acionado, porque se tivesse, deveria haver algum outro código de erro.

Link para o comentário

Se liga e não dá vídeo:

- memoria

- Curto no chip de rede.

- Curto no chip de Áudio.

- Transistores ruins, com fuga de energia ou queimados.

- Gerenciador de energia.

- Chip I/O.

- BIOS danificada ou com sistema danificado.

- Fazer Reflow algumas vezes resolve.

a minha aq deu certo com Reflow.

- Curto no chip de rede., Curto no chip de Áudio. Não é só quando esquenta?

Link para o comentário

• 9 meses depois...

Amigo,

Recebi hoje esta placa com o mesmo defeito, analisei todas as tensões e vi que estava normal, fiz uma limpeza e continuou do mesmo jeito, mas a cliente tinha me informado que antes de parar de funcionar, esta placa estava perdendo configurações de HORA/DATA verifiquei a bateria da bios e vi que estava normal (3V) então troquei o cristal clock e a placa voltou a ligar, gerou o clock para o post (como consequência) e então voltou a dar vídeo.Aqui Resolveu.Coloquei a Imagem da area da placa como anexo

Phictronics_PN73.jpg.7ea627a8e2978a3712b11dfd845ad2d4.jpg

Link para o comentário

01: desligue a placa mãe

02:retire os conectores da fonte

03: coloque só o procesador na placa.

04: com o multimetro analogico na escala de x1, coloque a ponta vermelha no terra-> (digo ponta vermelha no terra pelo fato de que quando a maioria dos multimetros analogicos estão nas escalas de resistencia, eles invertam a sua polariadade ou seja, a ponta vermelha passa a ser negativa e a ponta preta positiva). e a ponta preta no polo positivo dos capacitores sólidos de saida (são os capacitores menores que ficam mas perto do processador) e veja se a resistencia esta abaixo de "3 homs".

05:se a resistencia estiver abaixo de 3 homs troque o processador por um em bom estado.

06: se continuar com baixa resistividade, retire os capacitores sitados a cima (os mais perto do processador) e verifique se estão em bom estado.

07: caso esteja tudo tranquilo, veja os capacitores ceramicos do vcore e os resistores

08: estando tudo tranquilo com os componentes citados acima veja os mosfets secundarios e logo depois os primarios

09: permanecendo a cituação, veja a area do pwm.

10 se depois de tudo isso permanecer ai só poder set curto interno.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...