Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sputnik38

Membros
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    25
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    1 [ Doar ]

Sobre Sputnik38

  • Data de Nascimento 13/04/1993

Informação Pessoal

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Localidade
    Rio de Janeiro
  • Texto pessoal
    Técnico em eletrônica atualmente trabalhando com Suporte em TI

Últimos Visitantes

431 visualizações

Conquistas de Sputnik38

  1. Então, eu fiz as configurações da bios e região ME seguindo um arquivo fornecido pela própria vaio (vou deixar pra download caso alguém precise). Eu não sei como fiz, nem me perguntem kkkk o manual está em inglês e fui fazendo intuitivamente, mas funcionou. O notebook demorava 10 min pra dar boot, agora demora uns 30 segundos. Ainda é lento mas tá muito melhor que antes. Tbm fiz a limpeza com isopropílico, joguei calor e um pouco de fluxo em alguns pontos de oxidação e BGA. Sei que não é muito legal fazer isso, mas foi o último recurso. Agradeço a todos pela ajuda! Vou fechar o tópico como resolvido. OBS: o CI W25Q64FVIQ é exatamente igual ao W25Q64JVS original da placa, na versão 2.1,0,3+ do AsProgrammer ele consegue ler e escrever a BIOS usando esse SPI. Não sei upar os arquivos aqui, então vou deixar os links abaixo O link dos arquivos de configuração de BIOS e região ME para Vaio FE14 e FE15 de 8a Geração: http://drivers.br.vaio.com/VAIO/11153174_ME.zip?_ga=2.178184677.1188790160.1687106450-209150812.1686371087&_gac=1.12272326.1686419024.CjwKCAjwvpCkBhB4EiwAujULMg-VpZ-0vZEs_3Dj9DB8J3YXzNRmy9-ltJCh0q33EmvwLVn4IaQZUBoCR4UQAvD_BwE Link do AsProgrammer: https://github.com/nofeletru/UsbAsp-flash/releases
  2. ATUALIZAÇÃO DO CASO Pessoal, seguinte, consegui um ci W25Q64FVSIG de uma sucata, funcionando perfeitamente. Consegui ler e fazer o backup dele via CH431. Removi o 25Q64JVS da placa e instalei esse, escrevi a BIOS disponibilizada aqui no fórum mas não funcionou. Tentei algumas outras BIOS que encontrei na internet, fiz limpeza de região ME via software, mas nenhum deles funcionou até o momento. PS: descobri que o modelo da placa que informei estava errada, editei a publicação para o nome correto. A máquina liga mas não dá vídeo. A tela chega a dar uma piscadinha mas não aparece imagem. Depois de muuuuito tempo (uns 10 a 20 minutos ligado) ela dá imagem e entra na BIOS, é o problema que o meu amigo estava reclamando, inclusive comprou um ssd para trocar achando que era culpa do HD. Alguém tem alguma ideia do que posso fazer?
  3. Amigo, faz um backup do sistema atual e instala um sistema novo com firmware/kernel por cima desse. Eu tive esse problema no meu Redmi Note 8 Pro. Depois de alguns reparos que eu tive que desligar e ligar o celular forçadamente (segurar o power até desligar) a câmera frontal parou de funcionar. Eu baixei a rom stock com kernel e firmware, brickei o aparelho de propósito e fiz o unbrick pelo Mi Flash Tool, voltou a funcionar tudo, até o NFC que nunca havia funcionado até então kkk.
  4. Boa tarde, meus caros. Estou com esse Vaio FE 15 de 8a geração de um amigo meu. Ele queria trocar o HD por um SSD mas ao remover a energia da placa acredito que a BIOS possa ter resetado e corrompeu no processo porque agora ele não liga. Todas as tensões estão OK, em determinado momento ela até ligou e entrou na bios mas não consegui fazer muita coisa. Bom, preciso regravar a bios mas estou com 2 problemas. A bios dessa placa é um Winbond 25q64JVS, o CH14 não tem opção de regravar essa bios, apenas 25Q64Bv e 25Q64Fv. Além de eu não encontrar essa bios no suporte da Vaio. Alguém sabe se consigo essa BIOS por aqui e se existe uma forma de gravar o 25Q64JVS com algum outro software/regravador?
  5. Só para atualizar, a placa ficou parada por alguns dias pois estava envolvido em outros trabalhos. Peguei o esquema elétrico de uma AB350 da Gigabyte que tem um projeto mais ou menos parecido pra seguir como base. Agora tem dois problemas principais aí: O primeiro é que o super IO (IT866E) fica embaixo de um slot pcie x8, e não tenho certeza se vale a pena remover ele. O segundo ponto é que no esquema da AB350m diz que o pwrbtn vai direto no super IO, mas nessa b450m não parece ser assim. O que eu fiz até o momento: • Medi todas as tensões de standby da placa e todos os componentes relacionados ao start que encontrei. Tudo funcionando corretamente. •Medi o pino 104 do SIO referente ao pwrbtn e ele vai a nível lógico baixo normal, mas não starta. Se eu fechar curto entre o pino 104 (pwrbtn) e o 103 (gnd), ela starta. • Medi continuidade entre o 104 e o pino do painel frontal, não estão ligados. Também medi continuidade entre o 104 do SIO e outros componentes do pwrbtn (resistores, um CI chaveador, outros resistores próximos ao SIO, transistores e etc) e não encontrei continuidade em nenhum componente até o momento. Suspeitando que fosse problema de solda, eu dei uma aquecida com o soprador em 350 graus no SIO, mas nada mudou. Coloquei um pouco de estanho no pino 140 com ferro de solda tbm mas ainda nada mudou. Acredito que o problema seja no Super IO mesmo, vou seguir medindo mais algumas coisas e atualizo o post se encontrar algo ou se conseguir trocar o CI. Não sou muito experiente com esse tipo de solda, sou robista em eletrônica.
  6. Alguém teria o esquema ou a boardview dessa placa pra me ajudar? Ela não liga pelo botão, mas liga normalmente fechando curto no PSON. Já verifiquei as tensões de stand by, bateria, troquei os 2 cristais 32k e nada. PS: a fonte tem 5v de pwrgood, mas quando conecto na placa a tensão cai pra 0.
  7. Pois é, então, ainda não encontrei. Procurei até da B450M que tem o 0rojeto parecido mas não achei. Enquanto isso estou tentando achar algum modelo mais novo da Asus, mesmo que não seja da linha tuf, mas que tenha os mesmos componentes (no modelo de fabricação).
  8. Bom dia, pessoal. Alguém com mais experiência que eu ou com informações que não tenho poderia me ajudar? É o seguinte, estou com essa placa mãe que não liga pelo botão power, mas jumpeando o ps_on pro gnd no conector de 24 pinos ela liga normalmente. Vou separar alguns tópicos para facilitar o entendimento do problema. CAUSA: Um amigo comprou essa placa da China e, depois de montada e testada, ele foi remover uma peça metálica do gabinete. Essa peça (uma barra de ferro para o encaixe de VGA dedicada) acabou encostando na placa e desligou o micro. Ao que parece, no local atingido pela peça se encontra o super i/o. Já realizei todas as medições do CI seguindo o datasheet do mesmo e parece tudo ok. O local que foi atingido (por sorte) tinha apenas pinos de tensão baixa (3.3vsb) e outros sinais de standby. O QUE JÁ FOI FEITO: Medição de todas as tensões do conector p24 e o conector p4, tensões ok tanto em standby quanto em funcionamento. Medição dos transistors e mosfets principais de 5v, 3v e todas as outras tensões principais da placa (bateria, alimentação de 12v, vcc da BIOS, vsb's e afins). Atualização de bios, restauração, limpeza da bios, descarga de todos os capacitores, aquecimento da placa com soprador térmico, remoção de periféricos, troca de fonte, troca de periféricos. PROBLEMA PRINCIPAL: Bom, como dito anteriormente o problema principal é que a placa só liga jumpeando o ps_on com gnd no conector p24 da fonte. Porém, uma curiosidade é que ao entrar na bios ela exibe as tensões da memória, temperatura do processador, algumas outras voltagens e etc. Mas a temperatura da placa-mãe (não sei dizer se ela está se referindo ao VRM ou a temperatura ambiente) fica em 127 graus cravados sem variação. Esse anomalia já foi verificada fisicamente na placa e não tem nenhuma área com temperatura tão alta. Dessa maneira, acredito que o problema principal esteja nesse sensor. Ele provavelmente está em curto ou aberto e isso deve estar bloqueando algum sinal de power_good do super i/o. Acontece que não sei como é esse sensor (aparência dele mesmo) e nem onde ele fica (na placa). Alguém teria alguma ideia, imagem ou esquema elétrico desse sensor/mobo que pudesse ajudar? Aceito sugestões de outros procedimentos que julgarem importante fazer também. É um problema bem atípico, haha.
  9. Opa, desculpa o engano. Resolvi o problema atualizando a versão do WinRar para a última disponível no site. Mais uma vez obrigado pelo arquivo!
  10. Bom dia, amigo. Primeiramente obrigado pelo arquivo. Contudo, acredito que o arquivo esteja com problema. Aqui no celular e no meu micro está dando erro ao abrir/extrair o arquivo, tanto com winrar quanto com o 7zip.
  11. Gente, quem acompanhou o tópico anterior sabe o que houve. Resumidamente, tentei fazer um jump de 3v3 no conector LVDS pra alimentar o Backligt da tela e devo ter fechado algum curto com o gnd sem querer. A placa desligou e não liga mais desde então. Testes realizados até o momento: - Como fechei curto no conector do LVDS, comecei medindo por lá e obviamente não apareceu nenhuma tensão, mas medi continuidade nos pinos com o gnd e alguns apresentaram curto. - Medi as tensões em volta do U24 procurando o 3.3v_LCD (de onde eu jumpiei no BL_ON), não encontrei. - Segui esses 3.3v_LCD até o Q44, porém os 5v do Source não aparecem, apresenta apenas 450mv. - Segui esses 450mv e ele me levou até o U20, e agora estou completamente perdido. - Bobinas: - L10: 50v de um lado e 5v do outro. - L12: 0.5v - Demais bobinas: 0v. Como disse, o U20 está gerando 0.5v na saída de 3v. Pode ser ele o problema? No esquema diz que ele gera 0.6v na saída e essa tensão aumenta para 3.3v (Vout = 0.6V*[1+(R1/R2)]), porém não está acontecendo. Alguém pode me ajudar?
  12. Obrigado. Vocês podem me dar um norte aqui só pra eu saber por onde começar? Não conheço as tensões de placa-mãe, segui algumas tensões do esquema elétrico para me situar porém não adiantou muita coisa. Se vocês poderem me orientar por onde começar, já seria uma boa. O que eu fiz até agora foi o seguinte: - Como fechei curto no conector do LVDS, comecei medindo por lá e obviamente não apareceu nenhuma tensão, mas medi continuidade nos pinos com o gnd e alguns apresentaram curto. - Medi as tensões em volta do U24 procurando o 3.3v_LCD (de onde eu jumpiei no BL_ON), não encontrei. - Segui esses 3.3v_LCD até o Q44, porém os 5v do Source não aparecem, apresenta apenas 450mv. - Segui esses 450mv e ele me levou até o U20, e agora estou completamente perdido kkk. Se alguém puder me ajudar, eu não tenho muito conhecimento em MB de notebook, estou perdidinho
  13. Rapaz, fui soldar o jumper e fechei um curto sei lá onde, agora mais um trabalho o notebook não está ligando. Vou tentar resolver isso o quanto antes mas podem colocar o tópico como "solucionado", pois o problema foi resolvido. Fiz um jump temporário do BL_ON com o 3.3v no monitor antigo e funcionou normal. Obrigado a todos os amigos que ajudaram ae

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...