Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Jack O'Neo

Membros
  • Posts Por Dia

    2.67
  • Posts

    10.935
  • Registrado em

  • Última visita

  • Vitórias

    49
  • Créditos EBR

    20,945 [ Doar ]

Última vitória de Jack O'Neo foi em 17 de Novembro 2024

Jack O'Neo seu conteúdo foi o mais bem avaliado!

Sobre Jack O'Neo

  • Data de Nascimento 23/03/1981

Informação Pessoal

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Localidade
    Biguaçu sc
  • Texto pessoal
    Following the White Rabbit!

Últimos Visitantes

16.049 visualizações

Conquistas de Jack O'Neo

  1. @Ahoj444 A ENE manteve o protocolo exatamente igual para todos os kbcs, o que pode vir a diferir no futuro é o tamanho do arquivo, mas, nada além disso creio eu, visto que funcionam maravilhosamente bem desta forma. Por mais que fossem diferentes, o resultado na tela seria outro, ele lhe mostraria que houve conexão mas que durante a verificação do ID do chip encontrou outro chip...
  2. @Ahoj444 Este tipo de erro está normalmente associado com falha nas conexões entre o gravador e a placa conforme os relatos fornecidos nos comentários, mas, pode também acontecer por falta de alguma alimentação no KB9028. Se aquela garrinha verde é o teu terra indo pra placa, está longo demais, todos os fios devem ter exato o mesmo tamanho ou o mais próximo possível. Aqui, como funcionou sem problemas (depois de algumas tentativas e erros), acabei optando por utilizar sempre, um flat IDE de 80 vias, fios finos o bastante para permitir boas soldaduras direto nos pinos do conector de teclado da placa, e por estarem lado a lado, pouco interferem entre si durante trafego de dados. Se li corretamente, o teu gravador utiliza o chip com final B, este requer conexões bem curtas, e nesta versão, tenho usado em 5V pra leituras/gravações de kbcs, o que eu tinha anteriormente com versão A era infinitamente melhor.
  3. Como funciona o fórum? Sistema de Créditos Manual do Usuário @Ahoj444 A leitura dos 3 links acima e de outros neles contidos, deixarão claro, como o fórum funciona e como conseguir ajuda para seu problema.
  4. @gois Como funciona o fórum? Sistema de Créditos Manual do Usuário A leitura dos links acima e de outros citados dentro deles provavelmente sanará todas as suas dúvidas sobre isso.
  5. @maj nas1360 look at the first post of the page 3 from Devan.
  6. @infosquad Tens um tempo pra nos contar sobre os thermal pads de alta eficiência que te vi usando uns tempos atrás?
  7. @MJVFC Sim, existem outras opções hoje em dia, confesso porém, que ainda não me informei totalmente sobre os novos compostos utilizados, por motivo de saúde, tenho trabalhado muito pouco, infelizmente. Acredito que o @WJinformaticaoficial possa te dar bons detalhes dos novos thermal pads e massas térmicas, ele está certamente muito melhor informado sobre eles do que eu. Sobre isto acima, é realmente importante que o dissipador de calor faça contato diretamente com a maior parte possível do DIE do chip, na maior parte das vezes (99% dos casos), o motivo para contato parcial será devido empenamento do dissipador ou outros problemas de fixação, porém, neste 1% que resta, há uma chance bem pequena de te deparares com um DIE empenado, algo que pode ser corrigido lixando o DIE, num procedimento chamado lapping, lapidação no português, é arriscado, mas, feito com perícia, trás o resultado desejado, não sou um especialista nisto, entretanto recordo de ter executado uma vez num processador duron ou athlon da AMD muitos anos atrás quando o processo de manufatura era menos confiável, não lembro dos detalhes para lhe explicar, mas lembro de ter usado lixas de granulações muito altas e de fazer centenas de testes de contato para lixar o menos possível o DIE do chip. Sendo possível, é sempre preferível modificar o dissipador, algo que naquela ocasião, provavelmente não me ocorreu, ou talvez pareceu mais difícil de executar, recordo que a elevação era visível a olho nu, numa das bordas do DIE do processador.
  8. @Jose Carlos Severo Tudo que você deseja a outrem, que você receba mil vezes mais, e com o triplo da frequência. @curtolo Por gentileza tomar as devidas providências.
  9. @Vendas ASTech Então, não creio que sejam ideais para o serviço, a tinta dessas canetas nem sempre aceitam soldagem, acho que tem apenas uma que aceita, e mesmo assim a condutibilidade nos melhores casos ainda é alta demais, as trilhas feitas com elas comportam-se como resistores de baixo valor, e por fim, as que prestam são extremamente caras.
  10. Algo como isto é essencial para obter resultado satisfatório na comunicação entre o gravador e a placa, os gravadores que de fato têm o C.I ch341A toleram fios mais longos (até uns 20cm), mas a maioria desses gravadores atualmente vem com o ch341B, assim sendo é necessário utilizar fios curtos em virtude do oscilador interno deste C.I ser problemático.
  11. @jubadasilva Os fios que interligam o gravador na placa devem ter no máximo 10cm de comprimento. O ideal é utilizar fios finos, tenho sempre sugerido aqueles fios de cabo IDE 80 vias de HD ATA. Para utilizar neste setup seu, vais precisar de um extensor USB para conectar o gravador ao PC.
  12. @jubadasilva o gnd do gravador deve ser conectado ao gnd da placa, isso não consta no seu esquema, por isso eu sempre peço fotos das conexões feitas de fato, o esquema eu tenho. Outra coisa, não sei como fez a contagem dos pinos pra chegar no KSO3 mas houve uma vez que contei da lateral mais próxima e acabei soldando o fio no lugar errado, o ideal é contar do pino 1 em diante, pois, muitas vezes o esquema mostra pinos a mais no final que na prática não existem pois são aterramentos. Lembrando também, que após fazer as conexões entre o gravador e a placa, aí sim o gravador deve ser conectado ao pc e aí a placa mãe deve ser alimentada com o carregador. Vale apena ainda, conferir as alimentações do kbc pra ver se ele está pelo menos em condição de ser reconhecido para gravação. Edit: Sobre o nome do arquivo de bkp, você escolhe... Se colocar "quindim.exe" ele vai salvar assim.
  13. Vou tirar um tempo durante esse mês pra reescrever a postagem inicial, de forma que fique compatível com os novos executáveis, em algum momento eu resolvi omitir o (EDI) do nome dos chips pra facilitar a digitação e o tutorial não mais reflete os procedimentos atuais. Perdão pelo inconveniente.
  14. @jubadasilva renomeaste algum dos dois flashroms mais atuais para "flashrom.exe" ? Foram colocados nomes sugestivos de versão já que existem dois executáveis, mas o ideal é escolher um dos dois e utilizar conforme ensinado no extenso tutorial, a diferença é que na versão que foi compilada especificamente para o ch341a não há necessidade de utilizar o -p pra especificar o gravador. Esta última execução na foto acima foi numa versão que precisa do comando "-p ch341a_spi", sem ele não vai funcionar, mas se não for um dos dois últimos executáveis baixados não posso garantir que seja compatível com o kb9022 pois não sei qual versão baixou anteriormente. O comando -> flashrom -p ch341a_spi -c "KB9022" -r bkpkb9022.bin -V <- deve funcionar em qualquer versão mais recente do executável, o argumento -p pode ser omitido mas não é necessário omiti-lo. Pelo que entendi, agora não tens mais o problema com as DLL, e já é possível executar o flashrom sem problemas... Se todas as conexões estiverem ok, se a placa estiver alimentada como deveria, e não houver algum outro problema desconhecido, deverias conseguir ler o kb9022... Se puderes postar fotos das conexões que fez isso pode ajudar a determinar o problema na leitura e gravação do C.I.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...