Postado 23 de Março de 2017 9 anos Estou com uma placa de uma máquina de costura industrial onde encontrei pifado o CI MR4030. Junto com ele o que parece ser um diodo zener smd de proteção e um varistor. Anexei a foto do diodo e a foto do verso da placa para que me ajudem a saber qual o diodo deve ser usado. Não encontro esquema dessa placa em lugar algum. No diodo: "1" "(uma marca)" "B" "0" "3". Grato
Postado 24 de Março de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., seu tópico foi movido para a área correta »
Postado 26 de Março de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Qual é a identificação do diodo?
Postado 26 de Março de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Tudo indica que ele é um TPD6V8LP de 6,8V. Olhe ai no datasheet: Onde tem 15803.
Postado 26 de Março de 2017 9 anos Cara, toda vez que voce pegar um componente que dê para enxergar a identificação voce faz o seguinte: Código+datasheet no google, se tiver voce cai exatamente no datasheet dele. Exemplo: diodo zener 15803+datasheet.
Postado 27 de Março de 2017 9 anos Autor Obrigado pelo retorno, Saul. Como você deduziu qual é o diodo? Eu realmente não consigo enxergar número naquele caractere estranho entre o "1" e o "B" (que seria oito).
Postado 27 de Março de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., É o costume amigo. Mas se voce olhar bem verá os numeros, coloque uma lupa e gire o diodo até achar uma posição em que a luz incide sobre a tinta e ela aparece bem.
Postado 27 de Março de 2017 9 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., sim... sei como é. É que realmente não parecem números... Mas OK, vou atrás do diodo e retorno. Grato por enquanto.
Postado 27 de Março de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Antes veja o datasheet do CI que foi trocado e poste ele ai, para que a gente veja quantos Volts entram nesse pino, pois o breakdown desse diodo é de no minimo 6,4 e no máximo 7,2V E para estar mais seguro é bom fazer isto.
Postado 27 de Março de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Veja se seu CI é este:
Postado 27 de Março de 2017 9 anos Só que eu busquei e achei o datasheet dele, não tem detalhes que nos ajudem em nada. Portanto vamos ter que contar com o que deu pra entender até agora, sobre o código do diodo, se voce quiser arriscar... Os datasheet que achei são apenas diagramas em bloco, isso aí é uma fonte chaveada classificada como quase ressonante.
Postado 27 de Março de 2017 9 anos Se voce olhar no datasheet esse diodo fica conetado a um enrrolamento secundário de bem poucas espiras, portanto creio que de tensão relativamente baixa: pinos 1, 2, 4 controlam esse enrrolamento do trafo, me pareceu mais com um feedback para controle de corrente da fonte.
Postado 27 de Março de 2017 9 anos Veja que no pino 2 tem o desenho de metade do fotocoupler, a outra metade é um diodo que fia no secundário da fonte, segundo o datasheet que voce colou aí.
Postado 27 de Março de 2017 9 anos Autor É este CI do ML que comprei. Deduzi, pelo circuito (queimado), que se trata de proteção caso feedback alterado. Será que funciona sem ele?
Postado 27 de Março de 2017 9 anos É este CI do ML que comprei. Deduzi, pelo circuito (queimado), que se trata de proteção caso feedback alterado. Será que funciona sem ele? Eu acredito que pode funcionar sem o diodo, mas nao aconselharia, vai que vem um pico de tensão e o CI queima de novo. Eu acredito que seja um diodo zener de 6V8, voce pode colocar qualquer diod zener normal desde que seja com essa voltagem. Pode ser um daqueles antigos mesmo, apenas coloque um que tenha pelo menos 500mW de potencia de dissipação.
Postado 27 de Março de 2017 9 anos Me pareceu ter um fotocoupler duplo ai nesse circuito postado por voce. Observe se tem esses foto acopladores na sua placa e caso tenha, verifique se não estão em curto ou abertos.
Postado 27 de Março de 2017 9 anos Autor Sim. Amanhã procuro o diodo e faço uma varredura no circuito. Grato
Postado 28 de Março de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Resolveu a bronca?
Postado 28 de Março de 2017 9 anos Autor Vou pegar o diodo quinta. Pretendo instalar a placa sexta ou sábado. Posto o resultado. Vai dar tudo certo!
Postado 28 de Março de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Vai sim, tranquilamente. Me diz: isso é de uma daquelas máquinas computadorizadas?
Postado 28 de Março de 2017 9 anos Autor Isso. É uma Siruba. É a segunda placa que pego. Não é difícil arrumar, mas são da China e não existem referências. Depois de pronto vou colocar alguma coisa sobre isso no fórum.
Postado 29 de Março de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Rapaz pel que vi da placa, não é difícil fazer um engenharia reversa e fazer uma igual, não.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.