Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Identificar DIODO SMD ZENER que está em curto.

Featured Replies

Postado

Estou com uma placa de uma máquina de costura industrial onde encontrei pifado o CI MR4030. Junto com ele o que parece ser um diodo zener smd de proteção e um varistor.

Anexei a foto do diodo e a foto do verso da placa para que me ajudem a saber qual o diodo deve ser usado. Não encontro esquema dessa placa em lugar algum.

No diodo: "1" "(uma marca)" "B" "0" "3".

Grato

20170323_143801.jpg.d722f5207cdfcf3cd3b048f6228c2878.jpg

20170323_144031.jpg.5c3fa4a183a89ca826a1bda6929b1af5.jpg

• Respostas 57
  • Visualizações 9,5k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Postado

Cara, toda vez que voce pegar um componente que dê para enxergar a identificação voce faz o seguinte: Código+datasheet no google, se tiver voce cai exatamente no datasheet dele.

Exemplo: diodo zener 15803+datasheet.

Postado
  • Autor

Obrigado pelo retorno, Saul.

Como você deduziu qual é o diodo? Eu realmente não consigo enxergar número naquele caractere estranho entre o "1" e o "B" (que seria oito).

Postado
  • Autor

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., sim... sei como é. É que realmente não parecem números... Mas OK, vou atrás do diodo e retorno. Grato por enquanto.

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Antes veja o datasheet do CI que foi trocado e poste ele ai, para que a gente veja quantos Volts entram nesse pino, pois o breakdown desse diodo é de no minimo 6,4 e no máximo 7,2V

E para estar mais seguro é bom fazer isto.

Postado

Só que eu busquei e achei o datasheet dele, não tem detalhes que nos ajudem em nada. Portanto vamos ter que contar com o que deu pra entender até agora, sobre o código do diodo, se voce quiser arriscar... Os datasheet que achei são apenas diagramas em bloco, isso aí é uma fonte chaveada classificada como quase ressonante.

Postado

Se voce olhar no datasheet esse diodo fica conetado a um enrrolamento secundário de bem poucas espiras, portanto creio que de tensão relativamente baixa: pinos 1, 2, 4 controlam esse enrrolamento do trafo, me pareceu mais com um feedback para controle de corrente da fonte.

Postado

Veja que no pino 2 tem o desenho de metade do fotocoupler, a outra metade é um diodo que fia no secundário da fonte, segundo o datasheet que voce colou aí.

Postado
  • Autor

É este CI do ML que comprei.

Deduzi, pelo circuito (queimado), que se trata de proteção caso feedback alterado.

Será que funciona sem ele?

Postado

É este CI do ML que comprei.

Deduzi, pelo circuito (queimado), que se trata de proteção caso feedback alterado.

Será que funciona sem ele?

Eu acredito que pode funcionar sem o diodo, mas nao aconselharia, vai que vem um pico de tensão e o CI queima de novo. Eu acredito que seja um diodo zener de 6V8, voce pode colocar qualquer diod zener normal desde que seja com essa voltagem. Pode ser um daqueles antigos mesmo, apenas coloque um que tenha pelo menos 500mW de potencia de dissipação.
Postado

Me pareceu ter um fotocoupler duplo ai nesse circuito postado por voce. Observe se tem esses foto acopladores na sua placa e caso tenha, verifique se não estão em curto ou abertos.

Postado
  • Autor

Sim. Amanhã procuro o diodo e faço uma varredura no circuito. Grato

Postado
  • Autor

Vou pegar o diodo quinta. Pretendo instalar a placa sexta ou sábado. Posto o resultado. Vai dar tudo certo!

Postado
  • Autor

Isso. É uma Siruba. É a segunda placa que pego. Não é difícil arrumar, mas são da China e não existem referências. Depois de pronto vou colocar alguma coisa sobre isso no fórum.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.