Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HP G42 440br / DAAX1JMB8C0 / Liga dá vídeo e em seguida desliga

Avalie este tópico:


Victor Benatti

Posts em destaque

Olá amigos do fórum, estou com o notebook HP g42 440br com um problema peculiar. Ele chegou para mim sem dar sinal nenhum de vida. Atualizei as duas bios, e encontrei dois capacitores em curto na entrada V18R (C545 e C549) do IO.

Após os procedimentos ele passou a acender a luz quando a fonte conectada. Porém agora que começa a parte que me intrigou, mesmo assim ele não ligava sem que a bateria estivesse conectada. Quando conecto a bateria e a fonte na maquina ela imediatamente liga sem eu dar o comando no botão de ligar, dá vídeo e depois e depois de 6 segundos desliga.

Agora estou preso nesse sintoma.

 

Agradeço a contribuição de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  se você fez backup antes de regravar as bios, eu voltaria os backups e faria o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , fiz os testes que vcs dois sugeriram, primeiro retirei a pilha da bios e fiz o reset. Não obtive nenhuma diferença.

Depois regravei a bios com a versão antiga que eu tinha feito backup. A placa parou de vez. Voltei com a versão atualizada e novamente estamos no ponto inicial. Notebook liga, dá vídeo e após alguns segundos desliga. E detalhe, só faz isso com a bateria conectada na placa. Só com a fonte ele pisca o led do jack algumas vezes, como que em um padrão, depois fica branco. Mas, não starta com pressiono o botão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
olá amigo. Para ligar a placa o amigo está usando o carregador original ou uma Fonte Regulável Assimétrica?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, já testei com duas fontes originais e com a fonte assimétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, tranquilo!!

São detalhes bobos que as vezes pegam a gente.

Vc acha que vale a pena ressoldar o IO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , fiz os testes que vcs dois sugeriram, primeiro retirei a pilha da bios e fiz o reset. Não obtive nenhuma diferença.

Depois regravei a bios com a versão antiga que eu tinha feito backup. A placa parou de vez. Voltei com a versão atualizada e novamente estamos no ponto inicial. Notebook liga, dá vídeo e após alguns segundos desliga. E detalhe, só faz isso com a bateria conectada na placa. Só com a fonte ele pisca o led do jack algumas vezes, como que em um padrão, depois fica branco. Mas, não starta com pressiono o botão.

 

a pilha da CMOS tem a tensão de 3V? Não faria resolda no EC(I/O) agora amigo. Eu faria mais analise no setor da ROM Bios regravando com outro arquivo ou usando um outro CI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, eu estou analisando a parte do pwrbutton e ele esta apresentando nível logico zero, sem aparentemente ter nenhum componente em curto.

Quando eu plugo a fonte e vou seguindo os pontos onde deveriam tem 3,3v no IO, estou encontrando 0, mas não é o terra,

Já testei sem a plaquinha do botão e continua 0, já testei os resistores que estariam associados ao circuito e nada.

Faz ate sentido, pois quando conecto a fonte ele imediatamente inicia o funcionamento e após alguns segundos desliga. É como se estivessem precionando o botão o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor amigos, estou realmente confuso!

Acho que encontrei o problema, mas não consigo resolver. A linha do Power button não chega os 3,3.

Já revisei tudo, o resistor de pullup R74, o capacitor da linha também. O curioso é que não há um curto. A resistência esta dando em torno de 8k em relação a terra. Do outro lado do resistor de pullup chega os 3,3 certinho.

O que me deixa doido é que tudo funciona, eu ligo o note, ele dá imagem, aparece a bios, e depois de uns 5 segundos desliga. Como se estivessem pressionando o botão de power.

Agora, como é possível não estar dando os 3,3 se não há curto nenhum na linha e uma resistência de 8k?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
olá amigo bom dia. Você sabe startar(ligar) a placa sem a utilização do BTpower?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, opa fala felho blz

Entao cara pelo q eu entendi a tensao do botao fica sempre em 0 e vc ja regravou e trocou o chip da bios certo? Tenta seguir o esquema pra verde onde vem a tensao do botao ate vc achar alguma coisa

 

Tentei dar uma analisada aqui e vi q tem o pr221 q se nao estou enganado é da onde sai a tensao do botao e para os demais circuitos da uma olhada nele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
olá amigo bom dia. Você sabe startar(ligar) a placa sem a utilização do BTpower?

 

Da forma que eu sei seria fazer curto em dois terminais que estão logo abaixo do conector da plaquinha do botão power. Andei pensando em injetar o 3,3 direto no terminal do IO e retirar ele simulando o botão sendo apertado. Porem estou com um pouco de medo.  9_9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , já regravei a bios algumas vezes, e nada. Na verdade o defeito que veio foi parcialmente resolvido com a regravação da bios.

, rapaz eu percorri o esquema dele aqui, já testei alguns componentes, mas já nem sei mais o que fazer. Não encontro nenhum curto nas linhas responsáveis pelo botão. A alimentação dele vem de 3vpcu, e essa tensão esta perfeita, alimentando outros setores do circuito normalmente. Ela ao circuito do botão através do resistor R74 para o NBSWON#.

Agora, como pode essa tensão estar sumindo sem nenhum curto, e já tendo eu testado e trocado essa resistor?

Já testei também o C59 que é um capacitor que está nessa linha de NBSWON# e ele não tem curto nenhum.  >:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
olá amigo bom dia. Você sabe startar(ligar) a placa sem a utilização do BTpower?

 

Da forma que eu sei seria fazer curto em dois terminais que estão logo abaixo do conector da plaquinha do botão power. Andei pensando em injetar o 3,3 direto no terminal do IO e retirar ele simulando o botão sendo apertado. Porem estou com um pouco de medo.  9_9

 

muita calma não fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, rsrsrsrsrs, quando penso nas consequencias eu me acalmo. rsrsrsrs.

Obrigado pela preocupação!

O estranho é que não me parece defeito no IO, porque ele starta a maquina corretamente, ela chega até a gerar vídeo, mas logo depois desliga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
se o amigo fizer um curto com o terra no pino 4 do CN4 isto simula o apertar do BTpower se tudo tiver ok nessa linha a placa vai ligar certo. Com isso se pode comprovar se o defeito é no circuito ou no BTpower ou flat.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, eu já fiz esse teste.

Na verdade o botão esta funcionando perfeitamente. A questão é que não há os 3,3 na linha para que ao ser feito o curto a tensão ir a 0 e depois voltar a 3,3.

Sem essa tensão o IO esta achando que o botão esta apertado o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  cara ta complicated em

Deixa eu perguntar uma coisinha aki perto do cn4 verifica o c540

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, cara ta muito complicated mesmo. :P

Testei o capacitor que vc sugeriu e esta funcionando perfeitamente. kkkkkkk.

Não consigo compreender como essa tensão esta sumindo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, aqui vai uma atualização da caso: após muita análise estou chegando a conclusão de que o problema é causado por dois capacitores que são ligados diretamente no IO. Logo que esse note deu entrada eu encontrei dois capacitores em curto na entrada V18R (C545 e C549) do IO. Substitui eles por outros com capacitância um pouco maior. Porem eles estão me gerando alguns problemas, na verdade eu havia retirado eles de uma sucata de placa mãe de PC, e acredito que a tensão de trabalho dele seja inferior ao recomendado. Sendo assim eventualmente eles estão através do IO matando a tensão na linha do NSWON#.

O que eu lhes pergunto é: Onde posso encontrar capacitores de 4,7uf por 6,3V? Esta muito difícil de achar aqui na sucata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...