Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica SAMSUNG NP3004A-BD2BR / BA41-01666A PETRONAS 14/ Desligando sozinho intermitente

Avalie este tópico:

DoubleGuy

Posts em destaque

Ola pessoal, venho postar um caso que demorei para descobrir o defeito. 

Esse notebook, aparentemente estava funcionando ok.  Ele demora muito para apresentar o defeito de desligar derrepente e nao ligar mais, e só depois de um tempo sem energia ele liga novamente. 

Nao tem momentos especificos que o defeito acontece. As vezes ele funciona por semanas sem dar problema, mas as vezes ele desliga em 2 min ou menos. E quando mandava hibernar ele não voltava da hibernação. So desligando e ligando para dar video. 

Ja troquei de tudo nele, processador, dissipador, ventoinha, fonte, memoria ram, placa do botao power, ci da bios, ME no pch, e soquete do processador. Nada deu certo. 

So um dia ele não quis ligar mais nada mesmo, morreu de vez, ai coloquei ele na fonte assimetrica e vi que tinha um consumo de 0,07 A, encontrei um pwm o famoso TPS 51125 fritando. Fiz a substituição e o notebook voltou a ligar e funcionar sem problemas ja faz semanas. Ate a hibernação voltou a funcionar. 

Bom fica ai talvez uma luz, para quem esta com algum problema parecido com o meu.

Muito obrigado pela atenção!

• Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Já serviu pra mim. 

Estou com um Vaio aqui com problema parecido. Demorou dias pra resolver desligar na bancada. E quando desliga, as fontes primárias ficam zeradas também. Esse TPS 51125 é delas, certo? No meu caso, é outro controlador.

Obrigado por compartilhar.

Editado: por Zoom1966
correção.
  • Joinha 2
Link para o comentário

• 1 mês depois...
Em 01/09/2017 às 18:44, DoubleGuy disse:

Ola pessoal, venho postar um caso que demorei para descobrir o defeito. 

Esse notebook, aparentemente estava funcionando ok.  Ele demora muito para apresentar o defeito de desligar derrepente e nao ligar mais, e só depois de um tempo sem energia ele liga novamente. 

Nao tem momentos especificos que o defeito acontece. As vezes ele funciona por semanas sem dar problema, mas as vezes ele desliga em 2 min ou menos. E quando mandava hibernar ele não voltava da hibernação. So desligando e ligando para dar video. 

Ja troquei de tudo nele, processador, dissipador, ventoinha, fonte, memoria ram, placa do botao power, ci da bios, ME no pch, e soquete do processador. Nada deu certo. 

So um dia ele não quis ligar mais nada mesmo, morreu de vez, ai coloquei ele na fonte assimetrica e vi que tinha um consumo de 0,07 A, encontrei um pwm o famoso TPS 51125 fritando. Fiz a substituição e o notebook voltou a ligar e funcionar sem problemas ja faz semanas. Ate a hibernação voltou a funcionar. 

Bom fica ai talvez uma luz, para quem esta com algum problema parecido com o meu.

Muito obrigado pela atenção!

Link para o comentário

Olá pessoal boa tarde.... tenho uma grande duvida sobre o problema da placa mãe Samsung SAMSUNG NP3004A-BD2BR / BA41-01666Aela se encontra com o mesmo problema, só que o componente mencionado não tem na placa que estou trabalhando... fora que a placa não possui impressão no circuito.... que dificulta mais ainda....contudo essa placa estava funcionando perfeitamente, precisava apenas de uma instalação de sistema operacional, dai veio o catatau do defeito, ela reiniciou e começou a da o erro de não ligar mais... ela acende o led de esta carregando e quando acionamos para ligar nada, dispara e não liga. em que vc poderia me ajudar?

Link para o comentário

2 horas atrás, Flavio Cerqueira Cross disse:

Olá pessoal boa tarde.... tenho uma grande duvida sobre o problema da placa mãe Samsung SAMSUNG NP3004A-BD2BR / BA41-01666Aela se encontra com o mesmo problema, só que o componente mencionado não tem na placa que estou trabalhando... fora que a placa não possui impressão no circuito.... que dificulta mais ainda....contudo essa placa estava funcionando perfeitamente, precisava apenas de uma instalação de sistema operacional, dai veio o catatau do defeito, ela reiniciou e começou a da o erro de não ligar mais... ela acende o led de esta carregando e quando acionamos para ligar nada, dispara e não liga. em que vc poderia me ajudar?

@Flavio Cerqueira Cross  Amigo, primeiro voce abre um topico só para voce. Esse topico esta encerrado. 

Sao regras do forum, daqui a pouco um moderador vai te avisar disso. 

Bom se for um petronas 14 igual meu, tem que ter o tps 51125. So que a samsung pode ter usado um richtek ou algum outro similar. 

Veja nesse topico os cis similares que servem com a mesma função. Tenta procurar na sua placa por esses nomes da lista que são compativeis com o tps 51125.

Como eu não estou com essa placa mae mais, eu não vou poder te falar exatamente aonde ele esta, acho que esta perto dos botões do touchpad. 

Lembrando que seu problema pode ser outra coisa. Voce tem que ver se tem algum ci esquentando, e se tiver fonte assimetrica veja se tem consumo de corrente ligando somente a placa pelada, se tiver é pq tem alguma coisa em curto. 

Editado: por DoubleGuy
Link para o comentário

2 horas atrás, Flavio Cerqueira Cross disse:

Por isso amigo, é bom que voce abra um topico para seu caso, ai voce vai poder ter mais ajuda do pessoal do forum. 

Se voce colocar seu caso em um topico encerrando, ninguem vai dar muita atenção. 

Link para o comentário

De ante-mão peço desculpa pela replicação.

E referente a dica, muito obrigado!!...teve outras coisas que tb descobrir... como o capacitor Nec/Tokin... que quando esta com o processador a maquina não liga e quando tiro o processador ela liga... coisa estranha, mas como este capacitor alimenta o processador é possível que  seja um problema... solucionando vou postar, inclusive as imagens de como foi sanado. 

Link para o comentário

14 horas atrás, Flavio Cerqueira Cross disse:

De ante-mão peço desculpa pela replicação.

E referente a dica, muito obrigado!!...teve outras coisas que tb descobrir... como o capacitor Nec/Tokin... que quando esta com o processador a maquina não liga e quando tiro o processador ela liga... coisa estranha, mas como este capacitor alimenta o processador é possível que  seja um problema... solucionando vou postar, inclusive as imagens de como foi sanado. 

Essa placa mae tem nectokin? 

Se tiver, tem caso que quando ele ta ruim, o notebook da video quando voce liga ele na bateria. Ou quando voce coloca um processador mais fraco como o celeron. 

PQ ele quem faz a filtragem de energia para o processador, se ele estiver ruim, a maquina nao da video. Mas quando voce força menos energia, quando liga na bateria, a filtragem é menor no processador e exige menos do nectokin, e as vezes ele volta funcionar. Mas isso é so para diagnostico, o correto é trocar ele. 

No caso de não deixar ligar é mais dificil. Casos que peguei que o nectokin ruim, a maquina pelo menos ligava mas sem video. 

Link para o comentário

bom dia... ela não esta assim... o que acontece é: quando esta com o processador ela liga, acendendo o led (cor verde) de que possui tensão e ao acionar pra ligar o note o led (cor azul) acende e após 2s desliga, isso com o processador.... o problema que não tenho bateria e a bateria que tenho do note ta morta... quando esta sem o processador ele acende os dois leds, mas por não ter processador ele não da vídeo (claro!!), dai percebi que o curto esta entre o proc e o capacitor... vou aguardar o pedido que fiz dele chegar, daqui a alguns dias posto o video da troca e a solução do problema se foi ou não resolvida. 

Deus permitindo, próximo mês, estarei fazendo minha conta Vip para um ano.

Muito obrigado.

Link para o comentário

Viu se vc quiser fazer um teste, vc pode trocar o nectokin por capacitores de tantalo, tem varios topicos aqui no forum falando a respeito.Veja qual a capacitancia do seu nectokin e tenta fazer um calculo aproximado de capacitores de tantalo para chegar no valor do nectokin original.  Normalmente se usa 220uf ou 330uf. 

Vc ja removeu o nectokin e testou a placa com o processador para ver se ele mantem ligado?  É claro que nao vai dar video, mas se o nectokin estiver em curto, ai fica do jeito que vc ta falando mesmo. 

Editado: por DoubleGuy
Link para o comentário

@Flavio Cerqueira Cross , para efeito de teste, pode até remover o Nectokin e colocar capacitor(es) eletrolítico(s), obedecendo a capacitância do nectokin. Frisando, somente para teste!

Se o teste for bem sucedido, aí sim você corre atrás do componente correto.

Editado: por Zoom1966
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...