Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Na falta de alcool usar acetona?

Avalie este tópico:

Posts em destaque

• Respostas 50
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

• 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

essa do Álcool de carro eu não sabia! Será que é confiavél mesmo ? pois aqui 900 ml de AI é 15,00 .. se puder usar etanol mesmo vou rir atoaa então e não vou ter mais miséria na hora de usar!

e o FLUXO gente tem o branco e o amarelo.. eu prefiro o amarelo o branco eu acho ele muito fraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certa vez, assisti uma vídeo aula onde a pessoa limpou a placa com acetona, no momento achei que seria perigoso e não adotei e continuei usando álcool.

Mas na semana passada tirei a GPU de um XBOX e quando fui limpar não tinha álcool então me lembrei da acetona e peguei "emprestado" da minha esposa. Limpa bem mais que o álcool e visualmente nenhum dano a placa.

Vou testar o etanol do posto.

Att,

Fernando

Link para o comentário

Eu já usei Etanol (álcool de Posto), Álcool Isopropílico (Isopropanol), Acetona e Tiner e minha conclusão é:

Etanol (álcool de Posto): Limpa bem e tem uma vantagem sobre o isopropanol que não deixa aquelas manchas brancas na placa sem falar que é mais barato que o Isopropanol.

Álcool Isopropílico (Isopropanol): Limpa bem só tem dois contras que é o preço e o fato de manchar a placa, no caso de lavar toda a placa com ele depois tem que passar um pano ou pincel para retirar as manchas brancas.

Acetona: Também limpa, algumas marcas deixam uma mancha branca e outras não, a desvantagem da acetona comprada em farmácias é que elas contem óleos como óleo de girassol e devido a essas misturas não sei o efeito futuro na placa. Lembrando que, para comprar acetona pura em pequenas quantidades você ainda acha em algumas Farmácias de Manipulação mas é cara tão quanto o Isopropanol e para comprar em quantidades maiores (me parece, não tenho certezas que mais que 5 litros ano !) você tem que ter autorização da Polícia Federal devido a acetona ser usado no refino de drogas como a cocaína.

Tiner: Limpa bem mas desses é o mais agressivo, já tive placas que percebe ter removido aquela fina camada do esmalte da placa, eu só uso na placa quanto tenho que limpar fluxo de solda ou com escovinha para limpas contatos quando o negócio está difícil sem falar que se usa-lo constantemente você corre alguns riscos de saúde.

Conclusão

Todos são válidos, eu tenho todos em casa, o que menos recomendo para lavar placas é o tiner, usem tiner apenas para limpezas dos contatos metálicos e com escova de dente para evitar quantidade maior do líquido na placa e evitem deixar derramar tiner na parte de plástico do notebook. Outra coisa que venho estudando fazendo testes são os produtos para limpeza usados na cozinha, existem bons produtos para limpeza pesada e que se aplicam muito bem para lavar placas, até agora não achei um bom para limpar os contatos sem ter que lavar a placa mas estou com um em mente para testar e ver como ficará a longo prazo o resultado, assim que achar novidades posto no Fórum. Esses produtos usados para limpeza de pias de inóx, vasilhames de alumínio, ouro creio ser o canal, principalmente os de limpeza para cozinha pois existem anos de pesquisa em cima do produto e nem todos agridem a superfície aplicada, o cuidado deve ser redobrada no caso do BGA para não ficar produto por baixo do mesmo no caso de uma lavagem geral da placa pois não sabemos o resultado a longo prazo. Eu mesmo uso Sapólio tanto o liquido quanto em barras para lavar placas e é um espetáculo, para quem não sabe o Sapólio é o terror para acabar com gorduras e deixa os contatos brilhando ! Um exemplo é o produto Limpa Alumínio, inclusive até fiz uma postagem falando sobre ele, vejo um futuro promissor nele para limpar contatos, no momento só acho que ele é muito espumante (pelo menos as marcas que já testei) para passa-lo na placa sem ter que lavar com água, estou fazendo uns testes a longo prazo com ele, se tiver algum resultado satisfatório posto resultados aqui no Fórum.

NÃO USEM PRODUTOS QUE VOCÊ NÃO SAIBA O RESULTADO SEM ANTES FAZER TESTES !

Link para o comentário

Ola a todos, participei de um curso em Brasília, do sr,Marcos administrador de redes e o mesmo fez um curso na pcchips china, e normalmente ele usa acetona, agora no meu caso, algumas falhas de travamento no Socket dos processadores, sempre resolvi lavando muito bem com acetona, e soprador térmico, batata, 90% dos travamentos era acumulo muito grande de sujeira no Socket.

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Paz Pessoal!!!

Olha, fui comprar o alcool isopropílico e levei um baita susto!!!

Vai me sair quase R$20,00 o litro.  Mue funcionário congitou a possibilidade de usar etanol e pelo que ví aqui ninguém se opôs, vou fazer o teste e depois posto o resultado. Se funcionar blz vai ser uma blz :D :D :D

Link para o comentário

comparada a media de um reparo eletrônico um litro de álcool isopropílico a 20 conto não está caro. outra coisa é o momento que vivemos hoje as pessoas não estão mais descartando aparelhos eles estão mandando consertar que em alguns casos ta mais barato. esse material é de consumo direto então não deixo faltar nem tente outras coisas.

boa sorte! e bons serviços!

Link para o comentário

comparada a media de um reparo eletrônico um litro de álcool isopropílico a 20 conto não está caro.

Com certeza não está caro. Eu pago 45 no litro de PA (alto grau de pureza) e ainda assim não acho caro. Aqui nas eletrônicas meio litro custa em média 15 Reais.

Claro que eu não saio dando banho em placa com este álcool caro. heheheheh.... O lance é saber usar.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...