Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell inspiron 15 MB - Cedar Intel 13269-1 - Não liga

Avalie este tópico:

Tecnoware

Posts em destaque

Estou com essa placa na bancada que está desarmando o carregador, quando é conectado. De acordo com a descrição que fiz no esquema, encontro os 19V até o PU4402.  Na linha indicada com as setas vermelhas parece haver um curto. Em escala de continuidade no multímetro, aterrei a ponta preta e ao colocar em qualquer componente nessa região da placa, o multímetro bipa e fica zerado. Usei a fonte de bancada, em 2A 3v e o PU4402 e PU4403 esquentaram. Tirei eles mas ainda continua da mesma forma.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, brunoinforec disse:

@Tecnoware
Depois que remover o resistor, voce vai injetar tensão com a fonte de bancada do lado do DCBAT.
E vai verificando, pois, algum componente deve aquecer.

Eu removi o resistor, fui injetando, aumentando aos poucos até chegar em 19V e nada esquentou. Acima de 5V, quando encosto a ponta no lado DCBAT, a fonte de bancada mostra como se eu tivesse colocando terra com terra. 

Link para o comentário

21 minutos atrás, Tecnoware disse:

Retirei o PU4402 e PR4402. Na linha DCBATOUT o multimetro apita e fica zerado, em escala de continuidade. injetei tensão na linha mas até agora não esquentou nada. 

@Tecnoware

Se nao ta esquentando, pode ser um curto em dessas linhas de baixa resistencia: memoria, processador, vfx.
Eu vou baixar o esquema pra analisar.

Link para o comentário

• K0rTy alterou o título para Dell inspiron 15 MB - Cedar Intel 13269-1 - Não liga

Especificamente nessa linha deve aguentar até 19v com corrente de 3A no máximo.

Tente verificar isso.

Tirar componente em curto é uma loteria. As vezes vc acerta de prima outras vezes vc tem que procurar bem.

Veja que em varias linhas de tensões ai a corrente varia de 5A 19A já vi até 30 e tantos A. Então uma fonte de bancada de 3A ou 5A num faz nem cocegas. 

Link para o comentário

1 hora atrás, brunoinforec disse:

@Tecnoware

Se nao ta esquentando, pode ser um curto em dessas linhas de baixa resistencia: memoria, processador, vfx.
Eu vou baixar o esquema pra analisar.

Agradeço. Nas duas imagens de cima, onde há uma seta vermelha indica o lugar onde o multimetro acusa continuidade. 

Link para o comentário

1 hora atrás, K0rTy disse:

Especificamente nessa linha deve aguentar até 19v com corrente de 3A no máximo.

Tente verificar isso.

Tirar componente em curto é uma loteria. As vezes vc acerta de prima outras vezes vc tem que procurar bem.

Veja que em varias linhas de tensões ai a corrente varia de 5A 19A já vi até 30 e tantos A. Então uma fonte de bancada de 3A ou 5A num faz nem cocegas. 

Realmente. Eu fui injetando de 3V 2A até chegar em 19V 3A e nada esquentou. Detalhe é que acima de 5V, ao encostar a ponta de prova na linha supostamente em curto a fonte desarma, a tensão cai pra 3,4V. Mas nada esquenta

Link para o comentário

@Tecnoware

Esta ficando cada vez mais complicado pra gente aqui te ajudar porque temos que ter certeza que o que vc está nos passando não são diagnósticos corretos.

Quando vc injeta tensão e eleva ate 19v qual o consumo dessa placa?

Tem certeza que sua fonte de bancada está entregando a corrente necessária.

Sem o PR4402 você injetou tensão na linha DCBATOUT ou AD+_TO_SYS ? elas são diferentes.

Você injetou tensão em alguma outra linha? Qual?

Editado: por K0rTy
Link para o comentário

@Tecnoware

Esta ficando cada vez mais complicado pra gente aqui te ajudar porque temos que ter certeza que o que vc está nos passando não são diagnósticos corretos.

Quando vc injeta tensão e eleva ate 19v qual o consumo dessa placa?

Tem certeza que sua fonte de bancada está entregando a corrente necessária.

Sem o PR4402 você injetou tensão na linha DCBATOUT ou AD+_TO_SYS ? elas são diferentes.

Você injetou tensão em alguma outra linha? Qual?

Hum, achei que tinha facilitado. Eu não tenho muito conhecimento, então me perdoe pelas informações sem clareza. Eu comecei injetando 2A 3A na linha  DCBATOUT, após o PR4402, nada esquenta. Aí fui aumentando aos poucos, pra 5V, 7V, na mesma linha. Vou fazer um video explicando melhor o que acontece. Injetei também na linha do PL4801, que está na imagem acima. Eu injetei nessas linhas porque com o multimetro, essas linhas estavam apresentando continuidade, na escala de diodo do multimetro. Como disse, vou fazer um video explicando.

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
nesse vídeo eu faço o teste com o multímetro, como descrevi anteriormente. Tanto na linha DCBATOUT, após o PR4402, quanto nessa linha da bobina PL 4801 o multímetro apresenta algum curto, em minha opinião. 

Link para o comentário

Neste aqui, eu faço o teste com a fonte de bancada. Injetei só 3V. Mas mesmo que aumente pra 5v, 10v ou 19v, ele apresenta a mesma mensagem ali no visor, e nada esquenta. Lembrando que retirei os PU4402, PR4402 , PU4401 e PQ4402. Tanto o multímetro quanto a fonte apresentam o resultado descrito na linha DCBATOUT e na linha do PL4801

Link para o comentário

Injeta 13v no DCBATOUT.

Injetei 2A 13A como pode ver no vídeo e nada esquentou (eu deixei mais tempo depois do video). Tive a idéia de aumentar a amperagem pra ver. Com 3A e 13V o PU4701 esquentou. Vou dar uma olhada agora no esquema pra ver a relação dele com a linha 

Link para o comentário

5 horas atrás, Tecnoware disse:

Injetei 2A 13A como pode ver no vídeo e nada esquentou (eu deixei mais tempo depois do video). Tive a idéia de aumentar a amperagem pra ver. Com 3A e 13V o PU4701 esquentou. Vou dar uma olhada agora no esquema pra ver a relação dele com a linha 

@Tecnoware
Nesses casos de curto eu acredito que fica mais facil você deixar a corrente da fonte de bancada no máximo, e ir aumentando a tensão  aos poucos e ir verificando na placa se algum componente aquece. 
Como te falei anteriormente, geralmente quando tem uma grande consumo de corrente e você não consegue notar o aquecimento, geralmente o consumo está nessas linha de alta corrente. como parece ser o caso. VCC_CORE. 
Esse PU4701 recebe diretamente a tensão que vem lá do resistor PR4402. Você ja pode remover o PU4701 e injetar novamente a tensão e ver se o curto saiu.

Link para o comentário

Em 13/12/2017 às 08:12, Tecnoware disse:

Mais alguma dica?

Amigo estas placas são refugo da dell, uma verdadeira porcaria, com certeza o processador foi para os espaço.

Levante as 2 bobinas de 3v e a de 5 v e tente alimentar no pad delas com as respectivas tensões, se o processador esquentar já foi amigo.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...