Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DV4 esquentando muito apóis qualquer reballing

Avalie este tópico:


aborigene

Posts em destaque

Amigos e Srs, ola. Toda dv4 q faço o reballing percebo q a mesma esquenta muito acima do normal o chip ponte norte, mas sobe normalmente e fica OK. Só sei q a maquina voltará para conserto, todas q fiz voltaram após a garantia entre mais ou menos 4 à 6 meses. Pergunto; qual seria a "solução" e/ou alguma dica para ver se descubro o problema, apenas não consegui fazer com chip novo pois meus clientes não aprovam a troca do chip, então não consegui efetuar o teste. Estou usando uma ir6000, ja fiz na ht390 de um parceiro, e no modo antigo utilizando hot plate e pistola de ar quente. Todas as maneiras sobem normalmente mas percebo q o chip continua esquentando muito após o balling.

 

Agradeço a todos.

 

forte abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo o procedimento necessário e avançado eu faço nos reballings, limpo corretamente, deixo o cooler direto, ja testei com thermal pad e com chapinhas de cobre. Mesmo assim ele nao fica na temperatura normal dele. Unico teste q me resta é utilizar esferas lead free, pois uso lead. Informarei caso faça uma nova.

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aborigene,

Sobre o defeito de "esquentar depois de reballing", na verdade ele esquenta antes, durante, depois, todo o tempo! E o grande problema é que esses chipsets ati (216-0674022 / 216-0674026 / 216-0752001) não possuem sensores de temperatura incorporados. Portanto, não temos como mensurar o quanto ele está aquecendo, tendo apenas a referencia do processador (em geral, muito quentes).

Em relação ao retorno de reballing, veja os tópicos que comentei, particularmente estou quase desistindo dos reballings.

Siga as dicas acima dos colegas (chapinha de cobre, arctic silver 5, cooler direto nos 5v, limpeza da placa) que seus reballings durarão mais.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiro douglima1, os DV4 - 5, que eu lembro nao tem fio branco, essa dica é para a f700 e familia.

 

Quanto ao problema nos reballings, é complicado mesmo, na Europa pelo que eu li varios técnicos abandonaram o reballing, o unico serviço de BGA prestado é a troca do chip.

 

Com a troca do chip voce evita o risco de afetar a integridade do chip na remoção, na limpeza e ao colocar as esferas, evita também correr o risco de que o chip esteja danificado internamente ou que os pads tenham ficado com restos de oxidação.

 

Esquivando todos estes detalhes, a porcentagem de sucesso sobe consideravelmente. Pena que o valor dos chips seja proibitivo para certos paises e para certos aparelhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aborigene,

Sobre o defeito de "esquentar depois de reballing", na verdade ele esquenta antes, durante, depois, todo o tempo! E o grande problema é que esses chipsets ati (216-0674022 / 216-0674026 / 216-0752001) não possuem sensores de temperatura incorporados. Portanto, não temos como mensurar o quanto ele está aquecendo, tendo apenas a referencia do processador (em geral, muito quentes).

Em relação ao retorno de reballing, veja os tópicos que comentei, particularmente estou quase desistindo dos reballings.

Siga as dicas acima dos colegas (chapinha de cobre, arctic silver 5, cooler direto nos 5v, limpeza da placa) que seus reballings durarão mais.

 

Desistindo dos reballings, serio? Tá tendo tanto problema assim?

Não tenho muito retorno Graças a Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certa vez comprei um lote de 2001 baratinho com os china, foi a melhro coisa que fiz, trocava o chip em bem menos tempo ( já que bastava tirar  e colocar outro já com esferas no lugar) , e o indice de retorno caiu quase a zero.

pena que comprei alguns chips depois disso e não tive sorte com eles.. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por sinal, isso pode te ajudar um pouco a ter uma base de temperatura

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perciva,

seja daqui seis meses, um ano, um ano e meio, quase sempre volta.

Faço reballings desde 2009, já mudei o processo umas 10 vezes.

Confesso que estou sendo extremista, nem TODOS voltam, mas eu diria que a metade vem me visitar depois de um ano.

 

Com certeza, trocando o chip é melhor. mas vai passar o custo para o cliente, para ver ? Importando da china um chip de boa qualidade é em torno de 30 dollares. Esses de 17 dolares é tudo refurbished.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ouvi de um colega que sempre que ele fazia um reballing em HPs, ele dava de presente um cooler para o cliente, isso evitaria uma volta. Um outro fator importante é explicar para o cliente que ele não pode ligar a máquina sobre um travesseiro ou na cama. Aqui em casa eu tive que explicar isso para a minha esposa. Quando ligamos a máquina sobre travesseiros ou cama, acabamos por esquentar demais, pois eles acabam fechando a entrada de ar dos notebooks. Um outro procedimento que pode ser feito é ligar o cooler direto para não desligar. Creio que com essas medidas você acabará tendo poucos retornos. Imprima algo bem breve e dê ao seu cliente, isso será até bem visto por ele. Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho limpado so chips com uma barra de silicone rigido que suporta temperatura alta. Dessa forma voce evita tanto contato e atrito na hora de remover a solda desgastada... Usando um soprador voce esquenta o chip e com a barra de silicone remove com muita facilidade toda a solda, sem causar nem 1 minimo arranhao no chip. Esse procedimento remove completamente a solda antiga, evitando essa mistura de soldas indesejavel. Depois que comecei a usar esse metodo, meus reballings passaram a durar muito mais tempo. Outra dica é nunca misturar restos de esferas que sobraram de algum reballing com esferas novas.. e respeitar o prazo de validade das esferas pois elas oxidam com o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos a minha dica é rebalar e avisar o cliente que em caso de retorno tera que trocar o chip que ficara por conta dele e mão de obra gratuita, as vezes o chip volta a subir video e fica com aquercimento escessivo devido a avarias internas, e naoadianta rebalar 10x, em casos que veem de outro reball ja passo orcamento com chip novo, fica a dica, abçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos e Srs, ola. Toda dv4 q faço o reballing percebo q a mesma esquenta muito acima do normal o chip ponte norte, mas sobe normalmente e fica OK. Só sei q a maquina voltará para conserto, todas q fiz voltaram após a garantia entre mais ou menos 4 à 6 meses. Pergunto; qual seria a "solução" e/ou alguma dica para ver se descubro o problema, apenas não consegui fazer com chip novo pois meus clientes não aprovam a troca do chip, então não consegui efetuar o teste. Estou usando uma ir6000, ja fiz na ht390 de um parceiro, e no modo antigo utilizando hot plate e pistola de ar quente. Todas as maneiras sobem normalmente mas percebo q o chip continua esquentando muito após o balling.

 

Agradeço a todos.

 

forte abçs

 

A maioria desses DV4 vem com algum tipo de ma formação no dissipador , alguns encosta nas bobinas outros não outros o contato tanto no chip como no processador e falho , então uma ideia e ligar o cooler direto mesmo , se ainda sim tiver chegando na casa dos 75 80 graus e trocar o chip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nao vale a pena usar a solda que vem nesses chips da china, pois nao da pra saber por quanto tempo ficaram armazenas... As esferas oxidam com o tempo e a solda nao fica 100% . O melhor a fazer eh limpar a solda chinesa e aplicar novas esferas de qualidade. Isso ajuda a diminuir a reincidencia de problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho..

 

quando aconteceu comigo no maximo 2 vezes (pelo que me lembro) Um era MCP67 cabuloso fiz reball funfo perfeitinho mais temperatura muuito alta! troquei a bga e ficou bom.

 

outro foi um dell com uma chipset ATI rs485m esquentava na casa de 70 graus sem rodar nada! troquei tambem e ficou 100%

 

agora esses dv4 pelo menos nao aconteceu comigo nao sempre da certinho os reball.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...