Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung RV411 / SCALA BA-01881 / Liga mas nao da video

Avalie este tópico:

Alex Prates

Posts em destaque

Boa noite pessoal,

esse noteBOOK SAMSUNG entrou pra mim com o problema de desligamento e congelamento de tela, logo desconfiei dos nec tokin; fiz a troca por capacitores de tantalo 300uf.

Para minha surpresa o note não deu mais video.

- Ja regravei bios

- Testei outro processador

- Fiz reflw em PCH

Até que decidir medir todas tensões, (não fiz antes pois dava video anteriormente) . Encontrei uma tensão faltando, porém esta placa sem serigrafia dificulta tudo.

Essa linha ao lado do processador estaVERSO.pngfrente.png com 0V:

- Alguém ja pegou problema semelhante?

Editado: por Alex Prates
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os capacitores deveriam apresentar 330uf cada.

A ideia é substituir inicialmente por uma capacitância maior ou igual a do nec tokin que tem originalmente 1000uF,  210 x 4 = 840uF, mas se a tensão surge e se mantem a princípio deve estar ok, pois o mais comum é não surgir a tensão quando tem algum problema por ali, mas já tive um caso de um itautec que só subiu vídeo com 8 capacitores, 6 ficaram dentro do quadradinho e fora já tinha espaço pra mais um na placa ai soldei 2 ali, neste seu caso como a tensão surge eu verificaria os outros problemas comuns da placa antes de desfazer a soldagem que ficou aparentemente boa, mas se chegar ao ponto de a dúvida ficar cruel demais pra aguentar, ranca fora os 4 e solda um eletrolítico de 4700uF x 35V, se não subir vídeo assim, o problema não esta ali.

Um defeito bastante frequente nesta placa são os mosfets ao lado esquerdo da seta e do 1.4v que colocaste na imagem.

Em alguns casos quando um deles começou a falhar acontecia isso ai de travar no boot e trocando resolveu, em outros os malditos AO6414 levaram junto com eles o processador, já perdi as contas de quantos processadores troquei nestas placas. 

Outro defeito que já peguei nela mas que não foi tão recorrente são os mosfets duplos da fonte da memória 6912 se não estou equivocado.

Esses AO6414 em placa samsung eu estou trocando todos eles quando a placa chega com defeito em apenas 1, se não depois de algum tempo volta com outro queimado e gera re-trabalho, odeio ter que abrir o mesmo notebook duas vezes. uheuhaeuhaeuhea ;D

Boa sorte.

• Joinha 2
Link para o comentário

Depende do caso, tem casos em que na própria placa da pra identificar o problema do mosfet, por exemplo se numa placa com curto em vin tu injetas uma tensão e um mosfet esquenta lá na fonte do vcore como é comum nessa sua placa ele estará danificado, não precisa de teste complementar.

Mosfet de alta de alguma fonte secundaria com fuga, geralmente injetando tensão no vin da placa após os mosfets da entrada tu consegues detectar pois aparece uma tensão muito baixa (0,1 ou 0,2 volts) na bobina, mas e se for fuga no mosfet de alta de uma fonte always? ou se tiver fuga no mosfet de baixa de uma fonte? Aí só testando fora da placa pra determinar se está ok ou não.

Aí, a não ser que o defeito esteja evidente, o correto é testar fora da placa mesmo, eu prefiro testar mosfets com o analógico, o teste de mosfets com o multímetro digital que não tenha a escala de diodo separada da escala de continuidade pode gerar resultados errôneos.

Já fiquei um tempão em cima de uma placa que testei os mosfets com digital, e no fim encontrei com o analógico, o mosfet com fuga.

Esses smd maiores é fácil de testar fora da placa, geralmente eu colo eles com uma fita qualquer pra evitar de ficarem andando na bancada e faço as medições, os pequenos tipo o 7200 dão mais trabalho hehehe mas o procedimento é o mesmo, e o mesmo vale pros sot323 etc...

Esse assunto da bastante pano pra manga, podes fazer esses testes todos e no fim dar por certo que o mosfet está bom, e ao trocar por um sabidamente a placa volta a fazer o que deveria, e ai?

A explicação é simples, o multímetro trabalha com tensões baixas provenientes de pilhas e baterias, e na placa nem sempre é isso que acontece, então dependendo das características do mosfet e do circuito no qual ele está inserido, ele pode apresentar defeito somente enquanto está no circuito e aparentar estar bom nos testes, é raro mas acontece. ;D  

Editado: por Neo
  • Joinha 1
Link para o comentário

Muito obrigado @Neo, no caso de curto da pra identificar aferindo continuidade.. mas no caso de fuga é bem complicado, pois existem muitos mosfets em uma placa, entendi perfeitamente sua maneira, a dica de prega-lo em alguma fita é otima, porém quais sintomas poderiam me levar a retirar o mosfet para testá-lo?

Outra grande duvida em relação a "fuga". Oque seria? seria o ato de não desarmar ao pulsar na base ?

Porque os mosfet não tem ligação com o gate para exisitir fuga entre a base, só sobra SOURCE TO DRENO, que é a sua principal função, porém controlada..

Link para o comentário

Justo, a fuga ocorre entre source e dreno, ao tocar a ponteira no gate para que ele deixe de conduzir, ou ele não deixa de conduzir totalmente, ou deixa de conduzir por um tempo e volta a conduzir em seguida, por isso a importância de manter as ponteiras pelo menos 45 segundos em cada situação ( conduzindo / fechado ) e por isso também é importante repetir o teste algumas vezes.

Sintomas, fora o que falei ali acima, é meio difícil dizer, vai de cada circuito e da utilização do mosfet nele.

Mosfet de alta com fuga em uma fonte sempre presente, normalmente a fonte não arma, fica ausente.

Mosfet de baixa com fuga só acha testando fora da placa, por exemplo tens lá um tps51125 que tem tudo que deveria ter menos as tensões de saída das bobinas e powergood, não tem curto na bobina, hora de testar os mosfets fora da placa. E por ai vai... 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...