Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador ligado na fonte do pc com Ruidos

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Montei um sistema de som 2.1 que funciona a 12 V e 2 A. Para inicio eu utilizava em um instrumento musical, só que meu PC tava sem som ai eu coloquei ele junto do PC.

Fiz algumas modificações para um bom desempenho, o AMP esta totalmente blindado o que impossibilita qualquer interferência só que ele esta captando o ruído do HD, mouse, coolers, a fonte tem todos os estágios de filtragem (eu mesmo fiz questão verificar e colocar o que faltava)

O amplificador tem vários filtros tanto na tensão quanto na entrada

Esse ruído só aparece quando o SO inicia.

Só percebi-se o Ruído quando em alto volume

Removendo o conector P2 não tem ruído

Qual a maneira de acabar com esse ruído?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo detalhe mais em relação a esse sistema de som 2.1 que funciona a 12 V e 2 A ,vc montou o

circuito amplificador? ele tem pré? vc esta usando a tensão da fonte do pc? seu pc está aterrado ?

Sim Eu montei o circuito amplificador de acordo com a folha de dados, o CI utilizado é o tda2003

são 4 ao todo, 2 estéreo (10+10w para os Woofers) e 2 em ponte (bridge 20w Subwoofer). Em testes o multímetro marcou +- 1,9A

O circuito em questão tem alta sensibilidade de entrada não necessitando de pré. Mas foi colocado um sistema passivo de controle de ganho e impedância.

Sim a intenção é retirar os 12v da própria fonte já que ela tem sobrando

Obs: quando usada outra fonte de energia não emite ruído algum.

Sim o PC esta aterrado completamente

Link para o comentário

Ola amigo tente colocar capacitores cerâmicos na entrada do amplificador o mais próximo possível da placa, eles devem ficar na entrada para filtrar ruídos de chaveamentos muito rápidos tente primeiro capacitores de 10nf em paralelo com as entradas. Tive um problema com um voltímetro digital, que era ruido e nem com osciloscópio eu conseguia encherga-lo pois eram muito rápidos coloquei os capacitores e resolveu. 

Link para o comentário

Eu acho a solução mais plausível e vc colocar uma fonte externa pois o que esta acontecendo com este amplificador devido a sensibilidade esta captando o ruído do chaveamento da fonte do pc atravez da alimentação do mesmo.

e a fonte do pc por sua vez usa essa tensão de 12v para alimentar o circuito de fonte do vcore onde temos o processador que emite muito ruido de frequência devido a velocidade de processamento clock.

faça o teste com uma fonte externa e poste os resultados...

Link para o comentário

A fonte externa realmente resolve o problema principalmente se for linear com transformador, mas antes tente colocar os capacitores cerâmicos, normalmente usamos 100nf mas como a frequência e bem alta tente algo em torno de 10nf, se não filtrar o ruido alimente com outra fonte mas imagino que se o problema for o processador chaveando o audio do pc também teria ruido pois a alimentação vem do mesmo ponto.

Link para o comentário

Rodrigo estou olhando o diagrama de montagem indicado pelo fabricante, e pergunto se você colocou o capacitor de 39nf que vai no pino 4 em série com um resistor de 39R, esse circuito é um cancelador de ruido, parte do sinal e aplicado na entrada do comparador com a finalidade de cancelar ruido.

Link para o comentário

Eu acho a solução mais plausível e vc colocar uma fonte externa pois o que esta acontecendo com este amplificador devido a sensibilidade esta captando o ruído do chaveamento da fonte do pc atravez da alimentação do mesmo.

e a fonte do pc por sua vez usa essa tensão de 12v para alimentar o circuito de fonte do vcore onde temos o processador que emite muito ruido de frequência devido a velocidade de processamento clock.

faça o teste com uma fonte externa e poste os resultados...

Já fiz, e o resultado é zero ruído com uma fonte externa.

aramosp

Esse dois componentes (39n 39R) também tem por finalidade regular o corte de frequência

O capacitor de 39nf e o resistor de 39R foram colocados (apesar de sido testado com eles e sem eles, foram obtidos os mesmos resultados ?? estranho não  O.o

Para colocar os capacitores de 10nf em paralelo com as entradas você se refere a colocar antes ou depois do capacitor C1 (acoplamento)?

Link para o comentário

ola Rodrigo boa noite, solde os capacitores na entrada pode ser depois do capacitor de acoplamento de entrada, por baixo da placa mesmo. poste o resultado, caso não resolva irei montar um circuito semelhante e ajudo ok!

coloquei os capacitores e diminuiu razoavelmente  o ruído mas não aponto de eliminar, por hora ruído só dos coolers (com o volume no máximo)

(acho que a fonte do PC não esta ajudando, vou verificar os filtros dela também)

Obrigado a todos que me ajudaram.

Link para o comentário

amigo não esquente mais a cabeça vc vai trocar todos capacitores da fonte e não vai resolver o problema o ruído vai permanecer ,uma coisa e o circuito de áudio chip de áudio ser alimentado pela fonte do pc que passa por outro regulador e um monte de filtros ..... agora o amplificador requer muita corrente não daria para fazer o mesmo com ele...

observe que ate as caixinhas do pc são alimentada com 5v da usb que passa por vários filtros para justamente tirar esse ruído do chaveamento , agora com os 12v direto não da como expliquei anteriormente devido a corrente alta do amplificador não da para fazer isso.........

• Joinha 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...

..........

Removendo o conector P2 não tem ruído

Qual a maneira de acabar com esse ruído?

Pode ser que o ruído esteja entrando pelo fio terra do cabo P2.  Tente colocar um filtro de ferrite no cabo de entrada como o da foto abaixo:

filtro-supressor-de-ruido-ferrite-toroidal-lote-c-2-pecas_MLB-O-170206174_6197.jpg

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

filtro-supressor-de-ruido-e-interferncias-ferrite-toroidal_MLB-O-4751448116_072013.jpg

Boa sorte ;)

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...