Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Resolda de Socket

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Boa noite a todos.

Bem estou com Acer aspire 5532 na bancada, o mesmo liga mas nada de vídeo, abri e realizei os devidos testes, todas as tensões estão ok.

Regravei a bios, troquei memória e processador e continuou na mesma, estava quase desistindo pois não tenho ainda maquina para reballing, então resolvi apertar a placa proximo ao socket daí o vídeo abriu.

Já vi alguns tópicos aqui falando de ressolda do socket do processador só que como eu falei anteriormente não maquina ainda, então gostaria de saber dos amigos como poderia realizar esse procedimento se é que é possível com estação de ar.

Fico no aguardo de resposta.

Obrigado a todos.

Que DEUS vos Abençoe.

Postado

Cara durante um periodo macabro da minha vida já resoldei socket só com a estacao de ar, um pre heater e uma termocupla. Removi a capa branca do socket, coloquei flux no mesmo e aqueci para ele entrar por embaixo socket,  coloquei para pre aquecer com o pre, depois com a estacao de ar no maximo e sem ponta nenhuma fui mandando bala até chegar por volta da temperatura de fusao, mas nao vou te enganar nao de cada 3, uma funcionava de boa, uma falhava depois de uma semana, um mes por ai, e uma nem funcionava.

Se o cliente for compreensivo, explica a situacao e se ele aceitar manda bala, mas o ideal seria voce tentar mandar para alguem que possua o equipamento correto.

Postado

BOm dia amigo tenho a ir6000 , mas pra fazer esse procedimento eu faço com a estação de ar quente mesmo , uso 3 minutos em vasão 5 e temperatura em 300 graus e depois disso aumento a temperatura pra 500 graus e faço mais 5 minutos aqui tem resolvido fica a dica

Postado

Então é isso tava achando esquisito.

Vou devolver o note pois, me parece que com a estação de ar não será possível.

Vai um aplaud pra aqueles que contribuiram.

Voce tem algum pre-heater ? Se tiver, nem que seja um grill mesmo dá para fazer. Acabo de dar uma olhada no link que o will postou e nao tem maiores segredos, é só pre aquecer direito e depois controlar a temperatura com o termopar, de resto tem gente que tira o plastico superior do socket e tem gente que só protege o mesmo, tem gente que usa flux e depois limpa bem e tem gente que nao usa, mas o trabalho é o mesmo.

Se voce nao tem para onde tercerizar o servico, tenta para ver.

PS: Agora fiquei na dúvida. Teria problema de fazer um copy paste no tutorial para colocar aqui ?

Postado

acho q se o tutorial esta numa area especifica creio q sim ai so os moderas pra responder rsrs !

esse negocio de tirar o plastico ai do socket putz negocio chato ja tentei aki em umas 5 sucatas e sempre quebro essa merda rsrs

Postado

Eu tenho uma média de 02 retrabalhos por semana ma minha assistência então não compensa, ainda, investir em uma máquina de soda BGA. Então me viro com um grill de temperatura ajustável, uma estação de ar quente e um multímetro com escala de temperatura.

- Para reflow do socket:

1# Pré aqueça a placa sobre o grill com (o meu vai até 230 graus) coloco ele no máximo, observe a temperatura com o termopar encostado na MB bem junto ao socket espero até chegar em 120 graus;

2# Após atingir a temperatura no pré aquecimento, coloque o bocal da estação de ar quente sem bico, sobre o socket, esse deverá estar protegido com fita kapton ou alumínio, ajusto a temperatura da estação em 400 graus com vazão máxima e a 5cm de distância, mas o que vale para mim é observar a temperatura no multímetro e a aparência do socket, minha intenção é atingir 240 graus no multímetro para isso vou regulando a distância do bocal, uma dica que aprendi ao longo do tempo é que nos primeiros instantes, a estação atingi um pico de temperatura, mas depois essa temperatura tende a baixar e estabilizar, então é bom ligá-la e esperar 1 minuto antes de colocar sobre o socket;

3# Após atingir a temperatura aguardo 15 segundos, procurando manter a temperatura o mais estável é possível;

4# Depois é só retirar o bocal desligar o grill e aguardar o resfriamento da placa, sempre deixo o termopar sobre ela para observar a temperatura caindo, quando chega a 100 graus retiro ela com luva térmica e deixo esfriar distante do grill.

Detalhe: não uso fluxo, para ser sincero não sei como o fluxo pode alcançar a solda se o socket é tão próximo da placa, e outra que mesmo que ele chegue a ela como poderia limpar depois, pensei até em usar o fluxo liquido, mas temo que a umidade cause bolhas na placa, já aconteceu comigo quando usava ele para retira chipset, depois que passei a desumidificar a placa e retirar sem fluxo não perco mais placa, algumas vezes perco o chipset, mas a placa quase sempre fica perfeita, salvo quando solta pads.

Espero tê-lo ajudado, no começo é difícil, mas com o tempo você pega a prática e até se acostuma com o método.

Postado

Francelino, antes de devolver eu faria o seguinte teste, mediria a tensão do vcore com ele apertado (dando video e sem aperto). Se não der diferença é processador, se der pode ser a bga. Pois peguei um caso de apertar o processador e dar video, mas tinha o chipset de video perto e era o danado!!! OBS: Ele não compartilhava o dissipador do processador.

Postado

acho q se o tutorial esta numa area especifica creio q sim ai so os moderas pra responder rsrs !

esse negocio de tirar o plastico ai do socket putz negocio chato ja tentei aki em umas 5 sucatas e sempre quebro essa merda rsrs

Somos 2, sempre quebro tambem!

Postado

Conserto em média 6 a 10 placas de note todo dia, faço de tudo resolvo 99% de todos os defeitos.

Não estou para brincadeiras o que falo é serio.

Não sou melhor que ninguém , aqui minha unica vontade é sempre ajudar.

Nunca ressoldei um socket de processador, nunca vi um com defeito, a não ser os que lhes "arranjaram",.

Aos que fizeram isto e dizem que funcionou, vou lhes dizer: esquentaram tanto a placa que acabaram por refluir muito mal refluído, o chip de vídeo e o note acabou dando imagem .

Isto é o que aconteceu.

Tivesse feito o chip de vídeo(Reball) que teria funcionado ,ao flexionar a placa ou apertar o processador apertou também a área do chipset do vídeo por isso vem imagem.

Postado

Conserto em média 6 a 10 placas de note todo dia, faço de tudo resolvo 99% de todos os defeitos.

Não estou para brincadeiras o que falo é serio.

Não sou melhor que ninguém , aqui minha unica vontade é sempre ajudar.

Nunca ressoldei um socket de processador, nunca vi um com defeito, a não ser os que lhes "arranjaram",.

Aos que fizeram isto e dizem que funcionou, vou lhes dizer: esquentaram tanto a placa que acabaram por refluir muito mal refluído, o chip de vídeo e o note acabou dando imagem .

Isto é o que aconteceu.

Tivesse feito o chip de vídeo(Reball) que teria funcionado ,ao flexionar a placa ou apertar o processador apertou também a área do chipset do vídeo por isso vem imagem.

bem em primeiro lugar seja bem vindo ao forum

em segundo lugar o que diz ai em cima é mito ex recente tx1000 sempre pra fazer reballing sempre saio cobrindo todos os componentes principais com fita aluminio os principais, socket, PS, I/O e bios.

Acabei de fazer o reballing no TX1000 e nao deu imagem voltei cobrir todos os componentes so que dessa vez PN,PS, I/O e bios a lembrando cobrindo tanto por cima e tanto por baixo dos mesmos.

e então parti para o reflow do socket e taram deu video e sabe pq afirmo que a informação que vc esta passando não procede por isso ai que informei se não tivesse cobrido todos os componentes até confirmaria o que disse, mas como cobri então o que vc está dizendo é MITO.

se vc resolve 99% dos seus defeitos desculpe informar mas então seu movimento é muito baixo !

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...