Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Positivo N40I / mb: S14BW01 Rev: 1.1 / sem video

Featured Replies

Postado

Olá,

É o que nosso amigo HICS falou na mensagem anterior. Já peguei umas 3 placas com este componente superaquecendo de não conseguir colocar o dedo em cima!

Porém acredite, o defeito não é este componente! Nunca parei para analisar a fundo o real defeito, mas substitui o CI por um outro de sucata que estava funcionando e o componente que foi substituído apresentou o mesmo superaquecimento!   

Editado: por lmromao

Postado

No meu caso, percebi o capacitor na saída vout (c1541) no teste de continuidade bipando, é comum pra esse caso? Vou sair e comprar uma fonte assimétrica pra testar o que os colegas já colocaram. 

Postado
4 minutos atrás, kaciosl disse:

No meu caso, percebi o capacitor na saída vout (c1541) no teste de continuidade bipando, é comum pra esse caso? Vou sair e comprar uma fonte assimétrica pra testar o que os colegas já colocaram. 

Na linha deste capacitor, deve ter algum outro componente em curto!

Na duvida, retire o capacitor faça a medição fora da placa!

Postado

O curto é no pino EN de um dos dois APW8713A. Eu acho que o LDO interno do APW8713A torra e joga o EN pra baixo aí sobrecarrega o u30.

Eu já resolvi um que tava com esse problema mas coloquei um APW8713 (não A). A diferença entre APW8713 e o APW8713A é que o APW8713A tem um LDO interno de 5v e o APW8713 não tem. Então o APW8713 precisa ser alimentado com 5v no pino 21 e o APW8713A não precisa porque ele gera esses 5v internamente.

No caso do U74 eu liguei 5v no pino 21 dessa forma.

IMG_20190321_115252_e3.jpg

Se tiver com o APW8713A não é para fazer essa ligação. Eu só adicionei essa imagem aqui porque eu só encontrei o APW8713 para comprar e alguem pode estar na mesma situação.

Eu não usei o +5VA_EN pra ligar o +5v no pino 21 do APW8713 porque o u30 ficou com a tensão de saida alterada depois que o u74 entrou em curto.
edit: Acabei de descobrir que a saida do u30 não tava alterada. No esquema ele indica que usa o GS7138S5 que tem vref de 1v, mas no meu caso veio com o anpec APL5155BI que tem vref de 1,24v então com os resistores do esquema a voltagem de saída dele passa pra 6.2v. Pra reduzir essa voltagem pra 5v teria que mudar os resistores do pino de feedback.

MIC5235BM5 / MIC5235YM5 também parece ser um substituto compativel do u30, ele tem vref de 1,24v também. APL5156BI também serve.

Editado: por e1D

• 3 semanas depois...
Postado
Em 29/03/2019 às 12:19, kaciosl disse:

@infomarques deu certo o seu teste? Tenho mesmo problema. 

Hoje realizei o teste porem não tive sucesso não ligou a placa. 
fiz a ligação como na imagem que mandei acima, vou enviar uma imagem da ligação aqui. 
no pino 1 esta chegando os 19v porem no pino 5 esta chegando apenas 0,03v e notei que no pino 2 esta chegando 12V, na fonte não indica nenhum curto ou consumo e a placa não liga. alguem tem alguma sugestão ? 

- edit: fiz a remoção do CI U74 pra testar como disseram em comentários acima, porem o U30 continua aquecendo, notei estranho que com o u30 na placa com o multímetro vejo as tensões no pino 1 19V, no pino 2 18V, no pino 5 6,2v, e em continuidade o pino 3 esta dando como GND, diferente do esquema, notei tbm. 

Notei outra coisa aqui , o Botao power esta dando 9v 😞

reparo.jpg

Editado: por infomarques
mais informações

• 1 mês depois...
Postado

Estou com o mesmo problema nessa mesma placa.
Alguém já descobriu uma solução?

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Postado

Onde compro essa placa para retirada de componente, no mercado livre é muito caro.

Postado

melhor comprar os componentes na china.

• 7 meses depois...
Postado

Retornei ao reparo desta placa,fiz o pedido dos dois CI (U74 e U73) da china ,estou aguardando chegar. 

Postado
1 hora atrás, MBM Computers disse:

@infomarques Onde voce encontra ou como voce pesquisa esses componentes?

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

segue o link.

Tem tbm no Brasil porem mais caro:

Editado: por infomarques

• 2 meses depois...
Postado
Em 10/07/2020 às 10:40, Jhonatan Colasso disse:

OLÁ AMIGO tIVEMOS SOLUÇÃO?

@infomarques 

Tbm estou com o mesmo defeito amigo. Durante essa semana vou postar se der certo.

• 2 meses depois...
Postado

Eu estava com uma placa que não ligava, e o led Power ficava acesso na cor vermelha, e aquecia o Ci u30 de referência gs7138s5, apresentava curto no mesmo e também nós dois lados do resistor próximo do u74, então troquei o Ci apw8713A de posição u74, e resolveu o problema da placa, voltou a ligar normalmente!

IMG-20201009-WA0044.jpg

IMG_20201009_164416.jpg

IMG_20201009_164200.jpg

Editado: por geansantos

• 7 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.