Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Featured Replies

Postado

Pessoal eu estou equipando a minha bancada de manutenção em computadores e notebooks, e estou querendo comprar um osciloscopio, qual dos modelos abaixo vocês me indicam?

Osciloscópio digital 60Mhz Minipa MO-2061P         R$ 1.576,40

Osciloscópio digital de bancada 02 canais 50 Mhz RIGOL R$ 1.263,16

sciloscópio Dig.2 canais - MVB-DSO 50-MHZ - Minipa R$ 1.700,00

• Respostas 1,4k
  • Visualizações 302,4k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Most Popular Posts

• Peguei ele ontem mesmo. Olha o garoto

• Faz tempos que tô namorando um desses. Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Mais ainda tá muito salgado o preço.  

• quem tem e sabe usufruir todas as funções do bicho...é uma ferramenta essencial quem ainda não tem, quér comprar um msm o mais barato... mas cá entre nós um bicho desse na nossa bancada ia ficar s

Imagens Postadas

Postado

Ola Nasix ja esta adicionado na minha lista de desejos do ebay o RIGOL DS2072A que você mencionou la no bate papo das terças pelo TS , sendo que esse modelo é de 70MHZ e podendo ser hackado para operar em 300MHZ conforme você falou, andei pesquisando informações a respeito mas as que tive é que ele pode ser hackado ate 200MHZ isso dependendo da versão da firmware que estiver nele. A duvida é a seguinte se eu comprar esse modelo sera possível hack nele para 300MHZ ou so ate 200MHZ ou se ele vim com nova firmware atualizada ainda sera possível hack nele  9_9

Postado

Ola Nasix ja esta adicionado na minha lista de desejos do ebay o RIGOL DS2072A que você mencionou la no bate papo das terças pelo TS , sendo que esse modelo é de 70MHZ e podendo ser hackado para operar em 300MHZ conforme você falou, andei pesquisando informações a respeito mas as que tive é que ele pode ser hackado ate 200MHZ isso dependendo da versão da firmware que estiver nele. A duvida é a seguinte se eu comprar esse modelo sera possível hack nele para 300MHZ ou so ate 200MHZ ou se ele vim com nova firmware atualizada ainda sera possível hack nele  9_9

Mas será que vai funcionar certinho? pois a calibração pode ser diferente e voce perder  a precisão a não ser que esse firmware não seja um hack e sim uma firmware oficial do mesmo aparelho vendido como 200Mhz e mesmo assim era bom uma calibração bem feita pra não ser um aparelho mentiroso... Para uso em manutenção em Note acho que um de 60Mhz é o suficiente, tenho um 2 canais que supre minhas necessidades, então se voce não tiver a necessidade de ter um 200mhz deixe como esta...

Postado

as informações que eu obtenho acerca dos osciloscópios destas gamas vêm todas do eevblog, que eu aconselho todos os interessados na área a visitar. eu não visito esse fórum assim tão frequentemente como o eletronicabr (nem de perto, rsrsrs), pelo que pode haver novidades que eu não conheça.

o rigol ds2072a é um modelo novo, que de certa forma vem substituir o ds2072, embora acho que por enquanto ainda estão à venda ambos os modelos.

os modelos ds2000 e ds2000a são todos iguais e o bloqueio é meramente por software (tal como os hantek). como o modelo 2000a começa no 2072a e termina no 2302a - este de 300 mhz - é possível transformar o 2072a no 2302a meramente por hack de software.

outra coisa muito importante é que o utilizador ao fazer o hack fica com o osciloscópio totalmente desbloqueado para todos os extras que seriam todos a pagar e no seu total custariam mesmo muito dinheiro. estou a falar de IMENSAS funções, como por exemplo passar de 14mpts para 56mpts de memória, mas nada como consultar o site da rigol (que infelizmente não está devidamente actualizado e tem alguns erros) e o fórum a que me referi.

aliás, o osciloscópio já vem de fábrica com duas pontas de prova de 300mhz e nem nisso o comprador tem de gastar mais dinheiro.

quem quiser saber mais sobre o osciloscópio há também uma nova review dele em duas partes no youtube feita pelo mjlorton.

Postado

Para uso em manutenção em Note acho que um de 60Mhz é o suficiente, tenho um 2 canais que supre minhas necessidades, então se voce não tiver a necessidade de ter um 200mhz deixe como esta...

nesta área criam-se muitos mitos e esse é um deles...

(há por aí outros recentes vindos de falsos profetas recém-chegados, mas ando a conter-me e a seu devido tempo hei-de pronunciar-me acerca deles também...)

você não tem culpa de pensar dessa forma, mas eu também estou aqui para ajudar os colegas a verem outras realidades...

pois com um desses nem o bios você testa devidamente em muitas placas de notebook.

um osciloscópio de 60mhz a fazer manutenção em notebooks é o mesmo que conduzir à noite, com nevoeiro, e ter apenas os mínimos do carro a funcionar.

Postado

Boa noite pessoal, caro NASIX, a respeito dessa ultima mensagem, vc diz que esse de 60mhz é pouco para medir placas de notebook, estou pretendendo adquirir um osciloscopio em caráter de urgencia, e estou lendo bastante a respeito, acredita que esse "Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. seria suficiente para notebook ou aconselha algum outro osciloscopio cujo custo x benefício serja melhor?

Postado

Boa noite pessoal, caro NASIX, a respeito dessa ultima mensagem, vc diz que esse de 60mhz é pouco para medir placas de notebook, estou pretendendo adquirir um osciloscopio em caráter de urgencia, e estou lendo bastante a respeito, acredita que esse "Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. seria suficiente para notebook ou aconselha algum outro osciloscopio cujo custo x benefício serja melhor?

vou tentar esclarecer melhor o que disse, porque por vezes é preciso bater na mesa para derrubar conceitos errados.

eu costumo dizer que nesta área podemos poupar em tudo, menos no osciloscópio.

um técnico que repare amplificadores a válvulas (maravilha) vive feliz com um bom e velhinho osciloscópio analógico de 20mhz, mas nós não. ou seja, como infelizmente no nosso caso lidamos com frequências elevadíssimas, se comprarmos um osciloscópio, devemos tentar comprar o melhor que a nossa disponibilidade financeira permita comprar.

mas não estou a dizer a ninguém para contrair dívidas e comprar um osciloscópio de milhares de dólares, nada disso. no fundo, apenas estou a chamar a atenção para concepções erradas e para que precisamos de conhecer melhor o que nos dá de comer; eu também ando nessa busca constantemente e ainda não sei, nem nunca saberei nada de jeito...

ter um osciloscópio não é imprescindível. há coisas em que o osciloscópio não pode ajudar; há coisas que são medidas com outras ferramentas mas deviam ser medidas com osciloscópio; há coisas que só podem ser medidas com ele...

mas cada técnico deve decidir por si se precisa dele ou não e outra coisa a ter em conta é o seu custo, que embora tenha baixado bastante recentemente, não deixa de ser elevado para a maioria dos técnicos.

não aconselho qualquer tipo de osciloscópio usb ou scopemeter como o que o colega maxim mencionou.

tendo em conta o custo desta ferramenta, vou aconselhar alguns modelos. à medida que surjam outros modelos no mercado, posso vir a actualizar esta lista, mas por agora só posso aconselhar a compra destes:

- rigol ds1102e;

- siglent sds1102cnl ou sds1102cml;

- hantek dso5072p ou dso5102p - é possível hacká-los para a versão de 200mhz, 5202p - por favor consultem o eevblog.

para quem tiver uma maior disponibiilidade financeira, existe outro modelo consideravelmente mais caro:

- rigol ds2072a - é possível hacká-lo para a versão 2302a de 300mhz; o hack liberta também toda a potencialidade do osciloscópio e o comprador pode usufruir de todos os extras - por favor consultem o eevblog.

só menciono este último modelo porque tendo em conta o hack, pode ser uma ferramenta que poderá acompanhar o técnico durante alguns anos, visto que comprar um osciloscópio de 300mhz com todas as características deste modelo é financeiramente impeditivo para a grande maioria dos técnicos.

espero ter ajudado,

abraço a todos

Postado

Nasix, eu já estava até com esse nos meus favoritos, mas estava procurando uma opinião de quem tem experiencia com osciloscopio, então se eu pegar esse Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. estarei bem servido de osciloscopio para uso em notes? obrigado desde já.

Postado

amigo este frequencímetro atende bem na bancada para testa em placas de notebook estou em grande duvida para compra um nunca utilizei nem um conhecido meu tbem não este modelo

Frequencimetro Digital 50m E 2.400mhz Bnc Icel Fc-2400

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

ou este?

Postado

Comprei um osciloscopio Minipa MVB-DSO-Series de 50 mhz com possibilidade de upgrade para 70mhz e 100 mhz, o que vocês acham?

Postado

amigo este frequencímetro atende bem na bancada para testa em placas de notebook estou em grande duvida para compra um nunca utilizei nem um conhecido meu tbem não este modelo

ou este?

eu acho que eles são todos iguais, só difere a marca. há dezenas de marcas a vender este frequencímetro.

só não posso dar a certeza porque não os abri todos :), mas tenho dois frequencímetros na oficina que usamos muito pouco, o vc3165 da victor e um da velleman (não me lembro do modelo) que são iguaizinhos por fora e por dentro também, porque dei-me ao trabalho de os abrir para confirmar.

Postado

Nasix, eu já estava até com esse nos meus favoritos, mas estava procurando uma opinião de quem tem experiencia com osciloscopio, então se eu pegar esse Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. estarei bem servido de osciloscopio para uso em notes? obrigado desde já.

o ideal seria comprar um dos modelos inferiores - dso5072p ou dso 5102p - e hacká-los para o dso5202p, poupando dinheiro. é o seu preço e a possibilidade de fazer o hack que valoriza este osciloscópio e é o que me leva a aconselhar a sua compra. se não fosse possível hacká-lo não sei se o incluía na lista...

quem não quiser fazer isso, pode comprar directamente o dso5202p, mas aí será melhor pesquisar também outros modelos com preço semelhante. aí não posso ajudar, porque nunca fiz essa pesquisa...

a noção de bem servido é dinâmica; ela depende de cada técnico e altera-se ao longo do tempo.

à medida que o seu conhecimento aumenta, ele começa a sentir necessidade de mais canais, mais largura de banda, mais memória, mais osciloscópios, melhores pontas de prova, etc. não quero com isto dizer que vai ter de comprar isso tudo, até porque pode não querer ou poder fazê-lo.

mas apercebe-se dessa necessidade...

Postado

ou este?

eu acho que eles são todos iguais, só difere a marca. há dezenas de marcas a vender este frequencímetro.

só não posso dar a certeza porque não os abri todos :), mas tenho dois frequencímetros na oficina que usamos muito pouco, o vc3165 da victor e um da velleman (não me lembro do modelo) que são iguaizinhos por fora e por dentro também, porque dei-me ao trabalho de os abrir para confirmar.

Eu utilizo um Uni-T

61D que já lê bastante ou nivel das frequências porem estou a pensar adquirir um victor que custa em euros €39 e que para medir oscilações de cristais é quanto basta assim como para medir nos ene e pw os pc1 vcc ctl vvref etc.

• 2 semanas depois...
Postado

Caros colegas comprei uma frequencímetro da insrutherm  fd-1000, nunca use e não conheço niquem que use,  mas como sei que é para testa cristal comprei para aprende nele, ai é o seguinte quando ligo ele em qualquer faixa e tempo ele da informações de leitura, se coloco em um cristal nada acontece de diferente na leitura do componente isto é defeito ??

Obs: ai ele ta ligado apenas sem ta testando nada.

IMG_20140512_221927.jpg.05b470af7eb4e68102ada10f667e7fe8.jpg

IMG_20140512_221948.jpg.4e3868e7d475f08d07069424f6c76344.jpg

IMG_20140512_222012.jpg.37a7ded5316af63b8b4f4977140a9d79.jpg

IMG_20140512_222026.jpg.2529f99fca4ae7ed89b1499de4f4d27e.jpg

Postado

Já entrou em contato com a intrutherm?.

Isso pode ser captação de algumas frequências no local.

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal estou começando a trabalhar na área de manutenção notebook, desktop, tablet, monitor etc, hardware em geral. Já tenho uma base de eletrônica porem pouco sobre instrumentação, opero com multímetro analógico e digital e agora quero comprar um Frequencímetro 2_4Ghz Minipa MF-7240 que estar por R$ 503,00. Você que já operam um frequencímetro poderia me dar uma ideia.

1 - Para o que ele vai servir mara min

2 - Em quais componentes posso efetuar uma medição

3 - Ele me dará retorno financeiro

4 - Posso encontrar de forma mais rápida algum defeito no circuito analisado

5 - Ele e utilizado como se fosse um multímetro.

Muito obrigado a todos.

• 3 semanas depois...
Postado

1 - Para o que ele vai servir mara min= testar cristais

2 - Em quais componentes posso efetuar uma medição = cristais, gerador de frequencia

3 - Ele me dará retorno financeiro= sim qualquer ferramentas sempre é bom

4 - Posso encontrar de forma mais rápida algum defeito no circuito analisado= sim principalmente cristais

5 - Ele e utilizado como se fosse um multímetro= naum

Postado

Caros colegas que utiliza frequencimetro instrutherm fd-100

01 = como se realizar teste de cristais com ele com a placa energizada apenas ou ligada?

02 = como realizar outro teste, pois comprei e não sei utilizar um colega falou que tem um e comprei, mas ele nunca mim deu uma dica de como usar.

0 = alguém poderia mim ajuda?

Postado

Ola amigo boa noite, uma coisa muito importante quanto ao uso de frequêncimetros e medição de frequencia em cristais osciladores, esta relacionada com a impedancia de entrada, como a entrada do frequencimetro tem uma impedancia baixa, ele costuma matar o cristal(faz com que ele deixe de oscilar quando você encosta a ponta de teste para aferição) bom, no meu caso eu fiz o seguinte usei uma ponta de prova de osciloscópio atenuada para medir cristais pois podemos usar uma ponta de 10 20 ou até 50x. O conector de entrada é do tipo BNC vale a pena testar no seu! boa sorte.

Postado

bom dia! claro que sim o joinha, mas outra coisa o meu é o da foto o fabricante manda conectar o cristal mas o amigo bem sabe que não seria bem assim veja a foto ta com um circulo no local onde tem crist osc, a no caso da ponteira do osciloscópio conectaria na entra B? manda uma foto desta ponteira que vc mim indica ok! desde de já muito grato.

IMG_20140512_221927.jpg.e2bb8744c93f62c3352456c0c7d6bf40.jpg

Postado

Vou baixar o manual do frequêncimetro e te dou um retorno ok!

Postado

Vou baixar o manual do frequêncimetro e te dou um retorno ok!

amigo eu ate tenho se for o caso posso te manda para vc verifica ok!

Postado

sim por gentileza mande o manual, mas pela foto me parece que os encaixes da lateral, são para testar o cristal fora do circuito, tente colocar um cristal na entrada lateral e veja se ele oscila. mande o manual.

aramosp@oi.com.br

Postado

Olha rapaziada,eu li o topico quase todo,nao vi nada a respeito dos TEKTRONIX,tava pensando em pegar o Rigol la fora ,mais fiz as contas na ponta do lapis e cheguei a conclusao,que nao valeria a pena.Finalzinho do ano passado,rodei a net toda e achei o TBS1062 da Tektronix por um preço muito bom.Essa semana tirei o bicho da caixa para fazer alguns testes ,ainda to gatinhando mais pelo que andei lendo,para quem sabe usar direitinho e uma senhora ferramenta.Vou deixar umas fotos da maquina e da nota fiscal com o preço que paguei nele.Logo abaixo o link da loja em Sao Paulo.

Imagem_001.jpg.a0137d3cafc84aa5f35e9c3fbb9b9ac5.jpg

Imagem_002.jpg.3a6c85f2366c9034273d5af806d82f3b.jpg

Imagem_003.jpg.d57687c9de0420af9f635376b7862429.jpg

Imagem_004.jpg.c60472bf3a82b1839f34229a0a6d8fea.jpg

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.