Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Avalie este tópico:


colyveira

Posts em destaque

obrigado.

eu testei numa placa de desktop e o máximo foi mesmo 66mhz. claro que já é bem legal, mas era bom que os multímetros desta gama cumprissem com o que as marcas anunciam...

 

é que seria legal poder aconselhar dois ou três modelos económicos que de certa forma suprissem as necessidades dos técnicos, especialmente as dos iniciantes, mas onde eles falham é no frequencímetro, que faz imensa falta...

 

mas sem dúvida nenhuma que o ut61e é imbatível pelo preço.

comprei outro modelo por curiosidade, o novo vc97 da victor, que custa cerca de metade do valor do ut61e. true rms com frequencímetro de 30mhz. também me parece um vencedor, mas preciso de fazer mais testes. depois posto a minha opinião acerca dele.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigo cdn, se você é principiante em eletrônica então seria melhor você investir em um bom multímetro como o UT61E que recomendo, se familiarizar melhor com medições em placas, identificação de defeitos e troca de componentes para só depois pensar em investir em um scope.

Não me interprete mal mas o scope é um aparelho caro, que usa pouco, que demora para se pagar e que muitas vezes você usa somente para retirar suas duvidas sobre um problema ou em defeitos mais complicados então se você é iniciante em eletrônica tem grande chance de ele ficar de enfeite na sua bancada.

Maaasssssss, se a grana estiver à disposição, vai fundo e com uma lida no tópico inteiro você vai ver vários modelos indicados pela turma e as opiniões de cada um sobre os modelos. Eu estou usando um DSO2105P e estou bem satisfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom Dia! ... estou precisando de um Osciloscópio que venha me ser útil em placas de computadores de mesa... notebooks... tvs e monitores lcd e led... eu to pensando no " Osciloscópio DSO nano " ... ele serve pra isso ? ou ele é fraco pra essas placas ? desde ja obrigado pela opnião e conselhos dos companheiros de profissão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo MAC-DM, se o DSO nano que você falou for igual a esse

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
acredito que não será o mais indicado para trabalhar com note porque ele tem apenas 1 MHz de largura de banda e isso daria para você verificar PWMs mas não todos os cristais do note.

 

Se a grana estiver realmente curta esse serviria de quebra-galho até você conseguir um maior mas eu particularmente nunca compraria um scope portátil de marca chinesa duvidosa, por esse preço compensa mais você usar um USB de marca mais conhecida e mais confiável, de melhor qualidade, além de mais barato e com uma largura de banda maior-

Ou juntar um pouquinho mais e comprar um com largura de banda suficiente para medir tudo em notebooks -

 

Dá uma lida no tópico inteiro que você vai ver alternativas ótimas com preços interessantes tanto aqui no Brasil quanto fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quem tem e sabe usufruir todas as funções do bicho...é uma ferramenta essencial

quem ainda não tem, quér comprar um msm o mais barato... mas cá entre nós

um bicho desse na nossa bancada ia ficar show hein? hehe

 

Faz tempos que tô namorando um desses.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Mais ainda tá muito salgado o preço.

 

Dá uma olhada neste se te agrada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei esse multímetro pelo ebay, mas ainda não chegou, to ansioso pra pegar o bichinho nas mãos.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Comprei com um cupom de desconto de U$15 do Paypal que o Willzumbi postou a um tempo atrás e ficou com um preço excelente, saiu por US$41,50.

 

Engraçado que no Ebay o vendedor descreve a frequência máxima dele de 10Mhz, e na pagina oficial dele é 220Mhz, acho que o vendedor o Ebay ta sendo mais honesto. Um "problema" que acho que esse multímetro tem é as escalas dele, nada contra ser auto-range (isso é excelente) o problema é que devia ter uma posição no seletor de tensão continua e tensão alternada separada, ficar apertando o botão pra alternar entre uma e outra é chato, e isso vale também pro teste de resistência, diodo e continuidade, devia ter uma posição pra cada uma no seletor. Fora isso, não vejo nenhum outro problema nele.

 

Esqueci de postar, tem um review dele muito bom aqui em português:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quando estava para comprar cheguei a ver videos desse rapaz, não posso dizer que vi esse.

O que comprei foi um hk-m69, paguei R$93,00 com frete com um ano de garantia.

O que eu não gostei nele foi o plug para medir capacitâncias/ temperatura.

Esse é o vedo dele.

 

Depois resolvi e comprei um multimetro pinça da hikary  para smd.

Na verdade eu tenho 3 digitais e um analogico, sendo que o analogico e um dos digitais é  bem antigo e  mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Engraçado que no Ebay o vendedor descreve a frequência máxima dele de 10Mhz, e na pagina oficial dele é 220Mhz, acho que o vendedor o Ebay ta sendo mais honesto. Um "problema" que acho que esse multímetro tem é as escalas dele, nada contra ser auto-range (isso é excelente) o problema é que devia ter uma posição no seletor de tensão continua e tensão alternada separada, ficar apertando o botão pra alternar entre uma e outra é chato, e isso vale também pro teste de resistência, diodo e continuidade, devia ter uma posição pra cada uma no seletor. Fora isso, não vejo nenhum outro problema nele.

 

na verdade, há muitas reviews deste multímetro, mas se quiser uma muito detalhada, procure a do mjlorton no youtube.

 

quanto ao frequencímetro dele, há algum tempo consegui fazer medições perfeitamente estáveis até 66mhz. depois comecei a fazer-lhe algumas modificações que estavam a dar resultado, mas um problema de saúde de um familiar tem-me impedido de dedicar-me à causa. espero poder fazê-lo em breve.

compreendo o que fala das escalas. mas o multímetro tem também outros pontos negativos e vou enumerar alguns de que me lembro de momento:

 

- não tem backlight; (dá para hackar porque o chip suporta a função)

- não tem auto power off; (para mim, acho que é o pior defeito)

- não mede temperatura; (é pena, mas eu não costumo usar o multímetro para isso)

- não tem grande protecção na entrada; (basta soldar uns varistores)

- as pontas de prova são muito compridas e plásticas e a sua impedância é muito elevada; (podemos comprar outras ou modificar as de origem)

 

de resto, acho que é o melhor multímetro no mercado tendo em conta o seu preço.

 

já agora, aproveito para recomendar um multímetro que encontrei por acaso. por enquanto é difícil de obter, mas é muito barato e pelo preço é excelente. não tem nenhum dos problemas que mencionei acerca do ut61e, à excepção da protecção na entrada que ainda não verifiquei. na verdade, estava a trabalhar nos dois ao mesmo tempo, mas lá voltarei :)

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

atenção que este multímetro não tem nada a ver com os outros vc97; é um modelo novo true rms. mas postarei mais sobre ele mais tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, a pares está com promoção de scope todo mês.

Fiquem de olho, quem quer adquiir um.

Importar se for taxado, não compensa.

Pelos motivos de garantia e tal.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Um grande abraço, Goiano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um analógico dessa Victor e é uma das minhas ferramentas que eu mais gosto, muito gostoso de trabalhar com ele. E esse que vc postou o bom é que o seletor dele é daquele jeito que eu falei, auto-range mas tudo separado, acho isso muito pratico pra trabalhar na bancada, um ponto fraco é o capacimetro, muito limitado.

Um ponto fraco que vc postou do UT61E é que não tem auto power off, pra mim é um ponto forte, atualmente trabalho com um Minipa ET-2075B e a cada 15 minutos ele desliga sozinho, vc ta lá fazendo uma medição e começa a apitar indicando que vai desligar, atrapalha demais isso e depois desse aviso passa uns dois minutos e desliga sozinho do nada, mesmo com vc fazendo medição,  isso é muito chato, sei que tem a opção pra desativar o desligamento automático, mas qdo vc desliga e liga de novo e volta a habilitar essa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as especificações no site da victor não estão completamente correctas, mas ainda não tive tempo para testar tudo. por exemplo, o multímetro é alimentado por uma pilha de 9V e não por duas de 1,5V. e não sei o capacímetro é mesmo só até 200uf...

 

só posso falar das primeiras impressões, porque estive a usar um num dos meus postos de trabalho para testar, que já dão para considerá-lo um vencedor pelo preço. o mostrador é enorme, de excelente visibilidade e o backlight é bastante bom. verifiquei a calibração e estava no ponto. é true rms ac.

é mesmo muito robusto, impressiona mesmo, há multímetros que custam 10 ou 20x mais que não são assim robustos.

o selector é um pouco pequeno, mas muito bom e o teste de continuidade é excelente, bate mesmo alguns dmm topo de linha. as pontas de prova são razoáveis e não são "plásticas".

testa bem componentes na escala de díodo e o frequencímetro mediu bem até 25mhz, à excepção do cristal de 32khz, mas ainda não lhe fiz nenhuma alteração.

 

eu quero esclarecer que não estou a comparar este victor vc97 com o ut61e. o ut61e é um multímetro melhor, mas também mais caro. mas visto que o preço deste vc97 é muito inferior ao do ut61e, acho que é uma excelente compra.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola

quero pedir a experiencia do pessoal do forum pra me indicar a comprar um q n seja insuficiente para manutenção de notebook.

e tbm q n seja caro ao estremo de n da conta de usar todos os recursos q´precise na nossa area.

fiz uma pesquisa no site

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

e estou pensando em comprar o 57157 - FE UT-D2062C OSCILOSCOPIO 60 MHZ DUPLO TRACO

se alguem achar q posso comprar um melhor e mais barato ou achar q n é uma boa escolha manda ve em pronunciar.

conheço um amigo q vai no paraguai e ele pode trazer pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu to louco por um desses,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Achei super barato 2 canais, só não sobrou a grana ainda haha.

PS: Nunca tive um, por isso também não sei comparar muito bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem esse na Farnell

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Sai quase o mesmo preço, é 70Mhz e da pra parcelar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprar fora do Brasil não é opção?

 

se não quiser importar, como não conheço o que há aí, não posso ajudar muito, a não ser que coloque os modelos que encontrou à venda...

 

Cara eu to louco por um desses,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Achei super barato 2 canais, só não sobrou a grana ainda haha.

PS: Nunca tive um, por isso também não sei comparar muito bem!

 

colega, você trabalha com que tipo de equipamentos? se quer a minha opinião, não compre esse modelo de forma alguma porque é muito limitado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que importar é uma excelente opção e até falei acima que comprei um hantek a pouco tempo mas fui taxado quando chegou no Brasil e com a demora e a burocracia nas importações que está hoje em dia e o preço do

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
que nosso amigo willianlopes postou, acho que é uma excelente opção.

 

O preço está bom e o aparelho atende a nossas necessidades apesar de o mesmo ter pouca memória e eu achar que a tela poderia ser um pouco maior, por outro lado você vai comprar aqui mesmo e pode dividir no cartão, não vai pagar taxas de importação e não vai demorar para receber.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Túlio Bastos alterou o título para Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)
  • Jakers Binder unpinned e pinned this tópico

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...