Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Samsung NP500P4C - Não liga nem da Sinal

Featured Replies

Postado

Galera, estou com este note Placa XIDAN-14 Rev: 1.2 que não liga nem da sinal de vida, não tenho nada na chave nem fontes 3 e 5v mas encontro 19v em algumas partes da placa, percebi um pwm 51125 que fica atras do conector sata da gravadora que esta esquentando muito e a principio achei que era só ele, troquei o dito e o novo que coloquei também continua esquentando, testei tudo em volta (capacitores, ci, resistor) e nada avariado ou em curto e o que complica é que ate agora não achei esquema ou alguém que tenha um note deste com defeito semelhante. se tivesse pelo menos um NP300 ja ajuda

Postado

J a olho circuito de entrada até onde vai os 19 V, peguei um com problema na entrada nao passava os 19

Postado

Está aquecendo muito?  Se você já trocou e mesmo ainda continua aquecendo,é sinal que tem algum componente em volta desse CI causando o problema.  de uma olhada melhor. O problema está aí!!!

Postado
  • Autor

ja medi todos os componentes ao redor como resistores, capacitores e transistor fora da placa e todos normais, como não consegui o esquema da placa procurei o datasheet deste PWM (51125) Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

e comparando junto com uma placa de um RV415 que tambem utiliza este pwm reparei que no meu não tinha voltagens no TONSEL (3,3v_pino 4) - VREG3 (3,3v_pino 8 ) e SKIPSEL (2v_pino 14) as demais voltagens tudo OK, inclusive o VIN (pino 16) que chega os 19v, ou seja, esta passando voltagem pela placa

Postado

Sem esquema é complicado.  Você teria outro CI desses para desencargo consciência?  pelo que vi esse CI que é o gerador dos 3,3 e 5v.

A vin está chegando e pelo visto não está saindo.  Qual voltagem você tem no pin 23 ( PGOOD)  Power Good.?  Continue procurando por curto.Você tem fonte assimétrica?

Postado
  • Autor

ja troquei este CI 2 vezes de 2 outras maquinas que estão funcionando normalmente e colocando o CI desta placa em outra, funciona normal, e é este dito mesmo que gera as fontes 3 e 5  e não tem nada no PGOOD, ou seja 0v. na placa que esta funcionando do RV415 também esta zerada e tenho sim uma fonte assimétrica

Postado

Hiroki,com certeza é curto perto desse PWM .  Esse modelo que você digitou é o da placa?  estranho que não da nenhum resultado as buscas. Verifique outra vez o modelo da placa. 

Postado
  • Autor

modelo note: NP500P4C-AD1BR  Placa mãe: XIDAN-14 Rev:1.2 

o que estou comparando é um RV415  placa mãe:Scala2-14DI-VE 

é uma placa totalmente diferente mas que utiliza este mesmo PWM nas fontes 3 e 5, como não tenho nada foi o jeito tentar por esta... rsrs

Postado
  • Autor

kadu.lm uma duvida meio fora de contexto mas so para "eliminar partes": você acha que o IO tem alguma coisa a ver com isso ???

Postado

Hiroki,nesse seu caso tenho quase certeza que não.  Está chegando tensão nele? Como o pwm das fontes primárias não está gerando tensão e está aquecendo muito,acredito que você deva procurar o vilão nas tensões de entrada.  É muito complicado sem o esquema e como disse que todos os componentes próximo estão em perfeito estado...

Estou tentando achar o esquema,mas não acho.

Postado

Só pra ver se eu entendi bem, ele tem tensão no botão power? ja mediu TODOS os componentes e não encontrou curto? Lembre que a samsung trabalha bastante com mosfets duplos e a medição é de forma diferente da dos mosfets simples. Outra coisa além do CI que ta fritando não tem mais nenhum outro esquentando? Acredito nesse caso que deve ter um mosfet duplo em curto ou um capacitorzinho daqueles pequenos que passam despercebido que ta zuado, sei lá. Por fim depois de tudo isso eu tentaria trocar em ultimo caso ( quase largando os bets) o Super I/O.

Postado
  • Autor

segue as voltagens que tenho neste PWM: 

pino 3 - VREF 1v

pino 4 - TONSEL 3v (este era para ter mas não tem)

pino 8 - VREG3 3v (este era para ter mas não tem)

pino 9 - VBST2 5v

pino 13 - EN0 1v

pino 14 - SKIPSEL 3v (este era para ter mas não tem)

pino 16 - VIN 19v

pino 17 - VREG5 5v

pino 22 - VBST1 5v

os outros pinos que não citei é pq estão zerados e os que eram para ter mais nao tem é os que eu testei em outra placa conforme citei anteriormente. neste caso voce aha que o problema esta na entrada,ou seja, antes de chegar no pwm, isso?!?!  e foi estas unicas tensões que achei nele

Postado
  • Autor

Só pra ver se eu entendi bem, ele tem tensão no botão power? ja mediu TODOS os componentes e não encontrou curto? Lembre que a samsung trabalha bastante com mosfets duplos e a medição é de forma diferente da dos mosfets simples. Outra coisa além do CI que ta fritando não tem mais nenhum outro esquentando? Acredito nesse caso que deve ter um mosfet duplo em curto ou um capacitorzinho daqueles pequenos que passam despercebido que ta zuado, sei lá. Por fim depois de tudo isso eu tentaria trocar em ultimo caso ( quase largando os bets) o Super I/O.

não tem tensão no power; ja medi todos em volta inclusive estes capacitorzinhos e não achei nenhum curto e não tem mais nada esquentando, o que dificulta mais é que não tem esquema desta placa alem deste note não ser um modelo muito popular

Postado

Verdade, sem o esquema é complicado, enfim o certo é vc ir tentando seguir a linha dos 19v do jack e ir decifrando pra onde ela vai, onde ela se divide em outra tensão ou para de alimentar

Postado
  • Autor

o estranho é que os 19v chega neste pwm, mas vou tentar seguir

Postado

esses samsung sao foda

Postado

Peguei um com esse sintoma , era o mosfet AON7410, proximo ao conector da placa wireless, na saida do conector para bateria tambem tem um AON7410 retirei ele e coloquei no lugar do que estava com defeito, apareceu a tensão no power e note ligou.

Postado
  • Autor

Peguei um com esse sintoma , era o mosfet AON7410, proximo ao conector da placa wireless, na saida do conector para bateria tambem tem um AON7410 retirei ele e coloquei no lugar do que estava com defeito, apareceu a tensão no power e note ligou.

verifiquei todos que no total são 6, testei um por um fora da placa, inclusive tem um 7200 no meio e como não achei o datasheet dele testei na munheca e é o mesmo 7410 creio que deva mudar amperagem ou algo parecido mas dreno, gate e source mesma coisa

Postado
  • Autor

realizando outros testes verifiquei que a linha dos 19v passa primeiro por estes AO7410 que ficam em baixo da plaquinha wireless, ou seja, quando estão sem um deles não chega 19v no pwm que controla as fontes 3 e 5 (que esta esquentando)

Postado

amigao, quando esquenta esse ci, normalmente em baixo do seu hd tem um plastico preto, em baixo deste plastico ha varios componentes, (capacitores,resistores...)

veja nessa foto se for igual, e so trocar e testar que vai funcionar

CAP_Samsung_-curto_.JPG.3373f09bf95f1f2bacb8a33e7cd07909.JPG

Postado
  • Autor

pow amigão valeww mas este defeito é tipico em RV410, 420, 430... que tem uma arquitetura de placa totalmente diferente, o modelo em que estou trabalhando é meio que exclusivo e é de outra linha: NP500

Postado

certo, imaginei que focem pareçidas, pois peguei um np ja que resolvi trocando os tal capacitores.. vamos continuar tentando

Postado
  • Autor

na verdade ele tem estes capacitores que ficam em baixo do HD mas sem adesivo para tirar pois ao contrario do modelo que voce citou, no meu caso o HD não encaixa direto na placa mãe e sim por um adaptadorzinho, e estes capacitores ficam bem na direção do chipset e mesmo assim ja testei todos e nada... ta tudo bom!

Postado

Amigo pode acreditar que vc tem curto na linha de 3.3 ou 5v ou mesmo tem algum mosfet fazando pro gate.

Com a fonte assimetrica em 2,2v injete tensao na bobina de 3e5v e veja o consumo.

Tambem pode ser algum capacitorzinho sem ceramica que esta em curto causando esse sintoma entao ao injeta tensao vai acusar alto consumo.

Postado

Amigo, o PWM 51125, é o responsável por gerar os 3,3V e os 5V, como ele esta esquentando e você já trocou, é certeza que tem algum componente que é alimentado por este PWM que esta em curto, geralmente quando isso acontece é o IO que foi pro espaço, eu trocaria o super IO pra ver o que acontece.

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.