Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Capacitores de Placas Mãe

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Bom dia, colegas do fórum.

Eu tenho muitas placas mãe antigas, sendo que quase todas estão funcionais.

Tenho a intenção de, ao longo do tempo, trocar os capacitores das placas mais antigas, que trabalham com capacitores eletrolíticos.

São exemplos de placas com as quais pretendo trabalhar:

Asus TUV4X (Socket 370):
- 1500uF/6.3v x14
- 1000uF/6.3v x11
- 470uF/6.3v x2
- 100uF/16v x2
- 10uf/25v x4

Gigabyte GA-7VT600 1394 (Socket 462):
- 3300Uf/6.3V x4
- 1500Uf/6.3V x3
- 1200uF/6.3v x2
- 1000uF/6.3v x10
- 100uF/10v x12

Soyo Dragon Plus (Socket 462)

- 3300uF/6.3v x12
- 1000uF/10v  x14
- 220uF/16v   x10
- 470uF/16v   x1
- 22uF/25v    x16
- 10uF/25v    x3

Tenho que recontar, mas como vou comprar capacitores de sobra....

Considerando a dificuldade em encontrar capacitores de qualidade, pergunto:

Com quais capacitores devo me preocupar mais, em se tratando de qualidade? Com os maiores, ou com os menores?

Ou perguntando de outra forma, quais dos capacitores acima falham mais? Os maiores ou os menores?

Lembrando que, em se tratando de equipamento, já estou providenciando.

Obrigado pela ajuda, e desculpem-me caso minhas perguntas não caibam.

Obrigado.

Postado

Amigo, qualidade de capacitores e tamanho do componente é loteria, não tem uma marca que seja referência e nem sempre podemos escolher tamanho da peça, quase tudo vem da China, um detalhe que deve se atentar é comprar todos de 105°, nunca usar os de 85°, e usar de tamanho físico compatível com o espaço. Os disparados que troco mais são os de 1000uf e 470uf, os de 10uf, 22uf e 100uf nunca troquei um.

Postado (editado)

Olá @Gabriel Moreno os capacitores mais importantes da placa são os da linha de alimentação do processador, seguidos pelos da linha de alimentação das PCI (ou AGP). Mas aí também vai depender dos sintomas apresentados pela placa. Se estiver tudo funcionando normalmente creio que a substituição apenas destes que mencionei já vai dar uma longa sobreviva à placa. 

Editado: por Carlos Porto
Postado

Obrigado pelas respostas, @Jhones e @Carlos Porto!!!

Em resumo, para complementar, gostaria de perguntar o seguinte:

Posso comprar todos da Epcos, ou quanto aos mais importantes, devo procurar melhores, tais como Panasonic e Sanyo?

Obrigado!!!

Postado
9 horas atrás, Gabriel Moreno disse:

Obrigado pelas respostas, @Jhones e @Carlos Porto!!!

Em resumo, para complementar, gostaria de perguntar o seguinte:

Posso comprar todos da Epcos, ou quanto aos mais importantes, devo procurar melhores, tais como Panasonic e Sanyo?

Obrigado!!!

No meu caso é como eu disse: não tenho alternativa em escolher marca, vou na loja de componentes e compro o que tem disponível no momento, nunca achei por lá Panasonic e Sanyo, mas creio que os chineses que compro nas lojas são melhores que os chineses que vem montados, porque até então nunca tive problemas. Com base nas experiências que tive sobre eficiência de reparo vs retorno , eu não preocupo com marca de capacitor.

Postado

Seja benvindo ao fórum, @Gabriel Moreno

Vi que ainda não se apresentou. Crie um tópico na área de apresentações para lhe conhecermos melhor. Aqui tem uma explicação de como se apresentar: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

14 horas atrás, Gabriel Moreno disse:

Com quais capacitores devo me preocupar mais, em se tratando de qualidade? Com os maiores, ou com os menores?

Com os que sofrem mais variação de corrente durante o funcionamento. Em placas-mãe, são os que filtram a tensão das linhas de alimentação principais que são geradas na própria placa, como já mencionado pelo @Carlos Porto: O Vcore do processador, os 2.5 ou 1.8V para as memórias DDR, a alimentação do slot AGP, etc.. No caso dos capacitores de 16V, esses filtram a tensão de 12V vinda da fonte (que alimenta o regulador do Vcore nas placas de Pentium 4 e posteriores), e aí a deterioração que eles sofrem ao longo do tempo vai depender mais da qualidade da fonte que era usada pra alimentar a placa do que deles..

10 horas atrás, Gabriel Moreno disse:

E Epcos é a antiga divisão de capacitores da Siemens. Inclusive tem fábrica aqui no Brasil. De um modo geral são de boa qualidade. Mas.. assim como no caso de capacitores de qualquer outro fabricante, eles tem linhas específicas, para aplicações específicas. A Epcos fabrica uma ampla gama de capacitores, desde os mais comuns até os para uso militar (que suportam temperaturas de -40 até 125 graus).

Como você mencionou que tem placas Soyo, dê uma lida nesse artigo:  . De certa forma, foi isso que quase causou a falência da Soyo (ela ainda existe, mas atualmente só fornece para o mercado local). E, além das placas Soyo, muitas placas fabricadas nesse período saíram de fábrica com esses capacitores "bugados".

Por experiência própria, posso dizer o seguinte: Evite capacitores verdes com marcação dourada ou prateada.. são bonitinhos, mas a maioria não presta. Se as suas placas tem capacitores assim, eles são os primeiros a serem trocados.

Postado
9 horas atrás, zazulak disse:

Seja benvindo ao fórum, @Gabriel Moreno

Vi que ainda não se apresentou. Crie um tópico na área de apresentações para lhe conhecermos melhor. Aqui tem uma explicação de como se apresentar: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Com os que sofrem mais variação de corrente durante o funcionamento. Em placas-mãe, são os que filtram a tensão das linhas de alimentação principais que são geradas na própria placa, como já mencionado pelo @Carlos Porto: O Vcore do processador, os 2.5 ou 1.8V para as memórias DDR, a alimentação do slot AGP, etc.. No caso dos capacitores de 16V, esses filtram a tensão de 12V vinda da fonte (que alimenta o regulador do Vcore nas placas de Pentium 4 e posteriores), e aí a deterioração que eles sofrem ao longo do tempo vai depender mais da qualidade da fonte que era usada pra alimentar a placa do que deles..

E Epcos é a antiga divisão de capacitores da Siemens. Inclusive tem fábrica aqui no Brasil. De um modo geral são de boa qualidade. Mas.. assim como no caso de capacitores de qualquer outro fabricante, eles tem linhas específicas, para aplicações específicas. A Epcos fabrica uma ampla gama de capacitores, desde os mais comuns até os para uso militar (que suportam temperaturas de -40 até 125 graus).

Como você mencionou que tem placas Soyo, dê uma lida nesse artigo:  . De certa forma, foi isso que quase causou a falência da Soyo (ela ainda existe, mas atualmente só fornece para o mercado local). E, além das placas Soyo, muitas placas fabricadas nesse período saíram de fábrica com esses capacitores "bugados".

Por experiência própria, posso dizer o seguinte: Evite capacitores verdes com marcação dourada ou prateada.. são bonitinhos, mas a maioria não presta. Se as suas placas tem capacitores assim, eles são os primeiros a serem trocados.

Muito obrigado por responder com tanto cuidado! Fico agradecido.

Eu estou tentando estudar o assunto, inclusive em fóruns estrangeiros.

Continuo pensando em manter meu plano de trocar os capacitores das placas, para evitar problemas, mas vejo a possibilidade de não trocar tudo.

Estou pensando em traçar uma linha de corte, trocando apenas os de capacitância acima de 100uF.

Os pequenininhos, pelo que estou aprendendo, servem primordialmente para filtragem e, dessa forma, falham menos.

Será que essa maneira de ver faz sentido?

Ou já que um dia vão falhar (será que vão mesmo?), é melhor trocar tudo logo?

Muito obrigado pela ajuda!!!!

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...