Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Chapinha de cobre facil e barata!

Avalie este tópico:

fontinni

Posts em destaque

Galera olha só depois de muita discussão sobre o assunto de qual metal usar para nos ajudar a dissipar melhor o calor dos notes, chegamos a conclusão que a chapinha de cobre tem sido a melhor solução.

Dai voltamos a um velho problema, preço!

Diante disso fui atrás de alternativas, e depois de muito procurar acabei achando.

E fica super barato e fácil de fazer, é so vcs irem a uma loja que trabalhem com produtos para refrigeração ou uma loja de materiais eletricos e procurar por tubo de cobre para refrigeração, é usado em ar-condicionado de casa e de carro tb.

Depois é so serrar ele ao meio e fazer os cortes no tamanho que desejar, depois como ele é um tubo e é arredondado vc pega um dissipador velho de desktop (se for daqueles AMD 462 melhor ainda) e colocar as chapinha que cortar em cima e bater com um martelo e deixar elas retinhas.

Tem servido 100% pra mim, detalhe que é um cobre de muito boa qualidade, os note AMD que tenho feito não tem passado de 60º com elas, trabalham sempre entre 50 e 60º.

Vou colocar umas fotos pra vcs verem, o valor é muito baixo, 1mt de tubo aqui onde compro custa 15 reais e vou dizer da pra fazer centenas de chapinha, com 2 pedacinho cortado certin rende muito.

Elas não ficam linda depois que são cortada, mas ai é so deixar elas reta e depois limpar com acetona que fica um brinco.

Vou por umas fotos de uma que eu acabei de cortar ainda estão sujas.

SAM_0649.JPG.c88c3d1ed3bfac99eda6c7b94f147449.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2014 às 15:54, fontinni disse:

Galera olha só depois de muita discussão sobre o assunto de qual metal usar para nos ajudar a dissipar melhor o calor dos notes, chegamos a conclusão que a chapinha de cobre tem sido a melhor solução.

Dai voltamos a um velho problema, preço!

Diante disso fui atrás de alternativas, e depois de muito procurar acabei achando.

E fica super barato e fácil de fazer, é so vcs irem a uma loja que trabalhem com produtos para refrigeração ou uma loja de materiais eletricos e procurar por tubo de cobre para refrigeração, é usado em ar-condicionado de casa e de carro tb.

Depois é so serrar ele ao meio e fazer os cortes no tamanho que desejar, depois como ele é um tubo e é arredondado vc pega um dissipador velho de desktop (se for daqueles AMD 462 melhor ainda) e colocar as chapinha que cortar em cima e bater com um martelo e deixar elas retinhas.

Tem servido 100% pra mim, detalhe que é um cobre de muito boa qualidade, os note AMD que tenho feito não tem passado de 60º com elas, trabalham sempre entre 50 e 60º.

Vou colocar umas fotos pra vcs verem, o valor é muito baixo, 1mt de tubo aqui onde compro custa 15 reais e vou dizer da pra fazer centenas de chapinha, com 2 pedacinho cortado certin rende muito.

Elas não ficam linda depois que são cortada, mas ai é so deixar elas reta e depois limpar com acetona que fica um brinco.

Vou por umas fotos de uma que eu acabei de cortar ainda estão sujas.

SAM_0650.JPG.0040c523621b714d04717982a76f7d69.JPG

Link para o comentário

Fik muito bom jorge, claro q por a gente martelar para deixar reta fica algumas pequenas imperfeições e tb as dimensões delas mudam um pouco não fica um quadradinho perfeito, mas te garanto fica muito bom, testado e aprovado, se o amigo quizer ver se fica bom ou não so comprar e fazer, depois me fala se fica show de bola ou não.

O mais importante é a facilidade o preço para se fazer, com 1mt desse tubo, rapaz tu faz centenas e centenas de chapinha, com 2 pedacinho fiz todas essas que tão foto e foi bem poquinho mesmo, cada pedaço rende em media 4 a 5 chapinhas ou mais, vai depender do tamanho que vc qer.

Eu uso elas bem maior q o die do chip, cubro o chip bem certinho antes de por e coloco elas, rapaz vou tirar uma foto pra vcs verem um HP AMD funcionando pra vcs verem a temperatura, em uso normal não passa de 60º.

Link para o comentário

vou tentar fazer, esses dias atras comprei uma barra de cobre em uma casa de materiais elétricos, paguei uma paulada, depois percebi que era muito grossa >:( e não dava certo,  acabei desanimando com chapinha agora eu meto elastômetro mesmo comprado da china.

Link para o comentário

amigos tambem a chapinha original que vende no ML.geralmente sao 10 chapinhas que vem no conjunto

que voce compra no ML no meu caso comprei um bom alicate de corte e transformo as 10 chapinhas em

40 chapinhas em vez de 10,voce corta uma em quatro pedaços cada,uma boa economia ela precisa ficar apenas do tamhanho do cristal do bga.

Link para o comentário

bom dia. vou dar minha opnião de experiencia de reparo de notebook de uns pelo menos uns 5 anos no ramo. sinceramente. se vcs botarem cobre no tx e funcionar mais de um ano. dou minha cara a tapa. pois ja usei cobre e elastomero. tem maquina que sempre vai voltar. o tempo maximo de um reball que ficou funcionando nao chegou a 2 anos. em todas as maquinas que fiz. mais a média é 6 a 10 meses. existe retorno de garantia tambem. o reball tem varios fatores que podem fazer ele retornar. nao só aquecimento. exemplos pode fazer ele retornar. qualidade das esferas, qualidade do fluxo, placa envergada, trilha do pad ou pad trincada ou danificada fazendo o contato se perder com o tempo, bolha na esferas de solda, mal soldado o chipset, mal alinhado e por ai vai. olha as variaveis. o reball perfeito tem que ser muito treino, paciencia e tambem sorte. espero ter ajudado com as informações.

Link para o comentário

Em 18/01/2014 às 09:36, m812 disse:

Amigos no ebay essas chapinhas e baratinho nao sai nem a 1 real ja prontinha e mais dependendo do modelo do note essas medidas mudam, desculpem mas acho uma economia inviável! !!!

Amigo pode até ser barato mas ainda sim sai caro, ja fiz os calculos e fica mais caro e demora muito até chegar, o unico incoveniente de cortar as chapinhas é o trabalho para cortar, tirando isso com R$ 7,50 vc poder fazer um monte de chapinhas se fala que é inviavel a economia não sei oque é viavel.

Só não pode ter priguiça, mas nem da trabalho faz rapidin, mas cada um tem uma ideia.

Link para o comentário

Em 18/01/2014 às 19:01, RTPI disse:

Boa tarde. Aproveitando o tópico alguem ja tentou usar o cobre dissipador de notebook que ja vazou o gás, para fazer essas chapas de cobre e fica bom, tenho alguns velhos aqui encostado e queria saber a opinião de vocês ?

Interessante a ideia nunca fiz, nem pensei em fazer, tenho muitos aqui parado mas n sei se ja vazo ou não.

Faz o teste e manda pra gente.

Link para o comentário

Em 18/01/2014 às 19:07, jacksonsw disse:

Segui tuas dicas boa mesmo as chapinhas.

Poxa cara legal que funciono pra ti.

Fica bom sim, liberei hj cedo um acer 4540 com mais uma chapinha dessas.

Gastei nada praticamente e fico bom coloquei para estressar e o sistema de refrigeração respondeu certinho, baixou a temperatura perfeitamente assim que o cooler foi acionado.

Link para o comentário

Em 18/01/2014 às 12:21, lendário disse:

bom dia. vou dar minha opnião de experiencia de reparo de notebook de uns pelo menos uns 5 anos no ramo. sinceramente. se vcs botarem cobre no tx e funcionar mais de um ano. dou minha cara a tapa. pois ja usei cobre e elastomero. tem maquina que sempre vai voltar. o tempo maximo de um reball que ficou funcionando nao chegou a 2 anos. em todas as maquinas que fiz. mais a média é 6 a 10 meses. existe retorno de garantia tambem. o reball tem varios fatores que podem fazer ele retornar. nao só aquecimento. exemplos pode fazer ele retornar. qualidade das esferas, qualidade do fluxo, placa envergada, trilha do pad ou pad trincada ou danificada fazendo o contato se perder com o tempo, bolha na esferas de solda, mal soldado o chipset, mal alinhado e por ai vai. olha as variaveis. o reball perfeito tem que ser muito treino, paciencia e tambem sorte. espero ter ajudado com as informações.

Boa dica e econômico e sobre os TX comigo nunca voltou nenhum e tenho contatos com alguns cliente que tem até hj o not depois de 3 anos e estão funcionando bem depende muito como é feito uso a ht r490 show de bola
Link para o comentário

trabalho na área e vou deixar minha dica. para um bga ficar bom vc tem que fazer com dedicação e paciência e com material de boa qualidade. uma maneira que utilizo aqui e resolveu vamos dizer quase 90% de vez o retrabalho foi colocar uma moeda de 10cents dourada em cima do chip no momento da ressolda pois isso faz peso e com que as esferas se fixem com mais pressão a placa. aqui comigo resolveu bem, antes o serviço sempre voltava agora e raro acontecer de voltar. trabalho na área a uns 4 anos e fui criando e desenvolvendo minhas técnicas. aconselho o uso de uma chapinha de cobre ou alumínio mole que trave entre o dissipador do notebook e o núcleo do chip.

Link para o comentário

Em 19/01/2014 às 03:59, carlos disse:

trabalho na área e vou deixar minha dica. para um bga ficar bom vc tem que fazer com dedicação e paciência e com material de boa qualidade. uma maneira que utilizo aqui e resolveu vamos dizer quase 90% de vez o retrabalho foi colocar uma moeda de 10cents dourada em cima do chip no momento da ressolda pois isso faz peso e com que as esferas se fixem com mais pressão a placa. aqui comigo resolveu bem, antes o serviço sempre voltava agora e raro acontecer de voltar. trabalho na área a uns 4 anos e fui criando e desenvolvendo minhas técnicas. aconselho o uso de uma chapinha de cobre ou alumínio mole que trave entre o dissipador do notebook e o núcleo do chip.

Carlos a quanto tempo vc faz isso e nunca aconteceu de o peso da moeda fazer o chip baixar d+ e grudar uma esfera na outra?

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...