Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Colocar peso encima do chip para reball, quem ja usou esse metodo?

Avalie este tópico:

fontinni

Posts em destaque

Isso é bobera amigo e se as esferas colarem, o certo é dar uma mechidinha em cima do chip e ver se as esferas soltaram se ele rebola "perfeito".

Agora eu saquei oque vc disse, vc usa dar um toque no chip msm quando esta soldando ele na placa novamente.

O outro camarada la embaixo falou que faz igual a voce.

Mas sou muito bruto nesses momento, melhor nem fazer isso posso acabar desalinhando o chip hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

humm, é interessante, cada um tem vamo dizer, seu jeito de fazer hehe, achei legal. e faz um pouco de sentido, pois muitas vezes, alguns reball nao dao muito certo, pois alguma esfera pode nao ter "acentado" direito, e com esse pesinho extra, ajuda muito nessa parte, sem contar que vai sobre o die do chip e ja protege mais o mesmo, pois ja vi muitos maigos que isolam esta parte do chip com fita para evita danificar muito o chip.

Link para o comentário

eu ja fiz isso , mas eu achei na verdade q ela estava acabando e obstruindo um pouco no aquecimento,  dou um toque no chip de leve acho o efeito melhor.

Entendi, eu tb pensei a mesma coisa sobre ter a moeda em cima e atrapalhar o aquecimento, porem se mais algum amigo disser que usa e da certo vou tentar por uma chapinha de cobre quadradinha do tamanho do die do chip.

Agora saquei o que o amigo falou la encima, vcs usam dar um toquinho no chip tb quando esta sendo soldado?

Nunca fiz isso não.

Link para o comentário

eu já usei, e na verdade uso em alguns chips especificos.

uso uma chapinha de cobre de 1x1cm 0,8.

uso só nos chips que são muito leves.. pois assenta melhor as esferas..

Poxa persiva legal.

E vc nunca teve problemas de sair do lugar as esferas por serem esmagadas?

E sobre volta de serviço, acha que isso ajuda realmente?

Vc teve alguma volta de aparelhos q usou esse metodo?

Link para o comentário

não tem necessidade parceiro, o chip ja desce com o proprio peso dele, como os colegas ja disseram, em alguns casos, basta apenas dar um leve toquei nele com uma pinça ou coisa do tipo, mais coisa muito leve mesmo, pois se nao vc acaba tirando ele do lugar ou fechando curto nas esferas, ai voce tera de retirar o chip e fazer o reballing de novo, usando um bom fluxo de solda, e dependendo do equipamento que voce usa pra soldar, voce ate dispensa a mexidinha no chip, limpando certinho os pads da placa e usando boas esferas, ele chega no lugar sozinho na hora que a solda fundir. boa sorte e sucesso ai.

Link para o comentário

não tem necessidade parceiro, o chip ja desce com o proprio peso dele, como os colegas ja disseram, em alguns casos, basta apenas dar um leve toquei nele com uma pinça ou coisa do tipo, mais coisa muito leve mesmo, pois se nao vc acaba tirando ele do lugar ou fechando curto nas esferas, ai voce tera de retirar o chip e fazer o reballing de novo, usando um bom fluxo de solda, e dependendo do equipamento que voce usa pra soldar, voce ate dispensa a mexidinha no chip, limpando certinho os pads da placa e usando boas esferas, ele chega no lugar sozinho na hora que a solda fundir. boa sorte e sucesso ai.

Mas sempre estamos abertos a novos métodos Julio.

Eu sempre uso somente fazer o convencional, mas de repente pode dar uma ajudinha o metodo do amigo neh hehehe.

Link para o comentário

Mas sempre estamos abertos a novos métodos Julio.

Eu sempre uso somente fazer o convencional, mas de repente pode dar uma ajudinha o metodo do amigo neh hehehe.

Sim, verdade, conhecimento nunca é demais, ainda mais se tratando de manutenção em notebooks, pois nos deparamos com cada coisa tem hora.

Link para o comentário

Amigo botar um peso na BGA ajuda na fusão das esferas trincadas do chip, eu recomendo assim que por o peso dar um chok térmico na placa jogando álcool isopropílico em cima da BGA assim a placa volta a o normal pois com o calor a placa sofre uma envergadura quando vc der o chok térmico a placa vai alinhar junto ao chip novamente eu faço assim em BGA's pequenas eu uso um peso de 10 gramas em Bga's medias 15 gramas e aquelas grandes tipo de desktop  ou notebook mas antigos vc pode por 25 gramas eu geralmente uso esse peso aki

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Uploaded with

sem o chok térmico não vai adiantar muita coisa por o peso em cima do chip

Link para o comentário

Eu não uso, fiz uns testes e não gostei. Na verdade, a tensão de superfície faz o chip "acentar", se isto não acontece é porquê tem algo errado, pode ser que as esferas não estão liquefazendo no mesmo momento (diferença de temperatura na placa/preheater/zona de aquecimento), ou falta de fluxo... Ou ainda oxidação nos pads que possa estar impedindo a solda de fluir. Muito fluxo também faz o chip "levantar", podendo ficar torto. etc... Mas o lance do peso eu não gostei. Um dia vou tentar com esse (heheheh):

image.php?di=ZN26

Link para o comentário

Eu me lembro que desde o freebr ja se falava nisso, to veinho no forum tb hehehe.

kkkk Hein ablacon esse ai so se usar solda de diamante pra por um desses...

Então galera na vdd coloquei o topico exatamente pra saber se os amigos tinham tentado a tec. e se tinham obtido sucesso.

Lembro bem da discussão sobre isso.

Mas agora vi que todos continuaram usando msm o convencional.

Eu também to usando o convencional até o momento estou tendo resultados satisfatórios, espero não ter retorno pois o reball

mais antigo que fiz foi a 30 dias, até agora ninguem volto pra reclama.

Tenho feito pelo menos 1 rebal por dia, e to apreensivo pois todos tão falando que volta e q ta indignado com o rebal e tal.

Sei la eu sempre vi o rebal como a solução do problema e investi na maquina e tudo para que seja realmente a solução, dai vi essa parada do carlos de por peso em cima e decidi perguntar.

Notei q no consenso geral é melhor mesmo fazer tudo do jeito que ja faço.

E esferas? Sei que tem topico ja pra isso, mas não axei nada muito interessante, onde vcs tem comprado? Marca?

E sobre fluxo to com o 223 e o 559, mas na boa o 559 nao gostei não, talvez pq o meu seja falseta, mas não curti.

To usando o rma186 vendido pela tinsolder, todos os chips que fiz deu certo com ele, solda de vdd.

Ele é liquido mas peguei a manha de usar e vou fala uma coisa se tiver fluxo melhor, deve ser bom msm, pois esse é o bixo, o bagúi começa a fumaçar e o bixo pega, da pra ver as esferas gruda e fica linda, pratiadinha.

Tem um certo incomodo quando ainda tem muito que as esferinhas começa a sair dos buraco mas dai vou pondo de volta com uma pinça, dai quando o excesso evapora, rapaz é rapidão e fica top.

E pra soldar de volta passo so um bilisco dele, uma camadinha bem poqinha e coloco, o bixo esfumaça e da pra ver o chip baixar. Depois vou fazer um video e postar pra vcs verem e vou tb colocar o material que to usando pros amigos me dar ideias, sei que to no caminho certo, mas estou aberto a novas tecnicas, quero me aperfeiçoar a cada dia.

Link para o comentário

Só pra deixar claro. Em geral NÃO uso o peso, somente em alguns casos muito especificos.

Na maior parte dos chips do dia a dia vai sem peso mesmo e funciona muito bem.

E aproveitando o post, dar choque termico na placa como foi sugerido nas respostas acho que é a PIOR ideia possivel.

Assim como a placa deve esquentar de maneira controlada e uniforme, ela tambem deve esfriar dessa maneira.

Link para o comentário

Só pra deixar claro. Em geral NÃO uso o peso, somente em alguns casos muito especificos.

Na maior parte dos chips do dia a dia vai sem peso mesmo e funciona muito bem.

E aproveitando o post, dar choque termico na placa como foi sugerido nas respostas acho que é a PIOR ideia possivel.

Assim como a placa deve esquentar de maneira controlada e uniforme, ela tambem deve esfriar dessa maneira.

Persiva vc tem tido retorno?

Pessoal ai reclamando de retorno, to meio ressabiado ter q devolver a grana né facil não rsrsrsrs.

Como tem sido ai pra ti?

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...