Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ressolda bga com soprador térmico 2

Avalie este tópico:

Posts em destaque

• Respostas 50
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Postado

Bom pra mim acho o metodo valido.

Mas queria saber quanto tempo de vida o notebook fica, voce costuma fazer nas maquinas de seus clientes?

Quais esses liquidos que voce usa  na garrafa azul e na seringa?

Qual é a temperatura que esse soprador atinge?

Postado

amigo geralmente alguns faço no soprador e nao tenho dor de cabeça com retorno. posso garantir e provar. tanto que o note que foi feito o reparo esta aqui funcionando ate hj,

amigo na garrafa azul e alcool isopropílico, e na seringa e uma pasta de solda soldatec muito boa por sinal ajuda na fixação das esferas soldagem e não mancha a placa e o soprador atinje em media uns 500° . aaa já fiz tbm placas de vídeo nesse mesmo processo ai. mas pra isso treinei e estudei muito pra chegar nesse ponto.

Snapshot_20140322.JPG.360a97b062963e3c892b439696fbce4e.JPG

375089_191975804286761_936358638_n.jpg.15f742c599724a7d86a372ebe144c413.jpg

428639_191975817620093_306789915_n.jpg.29d06852bde72d89a0d00743eb91bcff.jpg

524569_191975767620098_1490544819_n.jpg.168fe54fdfeacd7f60fdcb9d93424611.jpg

Postado

A tecnica é otima e ele domina muito bem, tanto que ele fez rapidinho... O problema é arriscar essa técnica sem treinamento em uma maquina de cliente e perder a placa. E ai consegui outra placa ficaria bem mais dificil. Ainda corre-se o perigo do soprador espalhar ou arrancar varios smd. Nem sempre o outro lado da placa está livre de componentes, e isso dificulta usar jato de ar sem arrancar os smds. É bom treinar bastante em sucatas antes de arriscar em uma placa tipo DELL, SONY HP etc... já usei essa tecnica e salvei algumas placas mas só arrisco quando não ha mais nada a perder e com autorização do cliente. Mas treinei bastante em umas STI antiga da vida. Más estou invertindo em uma maq. de bga.

Postado

Já havia pensado em fazer um procedimento parecido com este, pois vi um vídeo de uma maquina de uns R$40.000,00

para soldar, dessoldar, alinhar chipset por câmera e laser, com tela com touch-screen e mais um monte função,

Pensei no tempo que uma máquina dessas demoraria para se pagar, se realmente valeria a pena, etc...

Legal o teu método, enquanto a vida útil da placa, ainda não sei responder. Mas também como a maioria dos eletrônicos

são feitos (parece até que maliciosamente) para durar cerca de 3 anos ou menos, a não ser que você tenha "bala na agulha"

para comprar um eletrônico de primeira linha.

Se você tem capacidade de fazer isto com meios importunos, Brasil !

Abraço

Postado

realmente pra fazer isso em maquina de cliente tem que treinar e treinar muito mas muito mesmo pois no soprador vc nao ter termômetro e nem controle de temperatura e tudo no tato mesmo.

Postado

carlos, tem sim..coloca 2 termometros um encima e outro embaixo durante o processo que vc vai ter as temperaturas da placa...uma outra coisa...ele nao usou pre-aquecimento nao informou se colocou na estufa p/ tirar a umidade, assim é um processo arriscado, se ele ler aqui no forum ele vai melhorar muitooo a tecnica que ele ja tem...so nao pode ter preguiça de ler um pouco...eu estou fazendo aqui conforme li no forum e estou tendo sucesso, outra coisa que faltou ai foi aterramento, pelo que eu vejo ninguem usa isso da forma que deveria, se ele estivesse descalço nesse dia ai e esfrega-se aquele pano na mao e depois pega-se a placa, a chance de fritar algo seria grande...

Amigo perde um domingo ai p/ ler todo o material que tem no forum que vc vai ficar mais profissa...abraços..

boa sorte..

Postado

nao fiz o vídeo com intuito profissional mas sim como uma brincadeira num momento sem fazer nada em casa. ai vc v que nao usei termômetro, nao usei estufa tao pouco aterramento e a placa saiu limpa e dando vídeo e ate hj a maquina esta aqui funcionando.

mas seria bom os amigos do forum fazer ai um vídeo pra gente ver a forma de cada um na  hra de refazer um chipset.  como mostrar o tempo que leva como a placa fica e se vai da video no final do vídeo sem cortes. eu mesmo nao cortei o  video nao troquei chipset fiz na certeza que iria funcionar e provei isso em 20 minutos.

Postado

faz um vídeo ai usando sua maquina profi. e posta o resultado pra gente ver como e seu processo. breve vou fazer um usando a minha honton de alias uma das melhores com custo benéfico.

Postado

Bom o vídeo esta disponível de novo !  , valorizo quem consegue realizar um trabalho com resultado de alto nível profissional, com o minimo de recurso, e você prova isto no vídeo, entendi muito bem sua intenção, focou na execução de um reballing com soprador de forma rápida , interessando somente o resultado do retrabalho na mb.

Carlos, você  usa o soprador na temperatura máxima em todas as etapas ou varia em algum momento ? ,  por favor nos passe estes detalhes pra também termos sucesso usando seu método, obrigado e tome jóinha.

Postado

.bom respondendo suas perguntas, uso o soprador na potencia máxima e como minha mente já esta gravado o tempo que cada chip e placa suporta o calor e o tempo pra tirar o mesmo. minha dica e como cada soprador e uma potencia diferente e a corrente de cada lugar varia muito ai o segredo e compre um soprador bom comece a treinar com ele em placas velhas e va gravando isso na sua memoria pois vc como tempo vai absorver tudo isso e terá sucesso na pratica.

em breve estarei fazendo outro vídeo. com um chip maior

criticar e  fácil quero ver e fazer melhor.

Postado

Poxa carlos, eu vi tu tirando o chip aí em menos de 5min e eu aqui até com 15min ainda estrago os pads das placas... eu estou estudando várias formas de se fazer isto inclusive já estou projetanto um pequeno pre-aquecedor para trabalhar (por  baixo da placa) junto com a estação de ar quente.

Pelo menos uma coisa eu já comprovei, como eu utilizo uma estação de ar quente, o bico tem que ser no mínimo do tamanho do chip... mas estou tentando e logo conseguirei. Valeu!

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...