Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Master N110I 71R-A14HV6-T840 Não Liga

Avalie este tópico:

Intelsystech

Posts em destaque

@Intelsystech depois da troca do I/O a tensão do pino 12 voltou blz! Agora veja se a placa tem os 9.5v +ou- no power e se vai 0v no acionamento do mesmo? Quais são os sintomas agora depois de trocar do I/O. Quais tensões estão subindo depois das tensões do estado de S5? Segue a sequencia de start. +3.3v só vai subir quando a placa ligar! 

Verifique se os sinais 

ACPRESENT

PWRBTN#

PM_RSMRST#

Sinas que sai do I/O e passa por resistores que podem está abertos. Caso esteja tudo ok? Vamos avançando na analise...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Leonildo disse:

@Intelsystech depois da troca do I/O a tensão do pino 12 voltou blz! Agora veja se a placa tem os 9.5v +ou- no power e se vai 0v no acionamento do mesmo? Quais são os sintomas agora depois de trocar do I/O. Quais tensões estão subindo depois das tensões do estado de S5? Segue a sequencia de start. +3.3v só vai subir quando a placa ligar! 

Verifique se os sinais 

ACPRESENT

PWRBTN#

PM_RSMRST#

Sinas que sai do I/O e passa por resistores que podem está abertos. Caso esteja tudo ok? Vamos avançando na analise...

Tenho 9.5v no power. ele zera quando é pressionado. Depois que troquei o super I/O, o consumo esta em 0,024mA. A placa simlesmente não liga. Aquela tensão que alimenta o super I/O não tem que esta presenta no C243?

Vou realizar os teste que pediu.

Link para o comentário

@Intelsystech mano, as placas é pra apresentar 0 (A) de corrente em standby na teoria! Se não tem nada na placa em curto puxando corrente então é pra ser isso de consumo. Mas essas placas na prática nunca ficam em 0 (A), sempre fica +ou- 4ma em stand. Tenho uma placa aqui da mesma que liga normal! Só que quando está em stand, ela apresenta 0.004ma que jugo muito pouco para ser curto e sim uma pequena fuga.

Com a placa em standby não é pra ter consumo. Pode ser fuga de algum componente, por isso que muitas das vezes não esquenta nada. Mas as vezes essa fuga é o suficiente para levar uma importante linha de tensão a não subir! Por isso tem que fazer todas as aferições pra ver se tem alguma linha que não esteja subindo no acionamento do power.  Um capacitor com fuga pode levar um tensão para gnd.

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário

5 horas atrás, Leonildo disse:

Verifique se os sinais 

ACPRESENT

PWRBTN#

PM_RSMRST#

@Leonildo aferir todos os pinos que sai os sinais acima no super i/o e não encontrei tensão nos sinais 

PWRBTN#

PM_RSMRST#

este aqui ACPRESENT tem 3,3v.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Bom dia galera!

Substituir o super I/O por um novo. O OZ ficou sem a tensão 3,3v no pino 12. Fiz um jamper ligando 3v sem o oz na placa para ver se ela ligava, mas não ligou. No power on tenho 9.5v e zera quando aperto o botão. Pelo visto o problema não é no super I/O. O que posso fazer para descobrir o problema?

Link para o comentário

Fica ao lado da L5. Perto do conector da bateria. @Leonildo estou seguindo de novo as fases de start da placa. Não entendo por que o OZ fica sem a tensão de 3v quando o super I/O esta na placa. Sem o Super I/O na placa a tensão retorna. Fazendo o teste sem o OZ, a placa não liga. Logo algum componente responsável pelo start não deve esta funcionando ou acionando corretamente. Os resistores é obrigatório da tensão dos dois lados?

Link para o comentário

Em 01/10/2020 às 15:40, Intelsystech disse:

Leonildo qual a função do U2 na placa. encontrei trilha rompina no pino 6,7

O u2 é um circuito integrado a qual existem dois amplificadores operacionais. Pelo esquema que analiso os pinos 6 e 7 não sao utilizados, ou seja, não faz diferença. Já os pinos 1, 2 e 3, são utilizados e estão na configuração de um amplificador operacional com realimentação negativa, não inversora, com ganho de 12. Então deduzimos que a tensão que existir no pino 3 terá um valor 12 vezes maior no pino 1. Esse circuito está relacionado com o detector de carga/descarga da abateria. 

Agora vem uma observação... pinos 6 e 7 do u2 com trilhas rompidas! Essa equipamento foi feito tentativa de reparo por outra pessoa? Se sim, o buraco pode ser mais fundo :(

10 horas atrás, Intelsystech disse:

Substituir o super I/O por um novo. O OZ ficou sem a tensão 3,3v no pino 12.

Amigo, então foram dois i/o novos que testou. Um deixou apresentar os 3.3v no pino 12 do oz8602 e  outro não? Pode existir algum curto/falha nas soldas ou trilhas rompidas. Muito comum ao existir diversas tentativas de remoção soldagem de componentes na placa.

6 horas atrás, Intelsystech disse:

Não entendo por que o OZ fica sem a tensão de 3v quando o super I/O esta na placa. Sem o Super I/O na placa a tensão retorna.

Estou inclinado a dizer que existe falha em trilhas, solda falha ou até mesmo curto em algum ponto onde manipulou a placa. Revise com calma. Cuidado para não confundir com uma critica minha ou  até mesmo julgamento de sua habilidade, só digo que é muito comum e aconteceu comigo. 

6 horas atrás, Intelsystech disse:

Os resistores é obrigatório da tensão dos dois lados?

Não, depende do local e função. As vezes mesmo com valor alto tem tensão dos dois lados e assim vice versa.

• Joinha 1
Link para o comentário

37 minutos atrás, ohm disse:

O u2 é um circuito integrado a qual existem dois amplificadores operacionais. Pelo esquema que analiso os pinos 6 e 7 não sao utilizados, ou seja, não faz diferença. Já os pinos 1, 2 e 3, são utilizados e estão na configuração de um amplificador operacional com realimentação negativa, não inversora, com ganho de 12. Então deduzimos que a tensão que existir no pino 3 terá um valor 12 vezes maior no pino 1. Esse circuito está relacionado com o detector de carga/descarga da abateria. 

Agora vem uma observação... pinos 6 e 7 do u2 com trilhas rompidas! Essa equipamento foi feito tentativa de reparo por outra pessoa? Se sim, o buraco pode ser mais fundo :(

Amigo, então foram dois i/o novos que testou. Um deixou apresentar os 3.3v no pino 12 do oz8602 e  outro não? Pode existir algum curto/falha nas soldas ou trilhas rompidas. Muito comum ao existir diversas tentativas de remoção soldagem de componentes na placa.

Estou inclinado a dizer que existe falha em trilhas, solda falha ou até mesmo curto em algum ponto onde manipulou a placa. Revise com calma. Cuidado para não confundir com uma critica minha ou  até mesmo julgamento de sua habilidade, só digo que é muito comum e aconteceu comigo. 

Não, depende do local e função. As vezes mesmo com valor alto tem tensão dos dois lados e assim vice versa.

Muito obrigado pela explicação. O notebook ja foi mexido por outra pessoa. To seguindo de novo o start da placa para encontrar o defeito. Agradeço pela orientação e vou seguir seu conselho de olhar com calma. Ja comprei o esquema em boardview para ajudar a encontrar os componentes mais rápido. Amanhã posto aqui pra ajudar outros tbm

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...