Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer Aspire 5741- LA-5892P - desliga em 5 minutos exatos

Avalie este tópico:


Pablo M.

Posts em destaque

Placa mãe LA-5892P, Segue os procedimentos que eu já fiz:

 

Limpeza de toda a placa com álcool isopropílico

Teste de Memoria e Processador tudo ok

Troca de pasta térmica por uma pasta de ótima qualidade

Verificado e limpado o cooler também ok

Tensões no Chip da bios Ok

Atualização de Bios por DOS. ( mesmo com medo dele desligar durante o processo )

Medido com termometro a temperatura do processador e bga fica 50 a 60°

 

Eu realmente estou em cenário desfavoravel, Tentei bastante coisa, funciona exatamente 5 minutos cronometrados, varia muito pouco o tempo de ligado 4:49min a 4:56min

 

Suspeito que os sensores de temperatura não funcionam, o Speecy abre, mas na hora que começa a analisar as informações o note desliga pelo tempo que leva até ligar.

 

Enfim, já tentei de tudo e estou desesperado por alguma solução, Se alguém puder dar uma luz ficaria muito agradecido.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Informe se o desligamento está ocorrendo somente com a placa mãe sem nenhum periférico ligado, inclusive o HD

Faça a medição das tensões básicas, como entrada : 19 V, e tensões sempre presentes como : 3 V e 5 V. Observe se existe variação nestas tensões, como tambem sobre aquecimento em algum componente da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, regisfatef disse:

Informe se o desligamento está ocorrendo somente com a placa mãe sem nenhum periférico ligado, inclusive o HD

Faça a medição das tensões básicas, como entrada : 19 V, e tensões sempre presentes como : 3 V e 5 V. Observe se existe variação nestas tensões, como tambem sobre aquecimento em algum componente da placa.

as tensões estão normais na placa, desconfio ser alguma configuração de bios, pois são tempos exatos marcados no cronometro do celular, mesmo sem nenhum periferico, foi testada a placa fora da carcaça sem nenhum perferico, e a placa continua desarmando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Jakers Binder disse:

@Pablo M. 

Sabe se já foi feito troca do processador ?

Todos os componentes são originais da placa, tanto memoria ram, quanto processador e todos foram testadas em outra placa e apresenta funcionamento normal.

 

O problema começou aparecer devido a aquecimento, mas o aquecimento foi resolvido com troca de pasta termica e limpeza do cooler e de toda a placa com alcool isopropilico.

mas os componentes são todos originais.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, gustavo8000 disse:

quando eu tive esse problema tive que trocar o chip da bios

Seu problema foi nessa mesma placa ? Já vi algumas soluções dela e uma delas incui essa, a outra é desativar manufacturing mode que é um dos unicos procedimentos de configuração que ainda não consegui fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pablo M. 

Qual versão de bios vc atualizou ?

Teve um amigo aqui do fórum que resolveu o mesmo problema usando a versão 1.23

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

5892p.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jakers Binder disse:

@Pablo M. 

Qual versão de bios vc atualizou ?

Teve um amigo aqui do fórum que resolveu o mesmo problema usando a versão 1.23

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

5892p.jpg

A que estava pra minha placa é a 1.21, vou tentar com essa 1.23. Se der certo eu volto pra falar aqui. Eu desconfio muito que é problema de software tbm, pq o tempo é muito exato.

 

 

Edit: Atualizei a bios e o problema persiste. ver 1.23. Sabe me explicar como faço pra desativar o manufacturing mode na bios ? Gostaria de tentar esse metodo.

 

 

Sem título.png

 

Edit2: Meu manufacturingmode já estava disable e não era isso também.

 

 

 

Atualização: Quando fui colocar a bios 1.23, tentei por DOS e a placa desligou, depois quando liguei o windows, tentei fazer pelo att pelo windows mesmo, não deu pq é um note antigo e a bateria dele ta ruim é ligado direto na fonte. Enfim, reiniciei deixei ele ligar e ele por uma vez não desligou, reiniciei e fiz a atualização da bios pelo DOS normal, porém quando o notebook religou o problema voltou a aparecer.... 

 

Por um momento achei que tivesse resolvido... Continuo na luta.

 

Quando ele ligou, abri o programa "speccy" pra conferir temperatura e informação do sistema, so aparecia a temperatura do HD, e meu processador nesse programa aparecia como i5 e ele é um i3. também abri 1 video 1080p no youtube, e rodou super bem, quando reiniciei e atualizei bios pra 1.23 começou a desligar nos mesmos 5 minutos.

 

 

image.png.94e3e92075511e42f9ced0ecd523a4a4.png

 

Abriu novamente por alguns minutos, fui rapido no gatilho e peguei todas informações no speecy de novo, desligou com a temperatura da cpu 52°, realmente essa é nova pra mim, todas as tensões normais na placa. Acham que se eu comprar um novo chip de bios regravar pode resolver ? 

 

antes dele iniciar também aparece esse erro, quando ele ficou ligado direto não apareceu o erro. 

image.png.c733f8ba82d31f0f6b4055c17df89ac9.png

 

Editado: por Pablo M.
Concluir resposta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, regisfatef disse:

Faça medição da bateria interna de 3 V.

Faça o reset da bios.

a bateria está ok. tensão normal. 

 

To achando que esse "error sending End of Post Message to ME" pode estar causando isso. to pensando em comprar outro chip de bios virgem regravar e ve se isso... O mais impressionante é que hoje ele chegou a normalizar 1 vez, porém quando reiniciei voltou o erro novamente, deixei ele ligado um tempo coloquei uns videos para assistir... To realmente achando que esse chip dessa bios possa apresentar alguma falha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando, 99% de certeza que é o CI da bios, ontem o notebook normalizou algumas vezes, ficou ligado até hoje, porém quando tirei e coloquei na tomada de novo agora não ta dando imagem. Ontem quando aparecia o error sending post of me antes de iniciar o sistema ele desligava em alguns minutos, quando não apareceu funcionou normal. Ele foi usado durante bastante tempo sem apresentar nenhum tipo de falha nem de super aquecimento, mas para minha surpresa voltei a estaca 0 e agora não está dando video.

 

Conclui com 99% de certeza ser o CI da bios. mesmo quando não da video a placa fica armada por uns 5 a 7 minutos e desarma, praticamente o mesmo tempo de quando o pc iniciava normal, comprarei e trocarei o CI da BIOS e volto a postar nova atualização. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...