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notícia Quando as baterias de sódio começarão a substituir as baterias de lítio?

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Baterias de sódio contra baterias de lítio

As baterias de íons de lítio são os sistemas de armazenamento de energia eletroquímica preferidos para uma ampla variedade de aplicações.

No entanto, outros tipos de tecnologias emergentes já estão se preparando para oferecer baterias mais baratas e menos danosas ao meio ambiente.

Entre elas, as baterias de íons de sódio (Na) têm mostrado grande potencial para representar a próxima geração de solução de armazenamento de energia de baixo custo e ecologicamente correta.

Para fazer um balanço da situação, um time de especialistas na área, de pelo menos oito universidades europeias, combinou seu conhecimento e experiência para avaliar o status atual da tecnologia de íons de sódio, avaliando desde os materiais até o desenvolvimento das células, oferecendo uma comparação realista dos indicadores-chave de desempenho para as baterias de lítio e de sódio.

Eles afirmam que as baterias à base de sódio oferecem uma combinação de propriedades atraentes. Elas são de baixo custo, usam precursores sustentáveis e têm um abastecimento seguro de matéria-prima. Além disso, elas são promissoras porque podem ser produzidas nas mesmas instalações de fabricação das baterias de íons de lítio já existentes.

 

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Tipos de baterias de sódio

Assim como as baterias baseados em lítio, as baterias baseadas em sódio vêm em diferentes formas, como íons de sódio, baterias de sódio de estado sólido, baterias sódio-ar e baterias de sódio-enxofre.

Embora as duas últimas sejam vistas como tecnologias revolucionárias do futuro, a tecnologia íons de sódio representa uma tecnologia atraente quase pronta para desafiar as baterias de íons de lítio em aplicações específicas.

Os especialistas indicam que, com o desenvolvimento recente, os melhores materiais atuais disponíveis para células de íons de sódio devem permitir fabricar baterias com uma densidade de energia muito próxima à da atual geração de células comerciais de íons de lítio.

Um dos campos de aplicação mais importantes para os protótipos de baterias de íons de sódio são certamente os sistemas de armazenamento de energia estacionários, onde o custo e o ciclo de vida representam dois parâmetros fundamentais.

"Neste campo, as baterias de íons de sódio têm o potencial de dominar o mercado futuro, representando o sistema mais promissor para preencher a lacuna entre a produção e a utilização de energia, garantindo o fornecimento de energia. No entanto, as aplicações de alta potência no campo automotivo eletrificado são um nicho potencial de aplicação para as baterias de íons de sódio," disse a professora Ivana Hasa, da Universidade do Warwick, membro do painel de especialistas.

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Roteiro tecnológico para baterias de sódio

A equipe também aponta o que falta fazer.

Por exemplo, melhorias tecnológicas são necessárias para aumentar o desempenho das baterias de sódio, especialmente em termos de densidade de energia.

Mas é preciso levar em conta que resultados extremamente encorajadores foram alcançados para a tecnologia de íons de sódio em um tempo mais curto do que o que se obteve com a tecnologia de íons de lítio, quando essas baterias começaram a ser desenvolvidas.

Segundo a equipe, o aprimoramento tecnológico será alcançado pela otimização da fabricação e da montagem dos componentes das células, como ocorreu nos últimos trinta anos para a tecnologia de lítio.

"Do ponto de vista da pesquisa aplicada, os esforços de pesquisa futuros devem ser dedicados à pesquisa fundamental, descoberta de materiais e compreensão dos processos termodinâmicos e cinéticos que governam a química desses sistemas. Além disso, a investigação de baterias de íons de sódio em larga escala é de importância fundamental para se obter dados realistas para avaliar o progresso da tecnologia, bem como a adoção de uma metodologia comum para relatar os avanços entre a comunidade científica, permitindo uma comparação justa entre os resultados de desempenho," disse Hasa.

 

Bibliografia:

Artigo: Challenges of today for Na-based batteries of the future: From materials to cell metrics
Autores: Ivana Hasa, Sathiya Mariyappan, Damien Saurel, Philipp Adelhelm, Alexey Y. Koposov, Christian Masquelier, Laurence Croguennec, Montse Casas-Cabanas
Revista: Journal of Power Sources
Vol.: 482, 228872
DOI: 10.1016/j.jpowsour.2020.228872

 

Fonte: Site Inovação Tecnológica

https://www.inovacaotecnologica.com.br

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    • By stillmito
      Olá pessoal, estou com a placa na bancada e o sintoma inicial era ele liga normal porem aparecia a mensagem "NENHUMA BATERIA DETECTADA" a bateria é zera e funciona perfeitamente ja testei ela em outro notebook , após analise no esquema identifiquei o Q36 com problemas fiz a substituição e o notebook voltou a identificar a bateria conectada com carga de 100% até ai blza, ao retirar o carregador o notebook desliga imediatamente não da 5 segundos, troquei o PWM charger U8 por um de uma sucata aqui  e mesmo assim o problema continua, e se eu tentar ligar ele pela bateria sem o carregador ele gira o cooler uns 3 segundos e desliga.alguem tem uma ideia do que seja?
       
      no botao power tem 9v pelo carregador e 7v pela bateria
       
      segue em anexo imagem das medições com e sem carregador com maquina ligada e desligada
       



    • By Rhuan
      Olá, estou com esse nobreak que as vezes está alternando entre rede e bateria sem oscilação de energia. Já troquei o ventilador, reles, transistores dos reles e diodos, e também os 2 lms 324. Placa resoldada e bateria nova.
       
      No pino 1 do bd139 tem 14.4v
      Pino 2 tem 25v
      Pino 3 tem 14.8v
      Pino 7 do pic tem 3.3v
      Pino 20 do pic tem  5v
       
    • By helptech
      Hola.. les traigo esta placa.. en donde sucede algo raro.. cuando esta conectado a los 19v por jackpower.. solo presenta un consumo de 100ma estables y en la salida del oz8690ln estan presente los 19v.. pero no enciende ni emite imagen..
      cuando se conecta la bateria sin conectar los 19v.. el equipo enciende y emite imagen normal.. pero al conectar los 19v se crea conflicto y no enciende..pero los 19v estan presente en la salida del oz... alguien me podria guiar en el funcionamiento del oz? creo q el problema viene por ahi..
      si necesitan mas datos.. los subo sin problemas
       
       
    • By elias.girardi
      Vantagens dos aviões elétricos
       
      A empresa alemã Lilium fez com sucesso o primeiro teste de voo do seu avião elétrico incluindo as capacidades de decolagem e pouso verticais.
       
      Uma das características mais marcantes em relação aos aviões tradicionais com a mesma capacidade, que precisam girar seus rotores (tiltrotor), é a simplicidade do projeto do Lilium. Com 36 motores elétricos fornecendo empuxo quase instantâneo em quase todas as direções, as superfícies de controle, como lemes, ailerons ou cauda, não são necessárias.
       
      A eliminação também dos circuitos de lubrificação e das caixas de câmbio ajuda a eliminar peso para comportar as baterias. E também contribui para que o avião elétrico tenha aproximadamente o mesmo número de peças individuais que um carro, o que é 1.000 vezes menos peças do que um jato tradicional.
       
      Além de tornar a aeronave mais simples e rápida de projetar, isso também significa menos manutenção e menos custo de operação.
       
      Por isso a empresa está otimista de que seu avião elétrico possa entrar no mercado de aviação regional em poucos anos, afirmando que a aeronave "equilibra os requisitos concorrentes de alcance, velocidade e carga útil, ao mesmo tempo que oferece uma pegada de baixo ruído e os mesmos padrões de segurança das aeronaves comerciais de hoje".
       

      [Imagem: Lilium GmbH]
       
      Eficiência e silêncio
       
      As quatro asas contribuem significativamente para a eficiência geral, fornecendo sustentação para suportar o peso da aeronave durante o voo horizontal, enquanto o projeto em duto dos 36 motores elétricos fornece uma vantagem significativa de eficiência em relação aos rotores abertos, bloqueando a formação de vórtices, ou fluxos em turbilhão.
       
      E trabalhos de modelagem acústica permitiram construir motores que tornam a aeronave inaudível do solo quando ela voa acima de 400 metros de altitude, fazendo o mesmo barulho de um caminhão passando durante a decolagem.
       
      Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=aviao-eletrico-faz-decolagem-pouso-verticais&id=010175201124#.X71ZP5xKgps
       
    • By elias.girardi
      Neste caso especial, a cor depende da direção de onde vem a luz que ilumina o objeto. [Imagem: Eser Metin Akinoglu et al. - 10.1002/adom.202001307]
       
      Novo tipo de cor
       
      A maioria dos materiais ao nosso redor tem uma determinada cor porque cada um absorve apenas parte do espectro solar. Por exemplo, as folhas de uma árvore nos parecem verdes porque absorvem a luz vermelha e a azul.
       
      Alguns objetos, por sua vez, incluindo animais, criam cores de uma maneira diferente, baseando-se não em sua composição química, mas em variações na sua forma - são as chamadas cores estruturais.
       
      As cores estruturais geralmente são criadas por difração, que acontece quando os raios de luz interferem uns nos outros conforme refletem nas superfícies. Os arco-íris e as manchas de óleo coloridas sobre a água são exemplos de cores estruturais, e o efeito também é responsável pelos incríveis tons vívidos das penas do pavão e das asas das borboletas.
       
      Agora, cientistas australianos descobriram um mecanismo inesperado para gerar cores que ninguém havia percebido antes.
       
      Para criar o efeito, Eser Akinoglu e seus colegas juntaram uma película muito fina de nitreto de silício a outra película um pouco maior de alumínio metálico. O campo elétrico - uma força criada pela atração e repulsão das cargas elétricas dos átomos - é muito forte onde os dois materiais se tocam.
       
      Quando esse sanduíche inusitado foi iluminado, a interação de diferentes ondas de luz - chamada interferência óptica - na superfície do material criou cores brilhantes que não podem ser explicadas pela química (composição do material) e nem pela física (no sentido da estrutura física do material). Basta mudar as condições de iluminação para que a cor do material mude.
       
      Isso amplia nossa compreensão do comportamento e das propriedades da luz e também pode ter aplicações práticas em tecnologias de detecção (sensores) e em dispositivos de segurança, diz a equipe.
       

      A cor que você verá (ou não) depende da direção da iluminação, sendo gerada pelas conexões atômicas entre os dois materiais. [Imagem: Jasmine Lynch]
       
      Cor direcional
       
      Sob luz normal, o material funciona como um espelho, refletindo quase toda a luz visível. Mas quando ele é iluminado por apenas um feixe direcional de luz, o material assume cores vivas e iridescentes.
       
      "Se você usar uma lanterna para iluminar a amostra em uma sala escura, o feixe de luz refletido se afastará de você para o outro lado da sala. A luz refletida nunca atinge seus olhos, apenas a luz dispersa pode atingir seus olhos.
       
      "Quando a luz da sala está ligada, a luz vem de todos os lugares até a amostra e, portanto, você sempre verá a luz refletida viajando até seus olhos.
       
      "O efeito é uma curiosidade completamente desconhecida que resulta em vermos cores. É algo fundamentalmente diferente," disse Akinoglu.
       
      Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=descoberta-nova-forma-gerar-cores&id=010160201123#.X7urLZxKgps

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