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dúvida "capar" um teclado, a fim de usar as teclas, unicamente, simulador de caminhão

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Ivan Luis Kuhn

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Galera, boa tarde. Me surgiu uma vontade de gambiarra, mas gostaria de saber se é possível

 

Jogo atualmente dois jogos. Euro truck Simulator 2 e Forza Horizon 3. E eles tem várias teclas, para várias coisas. Abrir janela, buzina, olhar para direita, etc. O volante que uso já tem as principais atribuídas

 

Pensei, então, em abrir um teclado de membrana e, mantendo a placa dele intacta, substituir as teclas por botões, e colocar esses botões na minha mesa. 

 

Pra me fazer entender, imaginemos que a tecla B abre o vidro do motorista, e a tecla G fecha esse vidro.

 

Eu "puxaria" fios dessas teclas na membrana, e poria eles numa tecla de abertura de vidro

image.png.042fd463d88aac2541ee6d824175ad3b.png

 

Só que eu não sei como funciona o circuito dessas teclas. Me aparenta que o circuito passa, tipo um PCB, e quando vocÊ pressiona a tecla, ela "gera curto" ali, e a placa entende como você pressionando ela. Então, me pauta que seria abrir, com cuidado, ali perto, e soldar fios ali, e puxar para o switch. Já abri vários teclados, e meu corsair CM storm já abri também depois de 3 crises de cirrose causadas por derramamento de cerveja.

 

Questiono: tem alguma forma disso dar certo? 

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Buenas,

 

essa adaptação de pegar uma placa de teclado e conectar botões é bastante usada em máquinas caça-níquel. 

 

Eletricamente, o teclado é uma matriz, com linhas e colunas. Mais ou menos isso:

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O que o microcontrolador do teclado faz é varrer continuamente as linhas, e detectar mudanças de nível lógico nas colunas.

Nos teclados de membrana, que usam duas camadas de circuito impresso flexível, uma camada corresponde às linhas, e a outra às colunas. Identificando qual linha e qual coluna correspondem à tecla que você precisa acionar, é só conectar o botão ali. 

O que talvez possa lhe cauar alguma dificuldade é se, por exemplo, as teclas B e G não fazerem parte da mesma linha ou coluna da matriz. Nesse caso, teria que usar duas chaves separadas para os comandos de abrir e fechar o vidro. 

 

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  • 5 semanas depois...
Em 07/03/2021 às 19:33, zazulak disse:

Buenas,

 

essa adaptação de pegar uma placa de teclado e conectar botões é bastante usada em máquinas caça-níquel. 

 

Eletricamente, o teclado é uma matriz, com linhas e colunas. Mais ou menos isso:

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O que o microcontrolador do teclado faz é varrer continuamente as linhas, e detectar mudanças de nível lógico nas colunas.

Nos teclados de membrana, que usam duas camadas de circuito impresso flexível, uma camada corresponde às linhas, e a outra às colunas. Identificando qual linha e qual coluna correspondem à tecla que você precisa acionar, é só conectar o botão ali. 

O que talvez possa lhe cauar alguma dificuldade é se, por exemplo, as teclas B e G não fazerem parte da mesma linha ou coluna da matriz. Nesse caso, teria que usar duas chaves separadas para os comandos de abrir e fechar o vidro. 

 

image.png

 

Cara, muitíssimo obrigado pela resposta, e escusas pelo tempo transcorrido

 

Vou aproveitar e retomar o projeto nesse FDS se tudo der certo. Vamos lá:

Citar

 


as teclas B e G não fazerem parte da mesma linha ou coluna da matriz. Nesse caso, teria que usar duas chaves separadas para os comandos de abrir e fechar o vidro
 

 

Sim, elas não fazem, e já previa que eu terei de usar duas teclas. Como as teclas que pretendo usar são de 2 polos (tipo interruptor paralelo) não terá problema. O jogo prevê uma tecla de abrir e outra de fechar o vidro. O mesmo vale para teclas de limpador de para brisas etc.

 

Aproveitando o ensejo, tenho um outro teclado, que também morreu de cirrose. E quero aproveitar as teclas multimidia dele. No caso é um CM Storm. Pensei em cortar a membrana até a altura que quero, no caso, só as teclas multimídias.

 

Contudo, pelo que postou, o controlador monitora "X,Y", qual seja, horizontal e vertical. Assim eu não poderia cortar a membrana, correto? Pensei em cortar até a próxima tecla, cortar o final dele e colar ali com veda calhas (depois posso pintar).

Captura de tela de 2021-04-07 15-39-37.png

 

Porque? porque o atual teclado (multilaser/fortrek) tem teclas multimídia também, mas é muito ruim depender do FN e tecla para aumentar, baixar volume, etc.

 

 

Editado: por Ivan Luis Kuhn
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  • 2 semanas depois...

Uma sugestão bacana é usar um arduino nano com um conversor USB e gravar nele um firmware HID de teclado.

 

Um exemplo disso está aqui:

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Abraço.

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Em 18/04/2021 às 11:22, pedrorosasb disse:

Uma sugestão bacana é usar um arduino nano com um conversor USB e gravar nele um firmware HID de teclado.

 

Um exemplo disso está aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Abraço.

Eu não tenho gravador de Arduíno, nem sei por onde começar.

 

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