Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung np270e5k Mb BA41- 02455A Curto na linha de 3.3V L511

Avalie este tópico:


elivaton

Posts em destaque

Boa tarde a todos!

Quem puder dar uma ajuda agradeço muito.

 

Fui fazer uma restauração na carcaça da tela e acabou parando de funcionar na minha mão, antes quando ligava esquentava bastante de um lado da tela e depois de ligar umas duas vezes parou. 

Verifiquei que o tps estava esquentando muito, procurei por componentes próximos em curto, cheguei a trocar um mosfet de baixa da linha da bobina de 3.3v (a L511) e por fim troquei o TPS51225 pelo TPS51225B que comprei na net e não esquentou mais, mas após a troca quem passou a esquentar foi o CI de rede, só retirei, pois não tenho um substituto.

Identifiquei o curto na L511 (3.3v), suspendi um dos lados e vi que o curto não está vindo do TPS51225B e sim depois da L511. No BoardViewer esse lado tá com o nome de P3.3V_AUX, injetei tensão aos poucos mas nada esquentou, mas a tensão cai e a corrente sobe ao máximo.

Editado: por elivaton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Well7487 disse:

@elivaton chegou dar uma olhada se o processador ou o pch aquecem?

Sim, olhei, mas o processador (os dois são juntos soldado na placa)não aquece  nada quando injeto tensão em um dos lados da bobina de 3.3v(com um lado levantado), há consumo de corrente e a tensão vai a quase zero.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Well7487 disse:

@elivaton quanto de.corrente você colocou? 

Injetando tensão na bobina de 3v veja se não tem alguma outra bobina que está tendo tensão amigo 

Coloquei 1.3A e nada esquentou.

As bobinas próximas do processador chega a 0,14V e uma próxima da placa wiriless 0,11V.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, elivaton disse:

Coloquei 1.3A e nada esquentou.

As bobinas próximas do processador chega a 0,14V e uma próxima da placa wiriless 0,11V.

 

ola amigo pelo q vc passou q estava aquecendo na tela creio q vc tenha fechado algum curto no flat da tela se isso aconteceu tem grande chance de seu problema esta no super IO vc esta vendo essa linha de 3.3v_aux mais normalmente no boardviewer quando vc esta vendo uma linha e ela entra em um resistor fica um nome de um lado e muda o nome da linha do outro lado, da uma olhada se o flat esta ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@elivaton Levante o lado da bobina mostrado na imagem abaixo em destaque com o ponto vermelho. Após isso, regule sua fonte para 1v e 5a, vá injetando no pad sem a bobina, e vá gradativamente elevando a tensão até ver que o consumo foi se elevando, vá tateando os componentes na placa, ci´s, chipset para ver qual aquece. Boa sorte.

Obs: Não eleve a tensão acima de 3.3v na linha.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, infocel technology disse:

ola amigo pelo q vc passou q estava aquecendo na tela creio q vc tenha fechado algum curto no flat da tela se isso aconteceu tem grande chance de seu problema esta no super IO vc esta vendo essa linha de 3.3v_aux mais normalmente no boardviewer quando vc esta vendo uma linha e ela entra em um resistor fica um nome de um lado e muda o nome da linha do outro lado, da uma olhada se o flat esta ok

Pois é, como a carcaça estava quebrada e as dobradiças enferrujadas pode ter acontecido algo assim, apesar do máximo cuidado que tomo ao fazer uma restauração assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Átomos disse:

@elivaton Levante o lado da bobina mostrado na imagem abaixo em destaque com o ponto vermelho. Após isso, regule sua fonte para 1v e 5a, vá injetando no pad sem a bobina, e vá gradativamente elevando a tensão até ver que o consumo foi se elevando, vá tateando os componentes na placa, ci´s, chipset para ver qual aquece. Boa sorte.

Obs: Não eleve a tensão acima de 3.3v na linha.

Farei como você falou e posto o resultado. Só por curiosidade uma tensão de 5v nessa linha de 3.3v queimaria muita coisa? É bom ter uma ideia rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, elivaton disse:

Farei como você falou e posto o resultado. Só por curiosidade uma tensão de 5v nessa linha de 3.3v queimaria muita coisa? É bom ter uma ideia rs.

ola amigo vc nunca deve colocar uma tensao maior q a linha em questao oq o amigo falou e pra vc deixar com 1v e aumentar a amperagem

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, infocel technology disse:

ola amigo vc nunca deve colocar uma tensao maior q a linha em questao oq o amigo falou e pra vc deixar com 1v e aumentar a amperagem

Isso eu sei, mas se um dia acontecer um vacilo ai é bom ter uma ideia rs.

Normalmente começo com uma tensão bem baixa por segurança e vou aumentando aos poucos mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, quando não consegue identificar a linha que está com problema é seguro injetar 1v em qualquer bobina da placa, e aumentar somente a corrente, mas quando identificamos qual bobina é e qual tensão de trabalho dela, aí podemos injetar tensão desde que não ultrapasse o valor de trabalho dela. Eu particularmente não ultrapasso 1v, vou regulando somente a corrente e tenho muito sucesso assim.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Jhones disse:

Amigo, quando não consegue identificar a linha que está com problema é seguro injetar 1v em qualquer bobina da placa, e aumentar somente a corrente, mas quando identificamos qual bobina é e qual tensão de trabalho dela, aí podemos injetar tensão desde que não ultrapasse o valor de trabalho dela. Eu particularmente não ultrapasso 1v, vou regulando somente a corrente e tenho muito sucesso assim.

Então, comecei com uma tensão bem baixa, uns 0,3v e corrente em 3A e fui aumentando aos poucos e verificando se algo esquentava e quando cheguei em 2v o consumo em 1,45A uma área pequena do processador começou a esquentar um pouco, mas dava pra manter o dedo em cima, se passasse disso já não daria. Nas imagens mostro. Duas imagens é do boardviewer qe consegui, os pontos amarelos são os que tem o mesmo nome da linha da bobina.

20210312_210910.jpg

Boardviewer ucp1.png

L511 3.3V.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Jhones disse:

Geralmente quando há curto no processador na linha de 3v, essa área esquenta mesmo. Infelizmente sua placa está com o hashwell danificado

curto no super aio   tambem pode causa curto 3v ja perguei umas bombas assim e foda kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Jhones disse:

Geralmente quando há curto no processador na linha de 3v, essa área esquenta mesmo. Infelizmente sua placa está com o hashwell danificado

Então já era mesmo. Mas a questão de que ela simplesmente parou pode ter a ver com o aquecimento na por tras, no lado esquerdo inferior?

Verifiquei o cabo flat da tela e aparentemente está ok, a tela funcionava normalmente, mas após abrir, mesmo conferindo se o cabo flat não estava sendo esmagado, a placa parou totalmente. Outro detalhe é que as dobradiças além de quebradas nos dois pontos plásticos (tela e placa), a do lado do cabo flat tá tão enferrujada que não dobra de jeito nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Marcelo Tavares de Sousa disse:

curto no super aio   tambem pode causa curto 3v ja perguei umas bombas assim e foda kkk

Vou dá uma olhada, vai que essa bomba ainda não explodiu kkkk. Se não me engano tinha uns dois resistores de um grupo de uns 5 onde todos eram de 10k e dois deles estavam dando muito abaixo disso (testei diretamente na placa). 3 deram aprox. os 10k os outros 2 não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, elivaton disse:

Vou dá uma olhada, vai que essa bomba ainda não explodiu kkkk. Se não me engano tinha uns dois resistores de um grupo de uns 5 onde todos eram de 10k e dois deles estavam dando muito abaixo disso (testei diretamente na placa). 3 deram aprox. os 10k os outros 2 não.

ola amigo como eu disse essa linha 3v_aux quando entra no resistor muda de nome vc pode ver q esta linha esta ligado no super IO, Nen sempre a pch aquecendo quer dizer q entrou em curto se fosse eu verificaria o super IO

2021-03-13.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, infocel technology disse:

ola amigo como eu disse essa linha 3v_aux quando entra no resistor muda de nome vc pode ver q esta linha esta ligado no super IO, Nen sempre a pch aquecendo quer dizer q entrou em curto se fosse eu verificaria o super IO

2021-03-13.png

Vou verificar sim o SIO e se não encontrar um igual vou arriscar comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Átomos disse:

Tem muita coisa pra ser averiguado antes de acreditar que o hashwell foi pro saco.

Tateia a placa e veja se algo mais aquece

Vou continuar com calma então, verifiquei que vários capacitores nessa linha estão em curto, vou testar um por um primeiro e o SIO como disso o outro amigo. 

Posto os resultados quando terminar.

E também vou testar os resistores fora da placa também rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...