Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Ajuda com redução de voltagem em fonte chaveada

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Bom dia a todos do forum, estou com uma duvida, pois já havia feito antes esse tipo de redução, transformei fonte de 15v em 12v utilizando divisor de tensão com resistores, agora estou com 3 fontes de 9v preciso colocar 2 em 7.5v e uma em 3.6v faço o mesmo esquema com divisor de tensão, e a saída é reduzida com sucesso, mais quando coloco carga ela reduz de 7.5v pra 2.25v e a de 3.6v para 1.2v. gostaria da ajuda e experiencia dos amigos pra me orientar no que posso fazer nesses casos em especifico. Desde já agradeço a todos. Segue esquema que esto utilizando.

download.png

Postado

Seria recomendado que ao invés de usar resistores alterar a tensão de saida da fonte.

Veja se na sua fonte tem o componente TL431 (se não for SMD tem o formato de um BC). O TL431 funciona como um zener , que dispara quando a tensão entre anodo e controle atinge 2,5v

image.png.a60844f37cc2fae7e7ce90b0b6f7d555.png

No circuito acima se colocarmos um resistor em paralelo com R12 (ou aumentar seu valor) a tensão fa fonte ira diminuir

De 9 para 3 , provavelmente não ira funcionar pois os pulsos de chaveamento serão muito estreitos.

Postado (editado)

Olá,

@Rodrigo RM coloca fotos da placa dessa fonte chaveada. Como dito, deverá intervir no Feedback da fonte. 

Com resistores, da forma que demonstrou, conseguirá muita pouca corrente.

E sobre a de 9 para 3v, indico colocar um conversor dc dc step-down. 

Editado: por ohm
Postado

to pensando em fazer uma fonte transformerless, pois não tenho tantas informções, a fonte de 7.5v eu resolvi. Agoraa de 3.6v é de um carregador de barbeador tenho aqui 3.6v 100ma. ainda to na duvida, por isso pedi ajuda aqui, não estamos encontrando essa fonte em nenhum lugar aqui na cidade

Postado
12 minutos atrás, joao lima RV disse:

Voce pode usar uma fonte velha de celular (5v), que tenha o LM431, modificando a tensão conforme descrição anterior.

vou tentar isso hj e posto o resultado

Postado
10 minutos atrás, joao lima RV disse:

Esqueci de comentar : as fontes sem transformador não são isoladas, havendo risco de choque elétrico, para o usuário.

sim estou ciente disso, faço essa modificação nas maquinas de acabamento da Panasonic para carregar em 220v pois original dela é 110v

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...