Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Dell Inspiron N5110 - INTEL DQ15 - 10245-1 - Liga tela preta 8 beeps

Featured Replies

Postado

Colegas,

Estou notebook chegou aqui com tela branca. Fui logo checar U4901 componente G5285T11U-GP e o problema estava nele. Tinha 3.3 v pinos 4 e 5 , tinha sinal entripe pino 1 com 3,15 v mas não tinha 3,3 v no pino 3 LCDVDD.

Troquei o o notebook voltou a funcionar normal. Reinstalei windows 10 e entreguei para o cliente. 

1 semana depois ele retornou e agora com tela preta e 8 beeps ao ligar. Fui  checar o serviço que tinha feito e agora não tinha entripe pino 1 e portanto nada de LCDVDD. Então fiz um jumper para testar entre 4 e 3 e voltou  3.3 v , mas continuou tela preta e bipando 8 vezes.

Troquei cabo flat e tela de outro notebook e nada. Coloquei a tela deste no outro e tudo ok. Queria comparar as tensões no LVDS mas o cliente precisava do aparelho funcionando então entreguei e fique com este aqui para reparo.

Este sinal de Entrip pino 1 do U4901 vem do PCH. Antes de condenar o PCH eu queria entender como funciona este circuito dell de reconhecer se tem tela instalada, através de qual pino.  Não parece ser uma tensão que cai de 3.2 v para 0v com a tela conectada, parece mais comunicação de dados como nas fontes da dell.   Por que tudo indica que SIO  gerencia a tela e informa ao PCH para mandar o video, enquanto a tela não é identificada fica sempre 8 beeps. 

Funciona com tela externa na  VGA e HDMI.

Abs,

Roberto

Editado: por Roberto275803

Postado

Passe as tensoes dos pinos 1, 5, 15, 26 e 30 do LCD1?

Isso com a tela conectada!

Respondendo sua pergunta sobre como a tela é detectada.

As telas são identificadas nas placas através dos sinais de data e clock / data# e clock#

Quando um desses sinais param de funcionar, o display apresenta defeitos variados os mais comuns são:

tela com cores esverdeada, roxa, sem sintonia ( como se fosse tv sem cabo de antena conectado) ou até mesmo acende o backlight e não  apresenta absolutamente nada!

Estou com uma placa dessa na bancada o modelo do notebook é um Dell 3550 mas a placa é idêntica.

vou almoçar e já vou pro laboratório analisar ela. 

O defeito da minha é bem simples: não detecta webcam

Se precisar de algumas medições me avisa?

Um grande abraço!

Editado: por fabiano.julio

Postado
  • Autor

@fabiano.julio Obrigado colega!

O esquema é este :

Eu chequei as tensoes e todos os pinos onde se espera 3,3 v estão corretas. Mesmo assim vou testar outra vez e postar aqui pino por pino. 

Acredito que você está certo. Pena que estou sem osciloscopio para testar esta linha de dados e comunicação da tela

Postado

Esses sinais de data# e clock# são aproximadamente 200mv a 500mv

Alguns são 1.7v 

Boa Sorte Roberto!

Postado
  • Autor
7 horas atrás, fabiano.julio disse:

É o mesmo que estou usando!

Roberto você já fez testes com outro cabo LVDS?

sim. outra tela completa. E testei esta em outra maquina. O defeito está mesmo na comunicação entre a placa e a tela.

Agora antes de condenar o PCH porque está placa não tem chip de video dedicado. Quem faz isto é o PCH e envia para o processador. Também testei outro processador.

Postado
  • Autor

8 horas atrás, fabiano.julio disse:

Esses sinais de data# e clock# são aproximadamente 200mv a 500mv

Alguns são 1.7v 

Boa Sorte Roberto!

Seriam então os pinos 13 e 14?

Postado

@Roberto275803 tudo bem. Vc ficou de postar as tensões do conector LCD1, faça isso com tela e flat conectados. Os pinos responsáveis pela comunicação de identificação do painel são os pinos 24 e 25, verifique se RN9403 está ok.

image.thumb.png.8dfb32be7b035e8fa31db8c871051b68.png

Postado
  • Autor

@fabiano.julio @master7 

Chequei o RN9401 e mesmo com o flat desconectado de tela as tensoes lidas

Pino

1 - 3,3

2 - 3,3

3 - 1,45

4 - 3,3

O Pino 3 da RN9401 se alimentar com 3,3 v aquece um pouco o PCH. A RN9401 parece sem  problema.

No conector LVDS

Pinos - tensão

1 - 2 e 3 =  19 v

4 e 5 = 0 v

6 = 3,3 v

de 7 a 21 = 0,0 v

22 = 0,34

23 = 0,35 v

24 = 1,45 v

25 = 3,3 v

26 = 0,0 v

27 a 30 = 3,3 v

Postado

@Roberto275803 se vc observar a página 101 do esquema os pinos 24 e 25 são o Bus de comunicação da PCH com a tela, ou seja, por esses dois pinos a PCH lê a memoria da tela que contem as especificações da mesma. Qualquer falha nessas linhas irá bloquear os sinais LVDS marcados pelo @fabiano.julio na imagem acima. Nos pinos marcados por ele, podemos vê que o sinal LVDS nessa placa é constituído por 4 pares de sinais diferenciais - 1 par de clock e 3 pares correspondentes as cores RGB, sendo 1 para cada cor. Dito isso, como vc postou as tensões dos pinos, podemos vê que não há tensão tensão no par de clock e em 2 pares do RGB. Agora, seria interessante vc medir a resistência em relação ao GND da placa desses pares com problema para sabermos se estão em curto ou com as trilhas rompidas. O ideal seria o uso do osciloscópio nesse tipo de situação.

Editado: por master7

Postado
  • Autor
2 horas atrás, master7 disse:

@Roberto275803 se vc observar a página 101 do esquema os pinos 24 e 25 são o Bus de comunicação da PCH com a tela, ou seja, por esses dois pinos a PCH lê a memoria da tela que contem as especificações da mesma. Qualquer falha nessas linhas irá bloquear os sinais LVDS marcados pelo @fabiano.julio na imagem acima. Nos pinos marcados por ele, podemos vê que o sinal LVDS nessa placa é constituído por 4 pares de sinais diferenciais - 1 par de clock e 3 pares correspondentes as cores RGB, sendo 1 para cada cor. Dito isso, como vc postou as tensões dos pinos, podemos vê que não há tensão tensão no par de clock e em 2 pares do RGB. Agora, seria interessante vc medir a resistência em relação ao GND da placa desses pares com problema para sabermos se estão em curto ou com as trilhas rompidas. O ideal seria o uso do osciloscópio nesse tipo de situação.

Os únicos alterados são os pinos 22 e 23 . 

22 está com 940 R

23 está com 85 R

Todos os outros na faixa de 1 k em relação ao GND

Postado
25 minutos atrás, Roberto275803 disse:

23 está com 85 R

uma resistência muito baixa nessa linha em comparação com as demais, não acha. Tudo leva a crer que a PCH que esteja precisando de Reballing.

Postado
  • Autor
8 horas atrás, master7 disse:

uma resistência muito baixa nessa linha em comparação com as demais, não acha. Tudo leva a crer que a PCH que esteja precisando de Reballing.

Neste caso eu considero a troca do chipset. Se fosse somente a falta de algum sinal, mas suspeita de curto no Chipset e aquecendo além  do normal.

Postado
6 minutos atrás, Roberto275803 disse:

Neste caso eu considero a troca do chipset. Se fosse somente a falta de algum sinal, mas suspeita de curto no Chipset e aquecendo além  do normal.

Perfeito, amigo.

Postado

@Roberto275803 Boa noite,

use o método de condução reversa!
inverta as pontas de provas e use a escala de DIODO 
P.Preta no positivo da linha e P.Vermelha no GND veja se em alguma linha da baixo de 200 Ohms?

Boa Sorte!

Editado: por fabiano.julio

Postado
  • Autor

O cliente não aceitou o serviço da troca do PCH

Achou fora da curva peça + mão de obra.

Devolvido sem conserto.

Obrigado a todos colegas que ajudaram.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.