Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer E1-471-6824 MB DAZQSAMB6E1 Rev E Não liga

Avalie este tópico:

Tor Soluções

Posts em destaque

Olá pessoal, o note em questão não está ligando, notei que estava esquentando o chip localizado no pq30 acredito ser um transistor, porém tbm estava esquentando o chip localizado no pq62( vou deixar foto dele no esquema), após removê-lo o curto saiu, mas a placa não liga, eu tenho uma placa idêntica na qual eu retirei e o chip que estava esquentando e que é coloquei nesta, mas aí o curto voltou, como está placa que eu tirei o chip tbm não liga não sei se ele está bom.

image.jpg

image.jpg

E8E381E9-DCBF-481C-B838-97FA50AB6752.jpeg

5ACC0469-FFBB-4A85-9AEB-F0DE7D9CEAAF.jpeg

9B9D918A-BB7E-43F2-A2E4-88AF00EB4FB7.jpeg

Editado: por Tor Soluções
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@claudio cortez Cláudio eu retirei o c5 perto do jack do lcd, ele fecha tbm dos 2 lados vou deixar a imagem 

@master7 testei sem as memórias, não cheguei a injetar a tensão no pad da bobina mas ele tava fechando no terra tbm 

meu troquei esse mosfet de entrada e as coisas mudaram um pouco, antes a tensão da fonte não passava de 4 e já entrava em curto, agora com este mosfet ele só começa a consumir após 7v e ele começa a esquentar 

6B17F897-EED5-44BA-B109-E972826CAA69.jpeg

DFD1DD42-AF7E-42EE-9936-10CFD778A8A1.jpeg

Link para o comentário

removi o pq31 e o capacitor que esta depois dele saiu o curto, mas ainda tem varios capacitores fechando com o terra, acredito que o curto esta indo para onde esta escrito "VIN"", só que o pq30 que que antes esquentava quando injetava tensão no jack, agora nao esquenta mais depois que eu tirei o pq31 e a fonte parou de consumir qdo injeto tensao no jack, dando a entender que o curto saiu 

image.png.6922dff6814fffd32be66147880a2e15.png

Link para o comentário

@Tor Soluções uma observação, com o multímetro digital não se mede curto com a escala de bip e sim com a escala de resistência. Vc deve colocar na escala de resistência, de 2K por exemplo, a ponteira preta num GND ou Terra da placa e a ponteira vermelha aferir a resistência da linha em questão, por exemplo, na linha VIN no pad 2 do PR164. Se a leitura apresentar uma resistência muito baixa próxima de 0hm na linha VIN, vc tem um curto então. Numa placa há diferentes linhas de alimentação, alimentação da memória, do processador, do pch e assim por diante e em cada uma delas a resistência da placa é diferente. Na linha do processador a resistência apresentada é bem baixa, as vezes abaixo de 10 Ohm e isso é normal, mas na escala de bip do multímetro uma resistência dessa irá sempre bipar e vc vai concluir que tem um curto quando não tem.

Faça a leitura da resistência do pad 2 do PR164 e poste o valor apresentado no multímetro.

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário

@master7 obrigado amigo por esta informação realmente eu nao sabia, e estava na escala de beep achei que a placa estava toda em curto, por ultimo eu troquei o pq30 e a fonte parou de consumir quando eu alimento a placa no jack , mas a placa ainda nao liga a tensão nao passa do pq30😅

Link para o comentário

@master7 estou alimentando a placa com 4v, no pj1(jack), ela ja entra com consumo no máximo.

Se eu remover o pr164 a fonte deixa de consumir (posso subir a tensão ate 19v que não consome) e a tensão chega no pad 1 do pr164, se eu medir o pad2 do pr164 com o terra tenho 004.7 ohms.

alem disso a primeira vez que alimentei a placa saiu fumaça do PU1, eu notei que tinha um buraco nele e removi o mesmo, esta sem ele no momento.

Link para o comentário

@Tor Soluções amigo vc tem um curto na linha VIN, essa linha vai para muitos setores dessa placa e remover os componentes não é a melhor solução para achar esse curto. Sugiro que vc remova processador e memória, meça a resistência de todas as bobinas da placa e poste, para identificarmos se o curto está passando por algum dos mosfet de alta. Se esse curto não estiver passando para nenhuma das bobinas, teremos mais segurança para injetar tensão no pad 2 do PR164 e encontrar quem vai esquentar.

• Joinha 1
Link para o comentário

@master7 medi as bobinas sem a memoria e o processador, ainda não entendo mto bem como funciona essa escala de Ohms e o que ela significa, mas segue as medições dos pads com o terra, PL6 = 3,5 M Omhs e fica descendo chegou a 3,1, PL17 a medição e idêntica a da PL6.

PL11, PL12 e PL13 1,3k ohms 

PL16 000.7 ohms 

só medi as maiores, aqueles pequenas que parecem capacitor é conveniente medir também?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...