Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire A315-33 DH5JL LA-F943P REV: 1A Não funciona Teclado

Avalie este tópico:

3D Infoshop

Posts em destaque

Olá amigos de bancada. Estou com esse notebook citado na descrição que não está funcionando o teclado nenhuma tecla, como se o teclado estivesse desconectado, mas o botão power que é junto ao teclado funciona normal. O notebook liga, entra no sistema, mas nenhuma tecla funciona nem na BIOS.

Troquei o teclado acreditando que fosse ele, porém o mesmo defeito persiste, pedi um teclado novinho zerado, mas o mesmo problema persiste. To suspeitando do super I/O mas não acredito que seja o chip, e sim um defeito de firmware, alguém já passou por isso ou tem alguma dica pra me dar? O problema é que não tenho regravador EC, então na verdade estou meio com as mãos atadas, mas se alguém já passou por alguma coisa assim e resolvou de outra maneira, fico no aguardo aqui de qualquer ajuda aqui. Abraços.

Editado: por 3D Infoshop
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, 3D Infoshop disse:

Olá amigos de bancada. Estou com esse notebook citado na descrição que não está funcionando o teclado nenhuma tecla, como se o teclado estivesse desconectado, mas o botão power que é junto ao teclado funciona normal. O notebook liga, entra no sistema, mas nenhuma tecla funciona nem na BIOS.

Troquei o teclado acreditando que fosse ele, porém o mesmo defeito persiste, pedi um teclado novinho zerado, mas o mesmo problema persiste. To suspeitando do super I/O mas não acredito que seja o chip, e sim um defeito de firmware, alguém já passou por isso ou tem alguma dica pra me dar? O problema é que não tenho regravador EC, então na verdade estou meio com as mãos atadas, mas se alguém já passou por alguma coisa assim e resolvou de outra maneira, fico no aguardo aqui de qualquer ajuda aqui. Abraços.

Dificilmente é o SIO ele liga normalmente e só o teclado não? Existe pessoas vendendo Bios já gravadas procure isso. Também não tenho gravador de EC

Link para o comentário

14 minutos atrás, Francis Zornitta disse:

Dificilmente é o SIO ele liga normalmente e só o teclado não? Existe pessoas vendendo Bios já gravadas procure isso. Também não tenho gravador de EC

de BIOS eu tenho, mas não tenho de SIO, vc acha que isso pode ser ocasionado por BIOS?

Link para o comentário

Já deixei somente a placa e o teclado, sem os periféricos conectados como caixa de som, wi-fi, placa filha pra verificar se é algum curto. Mas infelizmente o problema persiste. Analisei o esquema a parte do teclado mas nesse circuito sou bem leigo, pois não tem praticamente outro componente além do teclado e o SIO, não sei dizer se isso é um defeito de entrada de sinal, ou de saída de sinal do SIO. Algum entendido do assunto se puder dar alguma ideia.

SIO KB.PNG

KB1.PNG

Link para o comentário

@3D Infoshop o KB9022 é programável e ele controla o teclado como vc já constatou. Regrava ou troca ele, só veja essas possibilidades até o momento. Como já foi testado com outros teclados inclusive novo, tem chances sim de ser o IO. 

Captura de tela 2021-06-28 161256.png

Editado: por Leonildo
Link para o comentário

15 horas atrás, Leonildo disse:

@3D Infoshop faz uma inspeção no soquete do cabo do teclado.

Com teclado USB fica da mesma forma?

Boa ideia da para descartar a possibilidade de problema no SIO com teclado USB, pode ser socket também como ele mencionou 

No caso de nada disso der certo, na dúvida troque tudo e regrave a Bios

• Joinha 1
Link para o comentário

15 horas atrás, Leonildo disse:

@3D Infoshop faz uma inspeção no soquete do cabo do teclado.

Com teclado USB fica da mesma forma?

Bom dia, no teclado USB funciona normal meu amigo, é somente o teclado do notebook mesmo que não está funcionando, fiz uma inspeção no socket e não encontrei nada anormal, acredito que se fosse, talvez o botão power não funcionaria tbm, mas ele funciona para ligar e desligar normalmente.

4 minutos atrás, Francis Zornitta disse:

Boa ideia da para descartar a possibilidade de problema no SIO com teclado USB, pode ser socket também como ele mencionou 

No caso de nada disso der certo, na dúvida troque tudo e regrave a Bios

Pelo jeito vou acabar regravando a BIOS mesmo, vou fazer um backup da BIOS original e regravar para testes, até a hora do almoço posto resultados. Obrigado.

Link para o comentário

11 minutos atrás, 3D Infoshop disse:

Bom dia, no teclado USB funciona normal meu amigo, é somente o teclado do notebook mesmo que não está funcionando, fiz uma inspeção no socket e não encontrei nada anormal, acredito que se fosse, talvez o botão power não funcionaria tbm, mas ele funciona para ligar e desligar normalmente.

Pelo jeito vou acabar regravando a BIOS mesmo, vou fazer um backup da BIOS original e regravar para testes, até a hora do almoço posto resultados. Obrigado.

Seguinte amigo se regravar a Bios e continuar o defeito troque o SIO é possivel que seja ele e outra coisa, existe alguns componentes no conector do teclado que sai do SIO e chega até o teclado, teste tudo

Link para o comentário

Olá meus colegas de bancada. Infelizmente não consegui identificar o defeito, provavelmente é sim o s I/O porém não tenho ferramenta que regrave, consegui regravar somente a BIOS, funcionou e parou novamente o teclado. Devolvi o equipamento. Obrigado a todos que ajudaram.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...