Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Notebook Acer Aspire 4520

Avalie este tópico:

twistkharl

Posts em destaque

Amigos, tou com um notebook Acer 4520, o mesmo estava com pro na BGA e consegui "reanimá-lo" com um bom reflow, daí, notei as temp muito altas, tanto do GPU como do CPU, desmontei para uma limpeza, quando montei, as cores ficaram horríveis, todas embaçadas, mas no monitor externo ficava normal, desmontei a parte dos botões superiores para analisar, ai, o note simplesmente desligou, e nem ligou mais, e nem o led da bateria acende quando conecto o carregador...então alguma dica? Ficarei eternamente grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo primeiro voce tem que dizer modelo da placa e quais os testes foram feitos.

talvez tenha dado um curto na placa,ou o proprio reflow fez com que algumas esferas se juntassem nos pads teria que avaliar direito coloquem um fonte universal e veja se o led fica pscando se ficar com certeza tem um curto n placa.

Link para o comentário

Olá, primeiramente quero agradecer muito pela ajuda, nem esperava ter respostas tão rápidas...rs..

Bem amigos, deixem-me contar tudo desde o começo....

Esse note, eu peguei de um cliente, ele estava com todos os sintomas de BGA(chipset nvidia) defeito esse q é extremamente comum nesse modelo, abri ele, e com um leve calor nesse chip, ele funcionou, mas depois dava o mesmo problema, resolvi então fazer um reflow mais intenso, tipo em 3 seções, aumentando em cada, a temperatura, e ficou bom, passou 2 dois funcionando sem problemas, até formatei umas duas vezes e blz. Mas, notei as temp do cpu e gpu altas, principalmente do gpu q passava dos 70º. Resolvi ver, se trocando o processador dele, que é um Turion 64 X2 TL60, por de outro acer que eu tenho, um aspire 4540, que é um atlhon II X2 melhoraria pelo menos do cpu, pois notei que quando colocava vídeos em HD ou Full HD, os cores ficavam a 100%e os vídeos ficavam travando, não funcionou, quando coloquei o turion de volta, notei a temperatura do cpu alta, ai vi q o cooler tinha parado, resolvi desmontar para verificar, só fiz desmontar e quando testei o danado do cooler funcionou sem problemas. Nesse meio termo, precisei dar uma saída, e deixei um de meus funcionários montando ele, ai, ele me ligou e disse q o mesmo havia ligado normal, mas, a imagem na tela dele estava com cores mortas, tipo, embaçadas, uma coisa feia mesmo, mas no monitor externo ficava absolutamente normal, ai então, quando voltei, fui verificar, retirei a tampinha dos botões superiores, e quando fui analisar o encaixe do flat, ele desligou, e pronto, ficou como está, pensei ser bateria, liguei o carregador, e vi que nem o led da bateria acendia.

Sobre as tensões, encontro a de 19v em vários setores da placa, não consegui localizar ainda outras, apenas a de 3v no conector da bateria interna, no conector da bateria, apresenta voltagens de 11v, e 9v e um pino não da nada, qualquer coisa posso elaborar mais testes. O modelo da placa é DA0Z03M6E0 REV:E

Ah, só um detalhe que eu preciso mencionar, nos dias que ele funcionou normal, notei tbm uma coisa meio esquisita, q mesmo ele desligado, alguns led acendiam, e que o HD parecia funcionar, o led do leitor tbm ficava acendendo, com isso, consumindo bateria, estranho não? Rsrs

Link para o comentário

pelo que foi dito por você mesmo eu acredito que você com o reflow recuperou as esferas mais infelizmente uma deve ter encostada com outra mais mesmo assim

deu video normal mais como estas esfera estava gerando curto estava esquentando muito aos pouco deu problema na linha do lcd e ao gerar um curto maior a placa

desarmou geral

conselho faça reball

Link para o comentário

Então pode ainda ser o problema no chipset? Pior amigo, que minha estação irda queimou, estou esperando a outra chegar. Só fico assim que o bixim funcionou dois dias blz, e depois me acontece isso, rs.

Mas, se eu tentar fazer um novo reflow, há possibilidade dela pelo menos acionar? Embora não der vídeo, mas ela pelo menos acionasse novamente, sanaria minhas dúvidas com respeito a ser outro problema. O chato, é q não tenho outras coisas desse note para testar.

Link para o comentário

A placa desse modelo utiliza o temido MPC67-M-A2, e a cada reflow que você fizer vai diminuir as chances de um reball bem sucedido.

Como ja foi orientado aqui centenas de vezes: reflow não adianta, só da dor de cabeça.

O melhor a se fazer é você aguardar a sua estação nova chegar e partir pro reball desse chip. Só assim você vai conseguir resolver o seu problema.

Link para o comentário

Até onde lembro o botão de power desse aparelho trabalhava com 3V. Analise a origem dessa tensão para encontrar o que pode ter sido afetado com um possível curto.

Deixe o link do esquema na sua primeira mensagem para que outros colegas possam acompanhar o seu trabalho.

Boa sorte  8)

Link para o comentário

amigo, acredito ter 2 problemas aí ... primeiro, checa se não tem algum pino torto do conector do flat, aí pode estar a resposta das cores distorcidas.... segundo, por causa do aquecimento, eu sempre substituo aquela massinha do chipset por um pedaço de cobre com pasta térmica, e se ainda não resolver, pode ligar o cooler direto em 5v. se a resposta for útil, manda um jóinha pra nois que a coisa ta feia ... kkkkk

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...