Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida PROJETO Tranformar LCD LED

Avalie este tópico:

gynbr

Posts em destaque

Tenho um Dispositivo marcador de Temperatura e unidade ... (higrômetro) Ele funciona hoje em um display de cristal liquido (LCD) que infelizmente quebrou porem o equipamento continua funcionando... queria saber se alguém tem o projeto ou diagrama esquemático de uma interface que possa alimentar um display de LED´s uma vez que o mostrador LCD reproduz apenas números...

fico grato pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Figura 1 = como ele era e funcionava

figura 2 = como ele esta agora

figura 3 = encaixe das baterias e sensores

figura 4 = circuito

figura 5 = borracha condutiva do lcd

figura 6 = onde quebrou o lcd

na placa ha 16 contatos, porem no lcd ha 36 digitos, quero saber se da para aproveitar a placa para ligar em barra de leds tipo a figura 7 (Claro usando 2) tipo algum ci que interprete o sinal de baixa voltagem da placa para a borracha condutiva e faça acender a barra de leds.

fig1.jpg

fig2.jpeg

fig3.jpeg

fig4.jpeg

fig5.jpeg

fig6.jpeg

fig7.jpeg

Link para o comentário

Protocolo de comunicação e niveis logicos totalmente diferentes e incompativeis !  Circuito do equipamento original trata-se de uma caixa preta protegido pelo fabricante para evitar copia do mesmo.

Diria que qualquer tentativa sairia mais caro do que substituir o medidor em questão e por isso que não vi nenhum esquema desse tipo de adaptação nos meus 55 anos de profissão.

Vi no AliExpress um medidor muito semelhante por R$4,76 + frete de R$9,01

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 02/02/2022 às 19:04, William_R disse:

Protocolo de comunicação e niveis logicos totalmente diferentes e incompativeis !  Circuito do equipamento original trata-se de uma caixa preta protegido pelo fabricante para evitar copia do mesmo.

Diria que qualquer tentativa sairia mais caro do que substituir o medidor em questão e por isso que não vi nenhum esquema desse tipo de adaptação nos meus 55 anos de profissão.

Vi no AliExpress um medidor muito semelhante por R$4,76 + frete de R$9,01

Expandir  

Realmente e este mesmo do aliexpress eu so queria aproveitar a placa com os led que tenho e fazer funcionar. talvez um circuito integrado que interpretasse os sinais logicos e atraves de um driver tivesse um nivel logico que acendeira os led´s

Link para o comentário

Você poderia ter sucesso nesse projeto, utilizando o display de uma calculadora, fazendo as ligações de acordo com a disposição dos pinos do display original.

Só não teria mais a indicação do "%" acesa na tela, mas o mais importante que são as medidas , vc pode muito bem ler em um display comum de calculadora.

Basta para isso , usar os dois primeiros dígitos do display da calculadora para a medida que era exibida de tamanho maior no original, pular algumas casas do display da calculadora e usar os restantes para obter a leitura que era apresentada nas casas acima do símbolo de "%" no display original.

Dessa forma , vc pode continuar a usar a placa , dando uma "sobrevida" a ela.

Espero ter ficado claro a forma como tentei explicar, qq coisa é só avisar que eu explico melhor se for necessário.

Link para o comentário

@gynbr Realmente está complicado a interação entre esses dois tipos de display. A placa em questão oferece baixa corrente e tensão. O display led de ânodo comum de sete segmentos não irá acender aí, inclusive é necessário uma engenharia reversa para descobrir a sequência de varredura dos dígitos porque nesse tipo de aparelho é projetado para esse fim (não é um display comum, tem  caracteres específicos).

Então, demanda instrumentos dedicados, muito tempo e um conhecimento avançado. Como mencionado, não irá achar nenhum projeto similar para esse fim. 

Link para o comentário

• 1 ano depois...
  Em 03/02/2022 às 18:49, William_R disse:

As fotos estão fora de foco, mas não seria o caso de so trocar a borracha condutiva ?

Expandir  

boa tarde senhores, aonde eu consigo achar essa borracha condutiva, ja olhei em alguns sites, aliex mas o custo de trazer de fora é muito alto, vcs por ventura sabem onde vende essa borracha condutiva?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...