Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell inspiron N4050 - dv14 hr mb 10315-1 - Só liga sem bateria CMOS.

Avalie este tópico:

PatryckSouza

Posts em destaque

Estou com esse notebook que ganhei faz algum tempo e apresenta o seguinte problema, se eu deixar a bateria CMOS conectada ele simplesmente não liga, já com ela desconectada ele liga normalmente. Mas detalhe, só de conectar a fonte ele já liga sozinho sem eu precisar pressionar o botão power, e mesmo com ele já ligado se eu pressionar o power nada  acontece também, o botão não responde aos comandos. Não tentei nenhum reparo porque não tenho essa especialidade, apenas abri ele pra tentar “ver” alguma coisa. Obrigado a todos !

1C4501B9-CA9E-4D4E-8BDB-FD807D74273D.jpeg

Editado: por PatryckSouza
Alteração do modelo da placa mãe no título.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei esse mesmo problema a duas semanas atrás. Resolvi trocando trocando o botao power. Tira o botão power da carcaça e coloca somente ele e tenta start ve se ele vai se comporta diferente.

No caso o meu estava atrapalhando a placa ligar e quando tira a bateria reset a bios e força ele a liga. Se caso o seu não se resolver com o botao power tenta regravar a bios.

Link para o comentário

Todo notebook Dell tem essa funcionalidade de ligar automaticamente quando está sem a bateria principal e a bateria CMOS.

É um comportamento intencional, pra facilitar a vida da manutenção.

Basicamente faz o mesmo efeito do botão power, mas sem precisar conectar o botão.

Quanto ao note só ligar sem a bateria CMOS, é devido ao reset que sofre quando desliga sem bateria.

Quando o note liga, a BIOS checa se todos os componentes funcionam e prossegue com a inicialização do sistema operacional, realizando algumas checagens com o note em funcionamento. Alguma dessas checagens já com o sistema funcionando está falhando, e isso fica salvo na BIOS. Essa flag é um sistema de proteção, e vai fazer com o que o note recuse o boot. Quando você tira a bateria do CMOS, esse flag é perdido e ele dá boot uma única vez, ficando bloqueado no próximo boot.

Você vai precisar de alguma ferramenta de debug que consiga fornecer o código de erro que gera esse bloqueio, e o manual da Dell que indica o que é esse código de erro.

Eu tenho um note Dell parado com esse mesmo problema, e nunca achei as ferramentas, infelizmente.

• Joinha 2
Link para o comentário

56 minutos atrás, Rods258 disse:

Todo notebook Dell tem essa funcionalidade de ligar automaticamente quando está sem a bateria principal e a bateria CMOS.

É um comportamento intencional, pra facilitar a vida da manutenção.

Basicamente faz o mesmo efeito do botão power, mas sem precisar conectar o botão.

Quanto ao note só ligar sem a bateria CMOS, é devido ao reset que sofre quando desliga sem bateria.

Quando o note liga, a BIOS checa se todos os componentes funcionam e prossegue com a inicialização do sistema operacional, realizando algumas checagens com o note em funcionamento. Alguma dessas checagens já com o sistema funcionando está falhando, e isso fica salvo na BIOS. Essa flag é um sistema de proteção, e vai fazer com o que o note recuse o boot. Quando você tira a bateria do CMOS, esse flag é perdido e ele dá boot uma única vez, ficando bloqueado no próximo boot.

Você vai precisar de alguma ferramenta de debug que consiga fornecer o código de erro que gera esse bloqueio, e o manual da Dell que indica o que é esse código de erro.

Eu tenho um note Dell parado com esse mesmo problema, e nunca achei as ferramentas, infelizmente.

É pq tipo, quando ganhei esse notebook ele veio com a placa mãe danificada, parece que tiraram a bios pra alguma coisa e não colocaram de volta. Aí deixei ela de lado e comprei uma outra usada só que funcionando, quando comprei não sabia que ela está com esse probleminha daí agora não faço ideia de como resolver pra usar o note normalmente , se eu entrar em contato com a Dell será que eles não conseguem me ajudar de alguma forma em relação a esse bloqueio que vc havia dito ?

Link para o comentário

19 horas atrás, tecnitinfo disse:

Amigo como foi dito anteriormente esse modelo realmente liga sem a bateria da fomos. Aí certamente o problema é no botão Power. Pode trocar que é certeza que irá funcionar!

Comprei uma bateria CR2032 nova ontem e coloquei no notebook mas nada mudou, ele apresenta o mesmo comportamento, não liga com ela conectada….

Link para o comentário

21 horas atrás, PatryckSouza disse:

É pq tipo, quando ganhei esse notebook ele veio com a placa mãe danificada, parece que tiraram a bios pra alguma coisa e não colocaram de volta. Aí deixei ela de lado e comprei uma outra usada só que funcionando, quando comprei não sabia que ela está com esse probleminha daí agora não faço ideia de como resolver pra usar o note normalmente , se eu entrar em contato com a Dell será que eles não conseguem me ajudar de alguma forma em relação a esse bloqueio que vc havia dito ?

Pode ser que a Dell ajude nesse caso sim.
Agora quanto a ter comprado uma placa usada que deveria funcionar normalmente, você pode tentar entrar em contato com o vendedor pra um reembolso ou a substituição. Geralmente as lojas que vendem placa dão algum tipo de garantia.

Link para o comentário

1 hora atrás, Rods258 disse:

Pode ser que a Dell ajude nesse caso sim.
Agora quanto a ter comprado uma placa usada que deveria funcionar normalmente, você pode tentar entrar em contato com o vendedor pra um reembolso ou a substituição. Geralmente as lojas que vendem placa dão algum tipo de garantia.

Eu comprei essa placa no AliExpress, ela aparenta estar muito nova, até brilha…Não tem nenhum indício de manutenção ou componente trocado, está bem novinha mesmo…Vou tentar entrar em contato com a Dell pra ver se conseguem me ajudar. Tipo, ela funciona tudo normalmente, Wi-Fi, HD, teclado, mouse, USB e o que mais precisar, só preciso resolver essa situação do boot dela..

Editado: por PatryckSouza
Adicionei mais alguns detalhes no comentário.
Link para o comentário

3 horas atrás, joaosantos disse:

Vc possui pelo menos um multímetro para efetuar alguma aferição ? Com a bateria CR2032 instalada e com carregador conectado verifique se tem 3v no pino 4 do conector do botão power e se ele zera ao pressionar.

Então, eu não tenho multímetro mas vou tentar conseguir um emprestado…

Link para o comentário

53 minutos atrás, PatryckSouza disse:

Então, eu não tenho multímetro mas vou tentar conseguir um emprestado…

Ok, por enquanto se quiser efetuar um teste, com o equipamento conforme citei acima, faça um rápido curto entre o pino 4 e o pino 1 ou 2 ( terra ) do conector do power e veja se a placa liga.

Link para o comentário

1 hora atrás, joaosantos disse:

Ok, por enquanto se quiser efetuar um teste, com o equipamento conforme citei acima, faça um rápido curto entre o pino 4 e o pino 1 ou 2 ( terra ) do conector do power e veja se a placa liga.

Eu já cheguei a fazer esse teste e não ligou…

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...