Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise SAMSUNG NP500P4CH - XIDAN-14 REV:1.2- BA41-01938A - acende led pwr, mas placa não liga!

Avalie este tópico:

Gabrowsk

Posts em destaque

Ola a todos, estou com essa placa na bancada. Não esta ligando, 19V da fonte chega ate os mosfets de entrada que não são chaveados, fui analisar e encontrei um curto na linha de alimentação do chipset, a bobina está dando continuidade com GND, retirei ela e descobri que o curto esta depois dela, ou seja o circuito do pwm esta ok, fui checando com o multimetro e vi que varios componentes que esta debaixo do chipset estão bipando com o GND. tentei injetar tensão no pad da bobina para encontrar o meliante, mas nenhum componente se não o proprio chipset esquenta. Encima do chipset tem um capacitorzinho, e ouvi falar que quando o chipset esta em curto, aquele capacitor fica em curto tb, e no meu caso ele não esta. Então espero que nao seja o proprio chipset que entrou em curto. alguem sabe me indicar um jeito de encontrar o componente culpado pelo curto, ja que injetando tensão não consigo acha-lo.

tb ouvi dizer que os mosfets de entrada não deixam os 19V passarem quando tem um curto nos circuitos secundarios da placa. Pf me corrijam se estiver errado.

IMG_20220211_154332.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a bobina que foi retirada é responsavel por passar  1.05V, quando injetei tensão nela ouve um comsumo de 0,15A aproximadamente.

Ja quando ligo a placa normalmente na fonte, e pressiono o power, a placa tem um comsumo de 0,050A.

seguindo a trilha do conector jack, os 19V do carregador chegam ate esses mosfets, que nao deixam passar a voltagem.

IMG_20220212_114910.jpg

Link para o comentário

@Gabrowsk , as aferições nesse capacitores e nessa linha do chip você pode se equivocar realizando aferições em escala de diodo (bip). Coloca o modelo da placa quem tem essa numeração ou parecida: BA41-01938A. Meu conselho e recolocar a bobina de volta e sempre realizar as aferições nessas linhas da alimentação do processador e pch em escala de ôhmica.

• Joinha 2
Link para o comentário

• FLAVIOTECH alterou o título para SAMSUNG NP500P4CH - XIDAN-14 REV:1.2 - acende led pwr, mas placa não liga!
2 horas atrás, Gabrowsk disse:

BA41-01938A

Adiciona esse modelo no titulo por favor! 

igual o parceiro @CJ comentou? abaixo de 4 ohms existe um defeito na linha certo?

Isso mesmo. Nessas linhas em escala de bip, o multímetro sempre vai bipar. Você disse que a placa tenta ligar e não liga. Inicia analise deis do inicio pra saber se todas as fontes está despertando. Se todas as bobinas apresentam tensão quando o power é acionado. 

Editado: por LEONTEC
Correção de texto!
Link para o comentário

• Gabrowsk alterou o título para SAMSUNG NP500P4CH - XIDAN-14 REV:1.2- BA41-01938A - acende led pwr, mas placa não liga!
1 hour ago, LEONTEC said:

Você disse que a placa tenta ligar e mas não liga. Inicia analise deis do inicio pra saber se todas as fontes está despertando. Se todas as bobinas apresentam tensão quando o power é acionado.

somente algumas bobinas apresentam tensão, entre as que não apresentam estão as de 5V e 3.3V, acho que tem algo a ver com os mosfets de entrada não estarem passando a tenção, mas não sei a causa.

Link para o comentário

19 minutos atrás, Gabrowsk disse:

somente algumas bobinas apresentam tensão, entre as que não apresentam estão as de 5V e 3.3V,

Não vai ter como a placa tem tensões em outras bobinas sem as tensões de 3 e 5V estarem presentes. Se você poder aferir as bobinas e postar aqui vai ser melhor para nós entender o que se passa na placa. 19>5v>3.3V são as tensões primarias. Se as tensões de 3 e 5v não estiverem presente nas bobinas, veja se tem em nível alto os reguladores de lineares verg 3 e 5 no integrado que geras as tensão do estado S5 3 e 5v das fontes chaveadas. Pressione o power meça tudo...Faça todas as analises que puder, assim ficar melhor para nós ajudar com mais consistência.

Link para o comentário

@Gabrowsk, nesse link tem foto da placa mostrando a tensão de cada bobina. Nesse mesmo link tem um esquema e um arquivo de bios. O esquema é um similar que você pode se orientar. Algumas placas da samsung, as tensões de 3 e 5V das boninas só vai a nível alto quando a placa ligar, ou seja, essas tensões são suspend no estado S5. Pode ser o caso da sua placa. 

Quando pressionar o botão power, se oriente pelas fotos para saber quais boninas estão corretas em relação as tensões. 

Em 12/02/2022 às 11:50, Gabrowsk disse:

a bobina que foi retirada é responsavel por passar  1.05V, quando injetei tensão nela ouve um comsumo de 0,15A aproximadamente.

Você pode nos confirmar se de fato essa linha está em curto realizando as aferições em escala de resistência (ohm), pois na escala de bip pode acusar um falso curto. Se realmente essa linha está em curto para o lado da PCH, o problema é mais serio do que pensávamos.

Editado: por LEONTEC
Adicionar texto!
  • Joinha 1
Link para o comentário

@LEONTEC bom dia, fiz oque vc recomendo e tenho os seguintes resultados:1433279293_SamsungNP500P4CBA41-01938AFace2-Copy.thumb.jpg.78f5edf6a0129d7a931e43918701e6e4.jpg

tirando aquelas 3 bobinas demarcadas, as outras estão normal. A que esta marcando 0V descobri que é gerada aqui:5633302_SamsungNP500P4CBA41-01938AFace1-Copy.thumb.png.aa7bb0ee11320c3c6ea7c50a4fef0d06.png

os mosfets são controlados pelo CI gerando os 0.98V. pelo que sei, o CI manda "ondas eletricas" para fazer o chaveamento dos mosfets bem rapido, mas n tenho ociloscópio para fazer este teste. existe algum jeito de saber se o problema esta no CI ou nos mosfets? ou so trocando mesmo?

Untitled.thumb.png.d6bb5d0ccbb44a86053260a1a3d044be.png

Editado: por Gabrowsk
adicionar informações
Link para o comentário

@Gabrowsk , aqui na imagem abaixo 👇, você diz ter 1.1V em duas bobinas do circuito do vcore correto? Se é isso mesmo? Então, a placa deve está ligando correto? Nada de cooler girar? A placa fica em loop?

Capturar.PNG.d08900a91854964c3266d95203fe6ebf.PNG 

Em 11/02/2022 às 15:46, Gabrowsk disse:

injetar tensão no pad da bobina para encontrar o meliante, mas nenhum componente se não o proprio chipset esquenta.

Aqui você diz que o chipset aqueceu quando injetou tensão. Por favor pressione o power e com base nas imagem da placa, informe todas as bobinas que apresentam tensão. O cooler da placa chega a ser acionado (rodar)? Você pode está focando em um circuito que vai ficar quase no final do start da placa, ou seja, quando a placa ligar e permanecer ligada ou ligar e desliga. Você colou no titulo que a placa não liga, ao meu modo de ver, analise deve ser feita pegando mais para o inicio do start.

• Joinha 1
Link para o comentário

@LEONTEC vou tentar ser o mais claro possivel, acho que teve falha de comunicação minha nos posts anteriores

52 minutes ago, LEONTEC said:

aqui na imagem abaixo 👇, você diz ter 1.1V em duas bobinas do circuito do vcore correto? Se é isso mesmo? Então, a placa deve está ligando correto? Nada de cooler girar? A placa fica em loop?

sim, tem 1.1V. a placa está com o led power aceso e cooler esta funcionando e não esta gerando imagem no meu monitor. minha fonte indica que a placa esta com consumo travado em 0,84A. Não sei se isso é o suficiente para dizer que a placa esta ligando. 

55 minutes ago, LEONTEC said:

Aqui você diz que o chipset aqueceu quando injetou tensão. Por favor pressione o power e com base nas imagem da placa, informe todas as bobinas que apresentam tensão. O cooler da placa chega a ser acionado (rodar)? Você pode está focando em um circuito que vai ficar quase no final do start da placa, ou seja, quando a placa ligar e permanecer ligada ou ligar e desliga. Você colou no titulo que a placa não liga, ao meu modo de ver, analise deve ser feita pegando mais para o inicio do start.

o aquecimento no chipset foi um erro meu, eu injetei uma tensão maior doque normalmente passa por aquela bobina, acredito que isso causou o aquecimento. e eu acabei não mencionando isso, como eu havia dito, falha de comunicação minha. fiz a analise com base na foto que vc recomendou, todas as bobinas estão com a tensão certo, com exceção de uma bobina, aquela que eu marquei 0V perto do slot do cpu na imagem que mandei acima.

4 hours ago, Gabrowsk said:

os mosfets são controlados pelo CI gerando os 0.98V. pelo que sei, o CI manda "ondas eletricas" para fazer o chaveamento dos mosfets bem rapido, mas n tenho ociloscópio para fazer este teste. existe algum jeito de saber se o problema esta no CI ou nos mosfets? ou so trocando mesmo?

retirei os mosfets mencionados acima e testei eles; estão funcionando normalmente, mas não estão sendo chaveados pelo CI aparentemente.

Link para o comentário

minha fonte indica que a placa esta com consumo travado em 0,84A.

Esse valor pode ser, 0.840mA não é? 0.084mA, assim pode ser 84 (oitenta e quatro) correto?

todas as bobinas estão com a tensão certo, com exceção de uma bobina, aquela que eu marquei 0V perto do slot do cpu na imagem que mandei acima.

Essa bobina em 0 deve ser a bobina EGFX que só vai subir tensão quando a placa apresentar vídeo.

• Joinha 1
Link para o comentário

13 hours ago, LEONTEC said:

Esse valor pode ser, 0.840mA não é? 0.084mA, assim pode ser 84 (oitenta e quatro) correto?

840mA, não chegou a bater 1A.

13 hours ago, LEONTEC said:

Essa bobina em 0 deve ser a bobina EGFX que só vai subir tensão quando a placa apresentar vídeo.

sim, vc está certo, era isso mesmo.

ontem mesmo consegui fazer a placa ligar por completo. Primeira coisa que fui fazer era um backup dos dados, mas no meio do processo a placa desligou, e agr vou recomeçar a analise com todas as dicas que os colegas deixaram aqui no tópico. Logo posto atualizações.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...