Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell inspiron 7460 - LA-D821P rev:1.0 - superaquecendo processador i5 7200U

Avalie este tópico:

Cesar-a-a-alves

Posts em destaque

Estou com um Dell inspiron 7460 superaquecendo o processador(80 graus pra cima) e gostaria de saber se alguém já teve esse problema e se alguém pode me ajudar no esquema para ligar o cooler no maximo desviado do pwm 

Editado: por FLAVIOTECH
Pedido do grupo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@e_favero sim está tudo ok, o processador está com overclock sozinho ele e base 2.50 ghz com turbo de 2.70ghz mas ele fica o tempo todo em 3.07ghz, cooler limpo a cada dois meses ele ta com pressão correta no chip de processador e placa dedicada, porém o chip de processador que esquenta muito mesmo, a pasta que uso e a mx-4 

Link para o comentário

27 minutos atrás, Cesar-a-a-alves disse:

@e_favero sim está tudo ok, o processador está com overclock sozinho ele e base 2.50 ghz com turbo de 2.70ghz mas ele fica o tempo todo em 3.07ghz, cooler limpo a cada dois meses ele ta com pressão correta no chip de processador e placa dedicada, porém o chip de processador que esquenta muito mesmo, a pasta que uso e a mx-4 

tem que ver no setup o porque ele esta com overclock o tempo todo pois assim acho que nem com o cooler no maximo resolve mas veja na placa qual e o modelo e coloca no titulo do seu tópico para podermos te ajudar melhor e possivelmente ver no esquema elétrico como por seu cooler ligado direto no máximo 

Link para o comentário

• Cesar-a-a-alves alterou o título para Dell inspiron 7460 placa de LA-D821P rev:1.0 superaquecendo processador i5 7200U

O que pode estar acontecendo é que o circuito gerador de clock da CPU esteja ruim, fazendo com que o clock base (que geralmente é 100MHz) fique ligeiramente acima. Como você mesmo disse que não há opções de overclock no BIOS, então o multiplicadores dessa frquência base continuam os mesmos, 25x para clock padrão e 27x para modo Turbo. Fazendo uma conta simples aqui, 3.07GHz divididos por 25 dá uma freq. base de 122,64MHz.

Alguém com mais experiência em notebooks mais atuais, sabe dizer se isso é possível?

Link para o comentário

• FLAVIOTECH alterou o título para Dell inspiron 7460 - LA-D821P rev:1.0 - superaquecendo processador i5 7200U
17 horas atrás, Cesar-a-a-alves disse:

image.jpg
Onde achou a frequência de 3ghz? No teste mostra 700mhz, que provavelmente é o clock mínimo do processador. Me chamou atenção registrar um consumo de 15w, quando deveria ter sido de no máximo 2w nessa frequência. Entra na bios do notebook (pelo procedimento convencional no boot) e manda carregar as configurações de fábrica. Já resolvi um caso parecido assim.

Link para o comentário

@Rods258 no gerenciador de tarefas está 3,07 ghz, já resetei, já fiz de tudo em questão de software e firmware, só o hardware que infelizmente não tem brod viwer, só tenho o esquema mas não me ajudou em muito nao, ele tava em teste de estresse 

@WJinformatica2016 já fiz já fiz tudo relacionado a software e firmware 

Link para o comentário

O blck está em 100mhz, como deveria. Mas agora me atentei a um detalhe, o clock fica fixo independente da carga no processador.

Entra na bios (setup) pressionando f2 ou f12 quando ligar o notebook (A bios desse modelo deve ser semelhante à foto desse post, com inteface gráfica.).

Verifica se o intel speedStep está ativado, essa configuração fica exatamente onde mostrei na foto. (performance -> intel speedstep).

Essa opção deve estar habilitada (habilite e salve as configurações se não estiver), pois é ela quem gerencia o clock do processador. Quando está desabilitada, o clock do processador fica travado na velocidade máxima, ainda que não esteja sendo usado.

Se isso não resolver, tenta restaurar o padrão de fábrica (algo como "reset to factiry defaults" no menu da bios).

IMG_20220327_111704.thumb.jpg.1fae664cfa31752276ed5be1c8fc5caa.jpg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...