Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HP Probook 440 g2 / LA-B181P rev: 1.0 - não liga

Avalie este tópico:

Dionatha Alves

Posts em destaque

@LEONTEC amigo não encontrei esse rc169 na placa, só esses rc170, rc171, rc176, rc180, rc181

destes rc179 e rc180 estão medindo 0 ohm pro gnd, e alguns capacitores ao redor tbm

já as tensões +RTCVCC tem 2.3v antes e depois de RC32 e RC34, com a fonte desconectada, já com a fonte conectada tem 3v antes de depois de RC32/RC34

medindo no dreno de Q89 está com 0v devido estar conduzindo pro gnd, por via das duvidas troquei Q89 mas sem efeito

1649943626374.thumb.jpg.78f4b63b390cedb14cc52e62f7dfd9fa.jpg

1649943626385.thumb.jpg.7cc5bf21847e853e3c4e537fea7e93d6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Dionatha Alves disse:

rc179 e rc180 estão medindo 0 ohm

Todos da linha de +1.05VS só vai existir tensão quando a placa ligar.

Essa tensão +RTCVCC é justamente para que as configurações do BIOS não reset quando a placa estiver sem carregador ou bateria. Todas as alterações feitas dentro do BIOS ficara salvas mesmo sem as duas fontes de alimentação. 

Está parecendo que é o processador mesmo o culpado da placa não ligar. Sem SLP S# as fontes das memorias assim como outros setores da placa não despertam...

No inicio você disse que regravou apareceu um erro e depois disso a placa não ligou mais...O que me deixa mas intrigado é que o BIOS segundo o esquema, compartilha informações com KBC e PROC/PCH, é diferente quando tem uma BIOS_EC e outra MAIN. As vez quando tem somente a BIOS MAIN a outro está interno dentro do IO. Seria ainda o arquivo do BIOS que você não encontrou o correto? Ou de fato o processador está danificado?  @Jack O'Neo, você poderia comentar algo sobre como é essa interligação do BIOS, KBC e PCH? Como funciona esse comunicação? 

Capturar.JPG

Link para o comentário

Em 12/04/2022 às 14:18, LEONTEC disse:

mas o sinal que sinaliza ACOK é (CHRG_ADP_DET) que chega ao pino 31 do IO

@LEONTECnão ficou claro para mim se o SIO está recebendo esse sinal. @Dionatha Alves fez a leitura desse pino 31 do SIO?

Editado: por master7
Link para o comentário

@master7 , você saberia informar como é essa conversa com o BIOS interligado entre IO e PROC/PCH? Eu já participei em outro tópico que tinha essa mesma bios assim e também não entendi como era o funcionamento, depois de muitas aferições ainda imagino que possa ser ele o problema. 

Link para o comentário

59 minutos atrás, LEONTEC disse:

@master7 , você saberia informar como é essa conversa com o BIOS interligado entre IO e PROC/PCH? Eu já participei em outro tópico que tinha essa mesma bios assim e também não entendi como era o funcionamento, depois de muitas aferições ainda imagino que possa ser ele o problema. 

@LEONTEC na verdade a comunicação nesse esquema se dá entre a BIOS e PCH. No esquema aparece eles interligados porque o PCH também se comunica com o SIO, mas se vc seguir os sinais que saem da BIOS verá que eles vão pro PCH.

• Joinha 1
Link para o comentário

@LEONTEC do meu ponto de vista esse processador/pch foi pro saco visto que o @Dionatha Alves relatou 0hm em relação ao GND. Nenhum processador/pch trabalha nessa resistência. O que pode ser feito é injetar a tensão de +1.05 no PJH1 e ir aumentando a corrente gradualmente até o limite que alguém se acuse.

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário

53 minutos atrás, master7 disse:

@LEONTEC do meu ponto de vista esse processador/pch foi pro saco visto que o @Dionatha Alves relatou 0hm em relação ao GND. Nenhum processador/pch trabalha nessa resistência. O que pode ser feito é injetar a tensão de +1.05 no PJH1 e ir aumentando a corrente gradualmente até o limite que alguém se acuse.

Antes eu tinha injetado 0.6v @ 2A no PJH1 o chip aqueceu bem pouco, dessa vez vou injetar 1v e ir subindo a corrente pra ver se o pch vai aquecer muito, caso sim já sabemos o culpado de todo o problema.

Link para o comentário

Em 11/04/2022 às 14:13, Dionatha Alves disse:

Esse note chegou sem ligar, desmontei e verifiquei as tensões e vi que estavam presentes, então regravei a bios e o note ligou com aqueles erros de serial, board number etc, até ai tudo bem era só reprogramar, montei o note e ao tentar ligar ele já não  quis ligar.

Desmontei e ao plugar a fonte, o led do jack pisca branco e laranja, o led do power pisca tbm, e logo em seguida ambos apaga, retirando a bateria cmos o led do jack fica piscando branco e led do power fica aceso direto, mas a placa não starta

Passe mais informações sobre o seu relato do primeiro post assim que puder.

Assisti o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 e nos informe o que acontece com os LEDs que você informou no inicio... 

Link para o comentário

@LEONTEC

Vamos lá, vou tentar resumir todo o ocorrido, o cliente relatou que o note ficava desligando sozinho, as vezes não ligava etc, quando ele chegou e tentei ligar ele não ligou, foi ai que desmontei pra analisar a placa.

Esse modelo tem led no conector jack e no power, sendo que no jack o led fica laranja enquanto carrega a bateria e branco quando está carregada, já o do power fica apenas branco quando a placa está ligada.

No primeiro momento que tentei ligar o note, isso antes de desmontar, apenas o led do jack ficava laranja, indicando que estava carregando a bateria.

Aferi as tensões da placa e vi que as secundarias estavam aparecendo e sumindo, tipo a placa tentando startar e desarmava, verifiquei a presença de curto nas linhas mas não tinha, então foi ai que regravei a bios, e após isso a placa ligou, iniciou o sistema etc, só que ao regravar a bios com a programadora, aparecia no boot "Product information not valid" ou seja perdeu os dados de informações da placa, como: "Product Name" Product Serial Number, Product SKU, System Board CT Number, coisa que a gente resolve com o software HP DMI Tools.

Após a placa ligar rodar sistema etc, montei a placa e fechei o note e ao ligar ele não quis ligar mais, então retornei a abrir pra verificar, foi quando abri o tópico para pedir ajuda com o caso, nessa segunda vez que abri pra analisar, a placa já não subia as tensões secundarias como antes, apenas as 3.4v e 5v primarias, até aqui os leds jack e power ainda piscavam quando conectava a fonte, e logo apagavam,  atualmente os leds só acendem e apagam ao conectar a fonte.

Ao medir todas as PLS novamente desta vez encontrei a linha +1.05VS acusando curto, foi ai que começou toda essa saga pra tentar entender oque estava realmente em curto, apesar de suspeitar de cara que poderia ser pch, e foi ai que iniciamos toda a analise dos setores pra entender onde realmente estava o b.o da placa.

Para tentar achar o componente em curto, Injetei 0,6v com corrente inicial de 2a, nenhum componente aqueceu, então como o amigo @master7 sugeriu, subi pra 1v e fui subindo a corrente até o limite de consumo que foi entorno de 6A, ai o pch aqueceu, mas nada de queimar o dedo, algo entorno de 50, pelo que tudo indica o chip está queimado mesmo, se fosse algum capacitor ou trilha interna em curto teria torrado de cara pelo fato da linha estar com 0 ohm pro gnd, então está ai o motivo da placa não querer ligar, pch em curto, visto ela ser a responsável por startar a placa.

Eu imagino que o pch já estava com algum inicio de falha, devido o note desligar sozinho (relato do cliente), e não ligar (meu relato), em relação a regravar a bios e ele voltar a ligar, pode até ser que estava corrompida, mas não o único problema, imagino eu.

Então é isso pessoal, gostaria de agradecer a todos os amigos que participaram da tentativa de reparo, fico grato pela ajuda, obrigado!

• Joinha 2
Link para o comentário

Montei minha sequência de start e chego a conclusão juntos com os amigos@LEONTEC @master7 que o PCH tá avariado:

- CKT RTC - OK

- CLOCK 32MHZ - OK

- 31 CHRG_ADP_DET - 3.3v
- 64 LID_SW# - 3.3v
- 99 AC_PRES_OUT 3.3v
- 85 PM_RSMRST# 3.3v / sempre fixo
- 4 ON/OFFBTN# 3.3v / ao apertar cai 0v e volta 3.3v

- Alimentação de 3.3v na PCH - não achou o ponto de teste correto, mais quase certo de estar chegando nela
- 38 SLP_S4# 0v - com todos os sinais a cima presente e a PCH OK, esse sinal teria que ser gerado
- 81 SLP_S3# 0v - com todos os sinais a cima presente e a PCH OK, esse sinal teria que ser gerado

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...