Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung Rv410 não liga Placa mãe scala-14ul rev mp1.0 - não são os capacitores

Avalie este tópico:

NALDO PORTO

Posts em destaque

• Respostas 108
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Postagens populares

warezland

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se., Segue o esquema elétrico, acredito que seja esse modelo mesmo.    

Imagens Postadas

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,abri um tópico com o seu problema, vai desviar o assunto principal deste tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 4 meses depois...

Companheiros, sei que o tópico está abandonado a 4 meses...mas novela Mexicana nunca tem fim !  :))

Vou postar aqui por que este Post é o mais completo relato aqui no Fórum sobre os problemas com essa placa (sintomas parecidos) e acho que se reunirmos as informações ajudaram em futuras pesquisas assim como tem me ajudado a tentar solucionar o meu problema!

Os defeitos desta placa relatados aqui no Fórum foram:

SIO (Troca do mesmo e voltou a funcionar)

SIO e BIOS (Troca dos mesmos voltou a funcionar)

Resistor de 3R3 próximo ao PWM RT8205AGQW em curto (Troca do mesmo e voltou a funcionar)

PWM (RT8205AGQW/TP51125) (Troca do mesmo e voltou a funcionar)

Capacitores cerâmico em curto próximo ao PWM (Troca do mesmo e voltou a funcionar)

Capacitor em curto localizado abaixo do plástico do HD (Troca do mesmo e voltou a funcionar)

CI de Rede (Troca do mesmo e voltou a funcionar)

Bem, vários caminhos conduziram ao mesmo destino, porem, estou com uma placa dessas também. Segundo o cliente derramaram água na placa e após não ligou mais. Esse notebook quando conectava a fonte acendia o LED verde indicando conexão da fonte mas o mesmo não ligava. Sem tensões de 5V e 3.3V e ao ligar a placa o PWM (RT8205AGQW) começava a aquecer devagar e alguns componentes próximo como resistores, capacitores começava a aquecer. Retirei o PWM da placa e já indicou curto na linha de +B aquecendo assim o Mosfet de entrada do +B (AP4435GM). Retirei o Mosfet e injetei tensão com a fonte assimétrica após ele e aqueceu o resistor 3R3 próximo ao PWM e também verifiquei que os Mosfets da fonte de 3.3V aqueceu ao ponto de fritar. Retirei ele e o Mosfet da fonte de 5v fritou também, retirei ele também. O Mosfet da linha de +B que eu tinha retirado (AP4435GM) testei ele e estava bom, coloquei de volta na placa e não indicou mais curto na linha de +B. Fazendo as medições na parte do PWM verifiquei qua placa indicava curto na fonte de 3.3V (fazendo o teste de Continuidade em relação ao terra da placa) e na linha de 5V não indicava curto. Levantei a Bobina da linha de 3.3V e injetei 3.3v com a fonte assimétrica e o PCH (nesta placa o PN e PS são integrados) fritou indicando na fonte curto. Qual a opinião dos nobres colegas ?! Nunca peguei um placa com PN ou PS queimado, então não sei como se comporta uma placa neste ponto !

Link para o comentário

Essa placa costuma ter várias peças em curto, possivelmente pelo relato de ter caído agua,  já viu se o SIO esquenta? talvez o PN/PS esquenta mas esses da intel esquentam por natureza e não seja ele.

já peguei um que derrubava a fonte e o mosfet de alta do 3.3v da linha tava em curto, ao remover ele começou a esquentar o pwm, 

essa coisa que dizem que o que tá esquentando pode trocar, nem sempre é isso, e cada vez que removemos peças e injetamos tensão, esquenta outra mais, até chegar na peça que realmente está com problema.  essa dica pratica só funcionam com capacitor em curto que fica ligado para terra.

Link para o comentário

Essa placa costuma ter várias peças em curto, possivelmente pelo relato de ter caído agua,  já viu se o SIO esquenta? talvez o PN/PS esquenta mas esses da intel esquentam por natureza e não seja ele.

já peguei um que derrubava a fonte e o mosfet de alta do 3.3v da linha tava em curto, ao remover ele começou a esquentar o pwm, 

essa coisa que dizem que o que tá esquentando pode trocar, nem sempre é isso, e cada vez que removemos peças e injetamos tensão, esquenta outra mais, até chegar na peça que realmente está com problema.  essa dica pratica só funcionam com capacitor em curto que fica ligado para terra.

rbmoreira, o SIO não aquece a ponte de curto...fiz o teste com a fonte injetando 3.3v no VCC do SIO e ele não aquece...ele recebe a os 3.3v (chamado de P3.3V_MICOM enviado pelo PWM normalmente sem aquecer também.

Link para o comentário

já me enganei com muito mosfet ao injetar tensão e ele aparentar estar em curto, o que acontece que sem o PWM funcionando o mosfet pode ter parado com ele acionado e ao injetar tensão o que fica virado para o terra parece estar em curto, é só tocar com o dedo no PWM ou nos terminais do mosfet que eles saem do curto..rs  o ruim que nessa brincadeira pode danificar ou diminuir a vida ultil do mosfet ou diodo na linha se a assimétrica tiver com corrente alta na regulagem.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , , Bom dia galera, estou com um note aqui eu estava com problema parecido, ele chegou e mal acendia o led, após verificar os Q16 ao Q19 percebi que estavam em curto e o PWM51125 esquentava muito, testei na placa e apresentava curto, removi e confirmei o curto, testei os demais componentes e parece estar tudo OK, agora to na procurando onde comprar esses RHU002N06. "Q16-Q19". Detalhe após remove-los a placa, acendeu o led da fonte e da bateria e restabeleceu o 3.3v e 5v.

@

, , , Bom dia galera, estou com um note aqui eu estava com problema parecido, ele chegou e mal acendia o led, após verificar os Q16 ao Q19 percebi que estavam em curto e o PWM51125 esquentava muito, testei na placa e apresentava curto, removi e confirmei o curto, testei os demais componentes e parece estar tudo OK, agora to na procurando onde comprar esses RHU002N06. "Q16-Q19". Detalhe após remove-los a placa, acendeu o led da fonte e da bateria e restabeleceu o 3.3v e 5v.

posta a foto

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...