Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Envelopamento liquido, proteção contra oxidação.

Avalie este tópico:

Perciva

Posts em destaque

Moro e trabalho no guarujá, e como é um cidade litorânea, aqui a maresia costuma destruir placas eletrônicas.

Tenho alguns clientes ( dono de barcos e quiosques) que compram aparelhos novos ( TV, notebook etc) e já me trazem para aplicar algum tipo de proteção na placa, anti maresia, pois sem isso , os aparelhos acabam em menos de 1 ano, e a garantia não cobre defeito ocasionado por oxidação.

Eu costumava aplicar verniz Spray, que protege muito bem a placa, mas quando precisa de manutenção dá um baita trabalho para remover e ter acesso aos componentes.

Encontrei outro dia um produto chamado PlastDIP (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
), que é chamado de envelopamento liquido.

o produto é basicamente um Spray, que apos seco, vira uma borracha.

Comprei o preto fosco, mas tem de varias cores ( inclusive incolor).

eis os testes que fiz.

o produto

image.php?di=8Y1G

apliquei em uma área de uma placa sucata, não me preocupei com detalhes nesse caso. O fabricante recomenda 4 demãos, usei 3 somente

image.php?di=I2LJ

apos bem seco, joguei um pouco de água, e se mostrou bem hidrofóbico

image.php?di=BM6L

agora vem o pulo do gato, a remoção da "plastificação"em uma futura manutenção é realmente bem fácil e não deixa resíduos na placa ( nem nos terminais dos chips por exemplo)

image.php?di=E3JF

image.php?di=WDQF

Após ser removido, ele sai quase inteiro, ficando como um molde emborrachado da placa.A Textura do produto é próxima a de uma câmara de Ar, e o toque (do preto fosco) lembra muito os notebook Thinkpad

image.php?di=18U9

image.php?di=NBG3

Uma vez feito o teste em uma sucata, resolvi fazer pra valer em um Toshiba A200 meu, dessa vez preparei a placa, isolando os conectores de memória, processador etc...

image.php?di=I0HR

Apliquei a primeira demão na placa, vou aplicar 3 ao todo nesta também

image.php?di=E8A2

Após as 3 demãos, esperei secar ( 20 minutos entre cada etapa e final) e removi a fita crepe dos conectores enquanto o spray ainda não estava totalmente seco

image.php?di=0LYU

Assim que ficou visualmente seco, fui ligar o aparelho e não funcionou.. mas depois pensei, a tinta tá seca por fora, mas as comadas internas devem estar úmidas ainda, então deixei cerca de 1 hora na estufa a 50 graus. e então ligou de primeira.

image.php?di=WPZ4

consideraçoes finais:

1 - o produto é fácil de aplicar

2 - é bastante hidrofóbico e acredito que deve evitar a maresia muito bem

3 - é bastante fácil de remover na necessidade de um conserto

4 - se usar o incolor o acabamento vai ficar bem interessante

5 - de acordo com o fabricante ele resiste a 97,2 gruas celcius, temperatura não vai ser problema.

6 - vou ficar com esse note em casa, e qualquer novidade relato por aqui.

[move]espero que tenham gostado.[/move]

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perciva, quando falamos sobre esse produto no BPBR não achei que fosse tão bom.

Gostei muito do resultado quando o produto foi removido e achei que fosse ficar muito mais grudado, dessa forma a placa vai ficar totalmente protegida e não dará trabalho em um futuro conserto.

As fotos do produto aplicado abrem um leque de possibilidades de uso e será muito útil em outras coisas independente de notebooks ou não.

Muito bom.

Link para o comentário

, tem no ML pra vender, alem do site do fabricante no BR também.

de acordo com as instruções transparente tem a mesma funcionalidade, compra um incolor para experimentar e depois deixa as fotos aqui.

vou deixar esse note em teste umas semanas. depois vou anunciar um serviço pro pessoal da pesca aqui que sempre está perdendo tv para a maresia..

uma lata está na faixa de 35 reais e deve dar pra fazer uns 3 ou 4 notes, então dá pra garantia um lucro bom nesse serviço.

Link para o comentário

Duas coisas: Podemos vender esse serviço para todos os nossos clientes como uma preventiva de proteção da placa, quantos aí já receberão notebook que caiu líquido e atingiu a placa?! Nesse caso daria pra aplicar só em uma face.

Perciva, chegou a medir se da alguma condução do produto? Lembra que o Silvano e o ninja descobriram que tinha fluxo que dava condução?!

Ótima dica, não conhecia o produto.

Link para o comentário

comprei alguns pra aplicar  nas rodas dos carros  que trabalham a servico  da sky da minha empresa, e realmente nao tinha pensado nisto, excelente ideia perciva, participo do forum OverBR, e na area de overclok a galera desenvolve sistemas de arrefecimento para pcs de alta perfomance e sua ideia caiu como uma luva, estou montando para teste no watercooler do meu pc um sistema que ultiliza pastilha de peltier porem em determinadas temperaturas muito baixas o ar comeca a condensar nas mangueiras gerando umidade e este sistema da pra isolar bem partes da motherboard C:-)

Link para o comentário

, após 100% seca, medi e não apresentou nenhuma condutividade. o porduto seco, tem textura de borracha, e até onde sei é um bom isolante elétrico.

, esse toshiba deixei no everest uns 30 minutos, me pereceu normal. nenhum PWM ou mosfet apresentaram aquecimento fora do normal tambem.

, sim, fernando teixera, pode ser uma boa para os peltier, pois cao chegue na condensação e respingue na placa, acredito que irá proteger bem

Link para o comentário

Tambem moro aqui na baixada Perciva, tenho cliente ali enfrente a praia do tombo, que quando vai mexer, poor incrivél que pareça, tem pedra de sal na placa. Ta ai uma boa dica, gostei. nas fotos vc cobriu apenas o cristal do PN, n seria melhor cobrir o Chip todo? por com o aquecimento dele, será que n derrete a borracha e até mesmo atrapalha na dissipação de calor dele que ele usa por baixo do chip?

Abraço.

Link para o comentário

,  o produto aguenta até 95 graus de acordo com o fabricante, então acho que não terá problema.

com relação ao aquecimento do chip, não me pareceu ter mudado.. tenho usado esse note uns dias e me pareceu normal.

Link para o comentário

,  o produto aguenta até 95 graus de acordo com o fabricante, então acho que não terá problema.

com relação ao aquecimento do chip, não me pareceu ter mudado.. tenho usado esse note uns dias e me pareceu normal.

mto bom kra, vou mandar um joinha pela dica ok, abração amigo.

Link para o comentário

• 5 meses depois...
  • 1 ano depois...

, não altera a temperatura para mais não? tipo , não cria um efeito de estufa? ,pois tem mosfets e bobinas que fiam quentes quando o note está em uso..

tira essa dúvida aí amigo.

e como está agora vc usando esse procedimento, pois vi que tem bastante tempo que não peguntam nada aqui

obrigado

Link para o comentário

Essa tipo de produto é comum em indústrias, é chamado de "conformal coating".  Tem lugar que é quase obrigatório. Por exemplo, tem processos de celulose que liberam no ar quantidade grande de H2S (sulfeto de hidrogênio). Esse gás não tem cheiro forte, mas ... se o ambiente for úmido, um microcomputador comum não vive 6 meses no setor. E depois vira sucata. Na presença de umidade, o H2S reage com todo cobre exposto, consumindo o cobre e produzindo um pó preto no lugar (Sulfeto de cobre). A única coisa que salva os micros e PLCs nesses locais é o conformal coating.

Sobre aquecer um componente: O conformal coating (que eu conheço) é aplicado em camada fina, tipo 0.2mm, e não é "esponjoso".  É só uma pele fina por cima dos componentes e placa, para proteger de gases e umidade. Nos dissipadores evite passar, até porque o H2S não ataca alumínio.

Eu já usei uma vez um da Down Corning, mas que não tem mais para vender fácil. O distribuidor nacional foi mais uma vítima do nosso cenário econômico. Mas já tem um tempo que um fabricante nacional está vendendo um conformal específico para PCIs:

verniz-incolor-placa-eletrnica-protege-isola-isotec-aerosol-13449-mlb20076840566-042014-f.jpg

nunca usei. Mas em tese seria mais específico para eletrônica que o produto original deste thread.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...