Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Impressora hp 416 ink tank não puxa tinta reservatório

Avalie este tópico:


Mix-Info

Posts em destaque

Esta impressora esta falhando quando acaba a tinta interna da cabeça de impressão,  como ela não tem

a chavinha de fechar, como na GT5822, sendo que as travas da 416 esta na peça que pressiona as cabeças 

aqueles pinos pretos. eu faço o seguinte pra tirar o ar, tiro o carro de impressão completo e com sugador puxo pela cabeça de

impressão sem desconectar as cabeças, mas antes tiro elas pra limpar  com solução e coloco um pouco de tinta e sugo pra ver se esta ok.

Já efetuei a troca das cabeças achando que estavam ruim e ficou mesma coisa.

Uso tintas originas da HP e sempre deixo cheio os reservatórios.

Alguém poderia me dar uma luz, obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mix-Info Bom dia, existem algumas técnicas de remover o ar das mangueiras de tinta destas impressoras. Eu particularmente faço desconectando as mangueiras da conexão da tampa do carro e usando uma seringa com agulha, insiro ela na mangueira e sugo o ar até chegar a tinta na seringa. Por gentileza, veja a foto abaixo. Removo o parafuso circulado em vermelho, depois desconecto todas as mangueiras circuladas em azul. Uma por uma eu vou fazendo este procedimento e logo que começa a vir tinta na seringa eu desconecto a mangueira e rapidamente já conecto de volta na conexão da tampa. Um pouco de ar retorna à mangueira nesse tempo, é verdade, mas particularmente eu faço isso para acompanhar depois que mando imprimir várias páginas coloridas se a tinta está descendo e preenchendo as mangueiras novamente.

Ah, também pego um pouco de tinta de cada cor numa seringa e coloco em torno de 2 ml em cada cartucho para deixá-lo cheio e garantir que aquele ar que fica na mangueira não vai atrapalhar deixando o cartucho vazio.

Se você fizer assim, deixe a impressora com a tampa aberta e acompanhe as impressões, se estiver tudo certo você verá a tinta descer pelas mangueiras, pois elas são transparentes.

Se não tiver nenhum rasgo nas mangueiras ou problema nas válvulas de entrada o sistema está fechado e não deve haver retorno de tinta.

Em último caso, a troca do cartucho em si deve resolver.

Boa sorte!

 

IMG_20220513_073622.thumb.jpg.7a86fcae6268f7d6ea3b944a0521a0d5.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas HP com tanque são uma M.

Já vi casos que de fábrica já vem com mangueira dobrada lá no início do reservatório.

A dica do @elias.girardi é boa e fazemos aqui também porém abra as tampinhas de carregamento para não ter nenhuma pressão reversa na hora de puxar pelas mangueiras.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xandy_73 Eu desmontei o reservatório e conferi cada mangueira, não tinha nenhuma dobrada, a tinta vem facilmente quando sugo pela cabeça de impressão, só que depois ela não puxa do reservatório, tiro todo ar das mangueiras e encho as cabeças de impressão de tinta, e monto, mesmo assim quando acaba a tinta que esta dentro das cabeças ela não puxa do reservatório, mesmo estando cheio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mix-Info Se você deixar a impressora parada umas horas não consegue notar se assim, do nada entrou ar nas mangueiras?

Como eu mencionei antes, o sistema tem que ser fechado, para gerar pressão negativa e a tinta descer para os cartuchos.

Conforme a tinta sai no papel o vácuo gerado no cartucho força a tinta das mangueiras a preencher este espaço.

Verifica as válvulas que ficam na tampa dos cartuchos. Se você apertar uma delas vai notar que vai entrar ar na mangueira. Veja se isso acontece.

Esgotadas estas possibilidades não vejo outra saída a não ser trocar o cartucho em questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mix-Info Se não me engano as 416 tem quele pino trava no final das mangueiras que deveria ser para manter a pressurização, podem ser eles que ao fechar a trava azul não esteja encostando corretamente na entrada de tinta dos cartuchos.

 

image.png.51c33c67ef5e21e825cf34202c84841b.png

 

Se essa peça não descer totalmente não vai liberar esses pinos daí não haverá transferência da tinta das mangueiras para os cartuchos.

Editado: por xandy_73
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

olá. Há vários meses já mostrei imagens e expliquei esses erros na linha de fábrica de controle de qualidade. os que possuem válvula de fechamento nos tanques, já encontrei mangueiras apertadas que não deixam passar a tinta. Após abrir a carcaca, observando as linhas de mangueiras que sobem dos tanques, eles encontrarão mangueiras estranguladas que também não deixam passar a tinta. isso desde que a impressora não tenha sido abandonada por alguns meses sem uso. e... para completar, nunca deixe os níveis de tinta caírem SEMPRE COMPLETOS!!!!.-

Depois, esses cartuchos podem ser manuseados como qualquer cartucho clássico da HP, colocados em uma bandeja de ultrassom, etc.

para impressoras que não possuem chave de desligamento, basta apertar as mangueiras com um grampo de metal para evitar que as mangueiras terminem de esvaziar... sem agulha e basta uma x cada cor, abra o clipe e aspire cor x cor com a seringa mas sem removê-la depois que a mangueira estiver cheia, retire as seringas e cada seringa pode ser usada para pré-encher cada cor do cartucho. assim que todas as bolhas de ar- saírem do cartucho e a tinta sair sem bolhas, seque bem e coloque os dois cartuchos, assim que a tampa azul estiver abaixada, retire o clipe e pronto.-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...