Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise LOGIN QAL30 - LA-8061P Rev 2.0 - Sem tensão always 3v e 5v e não liga

Avalie este tópico:

Deivide Dias

Posts em destaque

Prezados, sou estudante, ainda estou aprendendo. Será que alguém consegue me ajudar...

Estou com essa placa QAL30 LA-8061P que não liga.

Ao conectar na fonte de bancada, apresenta 0.007 de consumo. Ao pressionar o power vai a 0.060 e volta a 0.007.

Não tenho tensão em nenhuma bobina.

Bom, começando a análise pelas tensões always de 3v (PL303) e 5v (PL305)... Olhando no esquema vi que o CI controlador é o PU301 (RT8205LZQW).

Segue tensões nos pinos:

Vin: 17v
VREG5: 5v
VREG3: 3.34v
EN: 2.87v
Entrip1: 0v
Entrip2: 0v
VREF: 2v
Tonsel: 2v
FB1: 0v
FB2: 0v
VO1: 0v
VO2: 0v
Boot1: 4.57v
Boot2: 4.57v

*Notei que nos pinos 5,6,7,8 (dreno né?) do mosfet PQ305, chegam 0.946v (Que é a linha B+, B++)

*Fiz um teste injetando tensão de 5v na PL305 posteriormente, a placa passou a acender os Leds, mas não observei aquecimento, nem a fonte de bancada indicou curto.

qal30.png

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• FLAVIOTECH alterou o título para LOGIN QAL30 - LA-8061P Rev 2.0 - Sem tensão always 3v e 5v e não liga

@FLAVIOTECH De fato a tensão de vin 17v está baixo, mas creio que não ser esse o problema, já que tem 3 e 5v, e o componente pode receber a tensão da bateria que funcionaria do mesmo jeito. @Deivide Dias O certo é você testar os dois pares de mosfets pq303, pq304, pq305 ep q306. Se não tem b+ nesses mosfets você possivelmente terá algum curto na linha de b+. 

• Joinha 1
Link para o comentário

@Gilson Macedo Meu caro, neste caso qual seria a voltagem ideal nessa linha? Uma média... Não tenho experiência suficiente, mas imaginei que seria ao próximo do Vin...  Bom, pq305 e pq306 não tem curto e estão armando direitinho, testei fora da placa inclusive. Vou verificar os demais..

Link para o comentário

Em 01/09/2022 às 17:01, Deivide Dias disse:

Notei que nos pinos 5,6,7,8 (dreno né?) do mosfet PQ305, chegam 0.946v (Que é a linha B+, B++)

Expandir  

Correto, Dreno do MOSFET de alta.

Você está sem a tensão nos MOSFETs de alta na placa.

Examina o circuito de entrada/proteção.

Veja no resistor shunt PR101 se chega a tensão do carregador/fonte.

Se não chegar essa tensão no PR101, veja se a linha não está em curto.

Se não há curto, teste ACFET, RBFET e BATFET (PQ101, PQ102 e PQ103).

Editado: por py2eb
Link para o comentário

Expandir  

Nesse ponto q vc mediu, a tensão do carregador/fonte (VIN) passa pelo diodo PD302, pelas resistências PR311 e PR310 para gerar a tensão 51125_PWR.

A tensão nesse ponto é menor que a VIN da entrada.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 02/09/2022 às 11:38, Gilson Macedo disse:

não necessariamente quer dizer 19. Pode ser 19, pode ser 20, pode ser 17.

Expandir  

Tem rasão, tomei como base um Acer que usa o mesmo circuito de entrada.

Para não confundir editei meu post removendo a citação aos 19V para ficar mais adequado.

Link para o comentário

Eu vejo pela as aferições dele nos pinos do PU301 que não tem as entrips em nível alto, e ele informa que não tem as tensão de 3 e 5V presente no titulo. O pino 112 do IO está enviado 3.3v como foi mencionado no post #3, só que teria que analisar o circuito que aterra e libera as entrips 1 e 2 correto? @Deivide Dias , pressione o botão de ligar e meça o gate do PQ308 e pinos 2 e 5 do PQ307. Se tiver entrip 1 e 2 subindo ao pressionar o botão de ligar, pode desconsiderar essas aferições. 

Link para o comentário

@Deivide Dias nos circuitos do processador sempre meça resistência na escala Ohm, nunca na escala de bip, para não dar falso positivo. Qual o valor de resistência encontrado nesse capacitor PC701? Curto só se estiver próximo de 0 Ohm. Em relação às tensões, a falta de tensão na linha B+ indica curto na linha. Verificou na escala de resistência se tem curto em B+? Grato.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 02/09/2022 às 10:52, py2eb disse:

Veja no resistor shunt PR101 se chega a tensão do carregador/fonte.

Se não chegar essa tensão no PR101, veja se a linha não está em curto.

Se não há curto, teste ACFET, RBFET e BATFET (PQ101, PQ102 e PQ103).

Expandir  

Bom, no PR 101 tá chegando e saindo 0.943v

Não encontrei curto nesses três mosfets. E eles estão com as seguintes tensões.

PQ101 (dreno com 19.5v, G: 0.008 , S: 0.006v)

PQ102 (dreno com 0.944, G: 0.022, S: 0.005v)

PQ103 (dreno com 0.944,  G 2.20v , S 1.09v)

Link para o comentário

Em 02/09/2022 às 11:34, py2eb disse:

Nesse ponto q vc mediu, a tensão do carregador/fonte (VIN) passa pelo diodo PD302, pelas resistências PR311 e PR310 para gerar a tensão 51125_PWR.

A tensão nesse ponto é menor que a VIN da entrada.

Expandir  

Exatamente, no PD302 chega 19.5v e do outro lado temos 18.77v.

Link para o comentário

Expandir  

Amigo eu não vejo curto na linha de B+ já que tem nível alto no pino VIN do PU301, a tensão 51125_PWR deriva da linha de B+ no circuito do PD301 e PD303. Sim, a tensão está baixa nesse pino se caso estiver usando um carregador de 19V, mas como já foi dito, esse não é o problema que está afetando o não funcionamento da placa, pelo menos não vejo isso como culpado. A placa liga com a carga da bateria que é menor que a carga do carregador. 

As tensões de stanby são VREG 3 e 5V, tem que ver isso. Tem que pressionar o botão power e verificar se as bobinas de 3 e 5V estão subindo tensão. Você colocou no titulo que não tem as tensões de 3 e 5V always, pode ser que essas tensões só sobem depois do power ou não, já que tem vreg 3 e 5 em nível alto. Em alguns modelos de placas, as fontes de alta potencia só sobem depois do power para economizar carga da bateria, quando nesse modo DC, no modo DC quem fica em nível altos são as fontes de baixa potencia LDO. 

Veja se é isso mesmo...

Link para o comentário

Em 02/09/2022 às 11:53, LEONTEC disse:

Eu vejo pela as aferições dele nos pinos do PU301 que não tem as entrips em nível alto, e ele informa que não tem as tensão de 3 e 5V presente no titulo. O pino 112 do IO está enviado 3.3v como foi mencionado no post #3, só que teria que analisar o circuito que aterra e libera as entrips 1 e 2 correto? @Deivide Dias , pressione o botão de ligar e meça o gate do PQ308 e pinos 2 e 5 do PQ307. Se tiver entrip 1 e 2 subindo ao pressionar o botão de ligar, pode desconsiderar essas aferições. 

Expandir  

No gate do PQ308 tá chegando 4.97v quando pressiono o botão power vai a zero.

No PQ307 os pinos 2 e 5, da mesma forma. 4.97v e vão a zero quando pressiono.

Link para o comentário

Em 02/09/2022 às 14:16, Deivide Dias disse:

@Carlos Porto Realmente não estava em curto. A resistência estava alta 22 Ohms lá em PC701.

Rapaz, Carlos eu estou com dificuldade pra identificar se há curto em B+... como eu faria exatamente?

Expandir  

Para verificar curto procede da mesma forma que no capacitor, mede na escala mais baixa de resistência, se der próximo de 0 Ohm então tem curto.

Veja que a tensão de alimentação do PWM PODE ser alimentada pelo B+ OU NÃO, o que deve estar acontecendo nesse caso é que o PWM está sendo alimentado por VIN e que B+, que é a tensão que alimenta os MOSFETs está faltando.

2022-09-02_12-11.png

Veja que VIN chega até o PR310, assim como o B+, porém a tensão VIN não passa para B+ por causa do diodo. Verifique as tensões em PD302 e PD301, creio que a tensão em 51125_PWR esteja vindo de VIN, e B+ está zerada, se assim for então tem curto em B+ e por isso não sobe as tensões ALWS. Grato.

Link para o comentário

Em 02/09/2022 às 14:55, Deivide Dias disse:

No gate do PQ308 tá chegando 4.97v quando pressiono o botão power vai a zero.

No PQ307 os pinos 2 e 5, da mesma forma. 4.97v e vão a zero quando pressiono.

Expandir  

Isso está certo! 

Só para que você entenda como funciona esse circuito. No gate do PQ308 pino 2 tem chegar 3.3v quando o power é acionado, o dreno dele pino 1 vai ter (4.97VL) presente, e quando você pressionar o botão power e chegar 3.3v no gate dele, esse mosfet vai aterrar o pino 1 (4.97VL), com isso, os pinos 2 e 5 do PQ307 que também estava com (4.97VL) ficaram em zero liberado 1v aproximadamente nos pinos entrip 1 e 2 do PU301. Esses dois pinos são as habilitações dos fontes de 3 e 5V da bobinas. Se essas fontes estiverem subindo quando tudo isso acontece, esse circuito está funcionando corretamente. 

Link para o comentário

Em 02/09/2022 às 15:16, Carlos Porto disse:

Para verificar curto procede da mesma forma que no capacitor, mede na escala mais baixa de resistência, se der próximo de 0 Ohm então tem curto.

Veja que a tensão de alimentação do PWM PODE ser alimentada pelo B+ OU NÃO, o que deve estar acontecendo nesse caso é que o PWM está sendo alimentado por VIN e que B+, que é a tensão que alimenta os MOSFETs está faltando.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Veja que VIN chega até o PR310, assim como o B+, porém a tensão VIN não passa para B+ por causa do diodo. Verifique as tensões em PD302 e PD301, creio que a tensão em 51125_PWR esteja vindo de VIN, e B+ está zerada, se assim for então tem curto em B+ e por isso não sobe as tensões ALWS. Grato.

Expandir  

Então, em PD302 eu tenho 19.5v e 18.77v.  

Já em PD301 eu tenho 17.77v e 0.944v.  (Os 17v eu encontro no VIN do CI também. E o 0.944v é o que encontro alimentando os mosfets das bobinas de 3 e 5v).

Qual leitura vc faz disso?

Editado: por Deivide Dias
  • Joinha 1
Link para o comentário

Verificou a resistência na linha B+? Se tiver próximo de 0 Ohm é curto na linha.

Em 02/09/2022 às 14:38, Deivide Dias disse:

Bom, no PR 101 tá chegando e saindo 0.943v

Não encontrei curto nesses três mosfets. E eles estão com as seguintes tensões.

PQ101 (dreno com 19.5v, G: 0.008 , S: 0.006v)

PQ102 (dreno com 0.944, G: 0.022, S: 0.005v)

PQ103 (dreno com 0.944,  G 2.20v , S 1.09v)

Expandir  

Pelo que você mencionou aqui a tensão não está passando de PQ101, ou seja a placa está em proteção, muito provavelmente por causa de curto na linha B+. Se for confirmado o curto resta remover os componentes alimentados por B+, um a um e verificar quando o curto some. Grato.

2022-09-02_13-55.png

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...