Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo Ideapad 330-15LGM - NM-B661 - EG431-EG532-FG5N2 - RV.1.0 - Não carrega a bateria

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Estou com um ideapad 330, que liga na bateria...
Na fonte de bancada não acusa curto e não liga.
Não dá 3valws e nem 5valws com fonte ou no carregador, mas na bateria dá.
Porém, também não dá carga na bateria...

Não encontrei curto nas bobinas.

Ao remover o PR301, ele faz o chaveamento entre pq311 e pq312.

Ao injetar os 19v no pr301 ele liga o notebook, porém com a bateria ele não carrega.
Já troquei a bateria e nada resolveu.

para testes fiz a troca do pq311 e pq312, troquei também o pq314.

Nada resolveu.

modelo da placa: NM-B661 -   EG431-EG532-FG5N2 - RV.1.0

Editado: por FLAVIOTECH
  • FLAVIOTECH alterou o título para Lenovo Ideapad 330-15LGM - NM-B661 - EG431-EG532-FG5N2 - RV.1.0 - Não carrega a bateria
Postado

@israel franco , esse mosfet para chavear a tensão do dreno para source, o gate dele tem que ficar em 24v, o pino 4 ACDRV do PU301 existir 24v para fazer o mosfet saturar e transferir a tensão do dreno para source. Veja se os pinos 28 e 6 desse integrado está chegando tensão? Pino 6 em torno de 2.7V e pino 28 19v ou próximo disso...Post também a tensão nos pinos 24 e 5 por favor!

Postado
1 hora atrás, israel franco disse:

o pino 4 ACDRV - 0,046v

O pino 4 como mencionei mais acima tem que ficar em +ou- 24v para saturar o PQ311 + PQ312. Você disse que já trocou esses dois mosfet da entrada junto com o mosfet PQ314, e disse que a placa liga se injetar tensão no pad do PR301, isso é bom! Abrindo o jumper o problema vai ficar isolado no circuito de carga. Deixa o jumper PJ301 aberto e vamos analisar o circuito de carga da bateria.

Verifique se a linha da PL302 está em curto? A placa está ativando a proteção!! Quando você levantou o PR301 a tensão apareceu no gate dos mosfet da entrada?

Postado
Em 20/09/2022 às 18:12, israel franco disse:

o pino 4 ACDRV - 0,046v

O integrado está identificando algo de errado quando o resistor PR301 está no lugar e o integrado detecta isso e corta o pino 4. Veja que sem o resistor a tensão passa pelos mosfet da entrada.

Postado

@israel franco , coloque o resistor PR301 no lugar, não tem curto na linha V20B+, e nem no circuito da bateria, já que você diz que a placa liga pela bateira. 

Você está usando o carregador do notebook ou fonte de bancada para analisar a placa? Então amigo, pelo que vejo, está quase tudo correto só o pino 4 que não funciona quando alimenta a placa pelo DCJack.

Você diz que sem o resistor a tensão aparece no resistor PR301. O sinal ACOK dessa placa é diferente, pois calculando o divisor onde sai o sinal ACIN, ele fica em 0.997mv deixando acredito eu, o mosfet QE em corte pra que o sinal +3VL chegue no pino ACIN# do IO. Não deixa se chegar nível alto nesse pino.

Postado

@LEONTEC Coloquei o PR301, ai a tensão voltou a morrer no PQ311.
A placa não liga e não carrega a bateria.
Estou usando a fonte, porém tbm não funciona no carregador do notebook.

Será que tem algum defeito na proteção da placa? embora eu tenha verificado transistor e não identifiquei anormalidades. 

Postado

@israel franco 

36 minutos atrás, israel franco disse:

embora eu tenha verificado transistor e não identifiquei anormalidades. 

Troque esse par de mosfet da entrada mano...Procure dois mosfet com as mesmas especificações desses que estão na placa. Depois que troca-los, informa aqui. 

• 6 meses depois...
Postado
Em 26/09/2022 às 10:43, LEONTEC disse:

@israel franco , coloque o resistor PR301 no lugar, não tem curto na linha V20B+, e nem no circuito da bateria, já que você diz que a placa liga pela bateira. 

Você está usando o carregador do notebook ou fonte de bancada para analisar a placa? Então amigo, pelo que vejo, está quase tudo correto só o pino 4 que não funciona quando alimenta a placa pelo DCJack.

Você diz que sem o resistor a tensão aparece no resistor PR301. O sinal ACOK dessa placa é diferente, pois calculando o divisor onde sai o sinal ACIN, ele fica em 0.997mv deixando acredito eu, o mosfet QE em corte pra que o sinal +3VL chegue no pino ACIN# do IO. Não deixa se chegar nível alto nesse pino.

amigo boa tarde estou com uma aqui na bancada com o mesmo defeito casso voce poderia dar uma ajuda algum teste que eu fiz com as indicações que voce deu no analise eu fiz as seguintes tensões  

o pino 4 ACDRV 6.3v

pinos 28 - 19v

pinos 6 - 2.4v

pinos 24 - 6.8v

pinos 5 - 3v

Postado
Em 29/09/2022 às 17:50, LEONTEC disse:

@israel franco 

Troque esse par de mosfet da entrada mano...Procure dois mosfet com as mesmas especificações desses que estão na placa. Depois que troca-los, informa aqui. 

amigo boa tarde estou com uma aqui na bancada com o mesmo defeito casso voce poderia dar uma ajuda algum teste que eu fiz com as indicações que voce deu no analise eu fiz as seguintes tensões  

o pino 4 ACDRV 6.3v

pinos 28 - 19v

pinos 6 - 2.4v

pinos 24 - 6.8v

pinos 5 - 3v

@LEONTEC 

o pino 4 ACDRV 6.3v

pinos 28 - 19v

pinos 6 - 2.4v

pinos 24 - 6.8v

pinos 5 - 3v

Postado

@Daniel Ferrini , boa noite! Primeiro, vc tem que criar um tópico na area de notebook como o colega fez. Analisar a sua placa aqui junto pode deixar o tópico do amigo confuso. Quando criar o tópico, me chama lá que eu junto com outros colegas vamos ajuda-lo com todo certeza. Lembrando que o tópico tem que ficar no padrão. 

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...