Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Note Philco A14IM- PLACA 71R-A141M0-T810 - não liga

Avalie este tópico:

Lekiam

Posts em destaque

Olá pessoal, estou com o seguinte problema:

O notebook é um philco modelo A14IM, modelo da placa mãe é 71R-A141M0-T810.

Fui trocar a carcaça deste notebook, estava ligando normal, tudo certo.

Estava para entregar, daí coloquei a bateria do notebook, e ele ligou e desligou rapidamente, tentei ligar novamente aconteceu o mesmo,

Daí tirei a bateria, nada, desmontei o notebook e até agora nada.

Tensões que achei:19v na entrada, 3,3v em alguns pinos na bateria, 5v no q26 4406a, 19v no q25 4406a9,48v no botão power, quando pressiono ele sai a voltagem depois volta.

Tirei o Q37 4406, que aparentemente estava em curto na placa, mais fora está bom.

O que achei estranho é que quando conecto a carregador e tento ligar as tensões de 5v no q26 4406a ficam só no gate. E tb não acho mais a tensão 3,3v.

Vou postar a foto que editei, qualidade do meu celular ruim.

Alguma ajuda?

placa_71r_r.jpg.aa0fc781300282801dfc1caaba06b6c6.jpg

05062014001.jpg.81d728fadc7fe08a6e0bda455d50c1ae.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde, sintoma de um q fiz semana passada , troque c7  e c19 e poste resultados . t+

O c7 e o c19 seus estavam em curto?

Agora fiz um teste, coloquei a bateria e o carregador, liga o led que está carregando a bateria, mas quando aperto para ligar, ele para de acender o led da bateria e não liga mais nada.

Daí tiro o carregador e coloco de novo e acontece a mesma coisa, alguma ajuda?

Link para o comentário

Cara, seu tópico está incompleto. Falta modelo do notebook. Você colocou apenas o modelo da placa. Faça como no modelo:

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

Para editar o titulo é só clicar na opção de modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

Link para o comentário

Cara, seu tópico está incompleto. Falta modelo do notebook. Você colocou apenas o modelo da placa. Faça como no modelo:

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

Para editar o titulo é só clicar na opção de modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

Certo, desculpa ai.

Link para o comentário

Tem o link do esquema elétrico? Posta aí para os colegas analisarem.

Então, é necessário verificar o circuito de charger, mais precisamente o mosfet comutador. Procura ele perto do conector da bateria. Nele terá que ter a tensão de 19v da fonte ou a tensão de 12V da bateria, e caso estejam as duas fontes conectadas, então você terá 19V nos sources, e 12V nos drenos. Ele terá que chavear e deixar passar a tensão de 19v da fonte e impedir que a tensão da bateria entre no circuito. Se ele apresentar defeito, nenhuma das duas tensões passa, e a placa não terá tensão nas fontes primárias.

Link para o comentário

Tenho sim, segue o link pessoal:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Gilsonam, achei o mosfet comutador, é o Q31 P2003, ele tem 19v no gate e source, e 12v nos drenos,

Quando conecto a bateria e o carregador o led ta aceso agora como se tivesse carregado toda a bateria, mais após apertar power ele apaga.

Você poderia me dizer, neste esquema, as tensões que aparecem depois de startar a placa?

E olhando o esquema, vi que tinha que ter 5v no capacitor c279 ao lado do pwm U13, correto?

Link para o comentário

Com as duas fontes conectadas, o comutador permitirá que a tensão do carregador passe a tensão, enquanto que a tensão da bateria ficará isolada, apenas recarregando. Quando retiramos o carregador logo o comutador passa a liberar a tensão de 12V que irá alimentar a placa.

Devo trocar o mosfet comutador é isto então Gilsonam?

Link para o comentário

Não será possível acessar o esquema no momento, mas o que posso te antecipar é que na retirada do componente você deve verificar se a tensão de 3 e 5V aparecem no primário, porque sem elas não haverá start.

Efetuei a troca do comutador, e nada tb.

Olha só Gilsonam, estava olhando no esquema, as tensões que aparecem no esquema tem que aparecer quando conecto o carregador?

É normal chegar 9,48v no botão power?

Tem algum jeito para testar o I/O?

Link para o comentário

No power button teria que ter uma tensão de 3,3v. No super i/o você pode verificar a tensão chamada vcc, que é a tensão que alimenta o CI. No pino power on você também tem uma tensão que zera quando você liga a placa, assim como acontece no power button, essa tensão zera e se eleva novamente conforme a placa liga. Outra tensão que também deve ser verificada é a tensão de power good (power ok). Mas a tensão de power good só estará presente se as demais tensões estiverem, e como no power button a tensão está incorreta, então não haverá essa tensão. Regrave o bios dessa placa, pois quem determina essas tensões é o bios, entre outros.

Link para o comentário

amigo ja testou o oz

ve-la a dica do nosso amigo  gabrielnote todos os creditos gabrielnote

Estava com muitas dúvidas em relação a esse problema pois quando nao éra o OZ, fet em curto ou as resistências de 10 Ohms alteradas o negócio complicava e eu não conseguia consertar pois não encontrava de jeito nenhum o problema, eu percebia que uma das resistencias de 10 Ohms paresentava algo estranho, medindo na placa sua resistencia ficava bem mais baixa que os 10 ohms mas medindo fora da placa media corretamente os 10 Ohms, isso tava me deixando pertubado hehehe.

Depois de analisar o esquema percebi que essa resistência recebia o VIN e estava em paralelo com outra porém a trilha que ligava as duas aparentemete se rompeu pois não tinha contato nenhum, logo depois de uní-las com solda normalmente voltou a dar os 10 Ohms nas duas e a tensão VIN chegou as terminais do charger fazendo com que a placa ligasse normalmente e  também carregasse normalmente. Então quando ocorrer o problema de o notebook Ligar sem o charger e depois de colocar o charger não ligar mais, a solução é em primeiro lugar verificar as 3 resistências de 10 Ohms se nao estao alteradas, caso estejam ok o segundo passo é unir as duas resistências em paralelo.

Com esse processo resolvi outro notebook com problema idêntico, éra um philco PHN desses que costuma dar bastante problema no OZ.

OBS: nesse caso o OZ sempre queima e tem que ser substituido por outro e logo após fazer o processo acima.

« Última modificação: 14 de Junho de 2013, 09:15 por gabrielnote

Link para o comentário

amigo ja testou o oz

ve-la a dica do nosso amigo  gabrielnote todos os creditos gabrielnote

Estava com muitas dúvidas em relação a esse problema pois quando nao éra o OZ, fet em curto ou as resistências de 10 Ohms alteradas o negócio complicava e eu não conseguia consertar pois não encontrava de jeito nenhum o problema, eu percebia que uma das resistencias de 10 Ohms paresentava algo estranho, medindo na placa sua resistencia ficava bem mais baixa que os 10 ohms mas medindo fora da placa media corretamente os 10 Ohms, isso tava me deixando pertubado hehehe.

Depois de analisar o esquema percebi que essa resistência recebia o VIN e estava em paralelo com outra porém a trilha que ligava as duas aparentemete se rompeu pois não tinha contato nenhum, logo depois de uní-las com solda normalmente voltou a dar os 10 Ohms nas duas e a tensão VIN chegou as terminais do charger fazendo com que a placa ligasse normalmente e  também carregasse normalmente. Então quando ocorrer o problema de o notebook Ligar sem o charger e depois de colocar o charger não ligar mais, a solução é em primeiro lugar verificar as 3 resistências de 10 Ohms se nao estao alteradas, caso estejam ok o segundo passo é unir as duas resistências em paralelo.

Com esse processo resolvi outro notebook com problema idêntico, éra um philco PHN desses que costuma dar bastante problema no OZ.

OBS: nesse caso o OZ sempre queima e tem que ser substituido por outro e logo após fazer o processo acima.

« Última modificação: 14 de Junho de 2013, 09:15 por gabrielnote

O amigão, não entendi, você pode me explicar de novo?

Olhei no esquema, OZ são os PWMs, isto?

Estas  3 resistências de 10 Ohms, não achei aqui amigo,

Como é esta ponte?

Link para o comentário

ola gilsonam  esta correto esta voltagem no botao power pois por via de duvidas tenho duas placas dessas e testei as duas e estao com 9.48v essas estao a funcionar perfeitas

Peço desculpas pelo erro, mas seguindo o esquema me deparei com o circuito que liga e placa e achei que a tensão indicada seria a tensão da chave que liga a placa.

PWR_SW.JPG.5ed37a5fc8c06d32f6f2892c615eef46.JPG

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...